terça-feira, 9 de dezembro de 2008

SOCIEDADE PORNIFICADA


"Quando a nudez é aceitável? Quando ela é ofensiva? E quem decide isso? Uma varredura cultural e histórica sobre essas questões nos leva a conclusões surpreendentes."

"Em seu blog, Pedro Cardoso sustenta que a nudez da televisão e dos filmes, na verdade, é uma deturpação de todas as manifestações legítimas da nudez, da arte real às passeatas para proteger os animais. Ela seria algo assim como uma forma de dominação imposta pelo "sistema" – e por isso deveria ser banida." (Veja)

Corajoso esse Pedro Cardoso. Num país onde a nudez e a sensualidade estão cada vez mais presentes, inclusive nas igrejas e na vida de alguns de seus membros (penso que nominais), falar sobre o tema é quase um ato profético.

Só não concordo com o "manifestação legítima da nudez", quando esta ganha dimensões públicas.

A manifestação pública da nudez na Bíblia (pós-pecado), não tem uma boa conotação.

"Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles." (Êx 20.26)

"E, passando eu junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a aba do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha." (Ez 16.8)

"Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor dos Exércitos; e levantarei a tua saia sobre a tua face, e às nações mostrarei a tua nudez, e aos reinos a tua vergonha." (Na 3.5)

"Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas." (Ap 3.18)

Leia mais em Revista Veja e Abril.com

2 comentários:

Elisomar disse...

Ih, esse é um assunto que incomoda muita gente. Domingo quando chegamos na igreja,para a escola dominical, tinha umas moças saindo do ensaio,uma delas, estava com literalmente um palmo de saia, quando o ventou soprou a saia subiu e, lógico, não viu tudo quem não quis ver. E eu fiquei pensando...quem era assembléia de Deus! Partindo do mundo, se espera tudo.

Elisomar disse...

Isso é uma prova que ainda há homens que tem moral, nessa sociedade que distorce os valores.