terça-feira, 9 de dezembro de 2008

PREGADORES MECÂNICOS, MENSAGENS ENLATADAS

Um dos pontos negativos dos pregadores "mecânicos" de "mensagens enlatadas" ou "prontas", é que vez por outra esquecem que já pregaram determinada mensagem em certo lugar. Quem já ouviu a "mensagem", precisa ter muita paciência para ouvir e assistir toda a "encenação" (são verdadeiros artista da fé) novamente.

Outro fator que acho terrível é o mecanicismo de tais pregadores. Pregam mecanicamente (é só ligar o botão e a mensagem sai pronta do seu arquivo pessoal) e tratam a pregação como produto industrializado, pronto para o consumo de seus ouvintes.

O pior de tudo, é que se você não entrar na deles, acaba levando nome de frio, insensível ao "Espírito", incrédulo, etc, etc, etc.

Ainda tem a onda do diga isso para fulano! Toque ali no ciclano! Fique em pé e faça assim! Se vire e faça "assado"! Dê um sorriso! Saia do chão! Grite! Chore! Dê "um" glória! Dê "um" aleluia!

Mas não é que tem gente que gosta!

Fazer o que? Comigo é que o "negócio" não cola.


15 comentários:

laurencie disse...

A Paz do Senhor
Pr. Altair, quanto à repetição da mensagem, se o pregador é cheio do Espirito Santo, não tenho nada contra, pois a Palavra de Deus se renova a cada dia. Quem sabe se no meio da platéia, não tem alguem que nunca ouviu a mensagem e precisa ouvir.
Quanto ao último parágrafo concordo plenamente com o Pastor.
Deus o abençoe.

Elisomar disse...

Nem comigo, pastor.
Já fui chamada de crua e fui até ameaçada com aquelas ameaças de crente..."cuidado na vida" Agora essas pessoas não têm medo de está imitando o Espírito Santo de Deus, até em brincadeira que não ten nada a ver. Isso sim, é um perigo!

claudio pimenta disse...

soldado tambem penso igual

ja fui vitima dos falsos avivalistas e pregadores lata de sardinha

fico mordido com esse negocio de vire pro lado ou diga pro seu irmao

Diones Brito disse...

A paz do Senhor.

Pr. Altair, infelizmente, nossas igrejas estão abarrotadas desses personagens, e muitos ja se acostumaram com esse tipo de pregador e mensagem, ficando até difícil para aqueles que procuram trazer uma mensagem da parte de Deus. Desculpe-me a sinceridade, mais vimos isso recentemente.

Eudes Pereira disse...

"Pegue na orelha do (a) irmão (ã) que está ao seu lado", pediu certo pregador. Constrangimento geral... Depois ele bradou: "Abrace o (a) irmão (ã) que está do seu lado. Mais contrangimento. Afinal, abraçar uma mulher casada sem conhecê-la (ou mesmo que conheça) não fica bem para um homem. Pra quê isso? Que contribuição espiritual trazem esses gestos? Acho que é possível demonstrar união, amor, carinho etc. sem ter que abraçar.
Já vi pedirem para a gente fazer muita coisa durante o culto, mas pegada na orelha... Essa foi demais.

Marcos Barros disse...

Paz.
Uma das verdades sobre o assunto é que o nosso próprio sistema é culpado por produzir esses tipos de pregadores, os quais não têm o mínimo interesse em estudar a
Palavra antes de proferi-la. Também, não são incentivados, não tem um modelo a seguir, e nem tampouco são cobrados por isto. É... somos culpados.

Anônimo disse...

Alegro-me em saber que não estou sozinho na minha indignação com estes artistas de púlpito.
É muita palhaçada que vemos nos púlpitos, principalmente das Assembléias de Deus, onde vale tudo que é dito ser sobrenatural ( Só para efeito de conhecimento eu sou assembleiano).
Irmãos fico mais indignado ainda em saber que nossos lideres não estão nem aí. deixam os tais pregadore$ fazer o que quiser com a igreja. Para mim estes lobos são meninos na fé, que não aprenderam com a Palavra de Deus mas sim com Dvs de "pregação" destes que se dizem conferencistas e que são idolatrados pelos crentes analfabetos em Bíblia.
Gostaria de sugerir aos palhaços de púlpitos que usassem esta frase também "pisa no pescoço do irmão e diz que ama ele", acho que os irmãos irão gostar, pois os crentes hoje só dão valor a estes animadores e não aos verdadeiros atalaias do Senhor.

Anônimo disse...

Acho que alguém deveria ter a coragem de levar este assunto para a convenção das Assembléias de Deus para que os Pastores tomassem medidas para corrigir este absurdo.
Sugiro que aja incentivo por parte dos nossos lideres para que a nova geração de pregadores estudem Homilética antes de assumir os púlpitos para pregar.

Eudes Pereira disse...

Os pregadores mecânicos - na verdade, animadores de púlpito - não têm limites. Vocês acreditam que o mesmo pregador que pediu para pegássemos na orelha do companheiro (a) ao lado, noutro dia, ao falar sobre o infortúnio de Jó, fez uma comparação estapafúrdia, dizendo que sua situação chegou a tal ponto que estava endividado e com o cartão de crédito (pasmem!) estourado? No que um companheiro que estava do meu lado perguntou: Será que era de bandeira Visa ou American Express?

Heitor disse...

A Paz do Senhor !
Pr.Altair,
Eu não sei quem é pior : Se são estes pregadores mecânicos de mensagens enlatadas, ou as Igrejas que os convidam e ainda os "abençoam" com uma oferta gorda (e muitas vezes estas mesmas Igrejas não sustentam sequer um Missionário dignamente no campo ou não fazem nada de impacto social em suas cidades).

João Paulo Mendes disse...

Paz do Senhor,

Ótimo post pastor, não somos obrigados a comer essa comida enlatada, o maná que queremos deve descer do céu, e o pregador tem a obrigação de buscá-lo, ou então pare de pregar.
Como já foi dito em outro comentário, também penso que as lideraças de nossa denominação deveriam fazer algo para retardar o crescimento desses mercadores da fé.

Infelizmente já saí chateado de alguns cultos por ver que o pregador queria animar a platéia e não expor a Palavra de Deus como ela é.


Abraço,

JP
www.joaopaulo-mendes.blogspot.com

Anônimo disse...

E o pior é que este estilo de "pregação" principalmente nas Assembléias de Deus está sendo padronizado. tem que pular, sapatiar, gritar, uivar, dar soco no ar, dar cambalhota, salto mortal, pirueta, mandar o povo dar glória, falar que está vendo anjo, imitar língua estranha de pregadores famosos, determinar, decretar, até amaldiçoar, usar textos biblicos fora do contexto, cobrar cachê, ameaçar quem não glorificar (o ego do pregador) gesticular, dar golpes de karater, contar piadas, etc...etc...etc...
Se você não fizer isto, nunca mais eles te convidam para pregar, pois para os analfabetos em Bíblia e por que não dizer até para aqueles que dizem que são formados em Teologia ser pentecostal é fazer essas extravagâncias. Tem até um tal "pa$tor" M. F que diz em sua$ mensagen$ : "pentecostal que não dá glória está com defeito de fabricação" e o pior é que o povo gosta desta enrolação.
Que vergonha! muitas vezes não sabemos se estamos em um templo cristão ou em uma casa de show.
E eles tem a cara de pau de usar o texto de Atos 12:23 para dizer que Herodes morreu por que não deu glória a Deus.
Só quem não conhece a Bíblia diz uma aberração como esta. Ao fazer a exegese do texto descobrimos que Herodes não deu glória a Deus no sentido de se exaltar.

Matias Borba disse...

Caro Pastor Altair,
A Paz do Senhor1

Este tema é de uma importancia tão grande que dele surgem diversas opiniões e posturas. Na minha visão creio que quando um pastor, pregador, "ensinador" começa a agir de tal forma é porque podem esta ocorrendo duas coisas.
1. Ele pode ter crescido muito em seu ministério e agora tem suas mensagens guardadas para as ocasiões mais solenes, assim quando o chamarem ele não tera o trabalho de desenvolver uma nova mensagem, não tera o trabalho de buscar aos pés do Senhor.

2. Ele sabe que uma grande parte das pessoas não se interessam mais em análisar o que está sendo falado pelo pregador, pois muitos acham que apenas porque uma pessoa ficou famosa por suas pregações tudo o que sai de sua boca vem do coração de Deus quando na verdade muita coisa é pura eresia e comida estragada.

Pra mim pode ser quem quer que seja, se vai pregar so me alimento se for uma comida de boa qualidade e abalisada nas sagradas escrituras.
Deus Abençoe!

Anônimo disse...

shalom adhonai pr.eu quero descordar da (ir) laurencie que disse que apalavra de DEUS se renova a cada dia.por que? por que a palavra de DEUS é eterna e porisso ela não sofre a ação do tempo que é o em velhecer porisso isso não é possivel acontecer com a palavra de DEUS ate por que ela vem do verbo ser ser eterna e euto esistente e por vai.porisso sermão tem que ser mesmo é extemporanho fim de papo.

Raimundo Nonato disse...

Não vejo problemas em repetir uma mensagem edificante em local diferente. O que eu vejo é igrejas que estão mais voltadas para a quantidade que para a qualidade!E por isso prega a liberdade total com o objetivo de ver seus templos cheia de fieis.
É como Paulo diz em Romanos 1:25: Estão seguindo a criatura em lugar do CRIADOR!
Abraços,
Pr.Nonato Gama