terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A IGREJA: SERVA DA BÍBLIA. Subsídio para Lição Bíblica.


Neste post, farei uma breve análise de alguns trechos do comentário da Lição Bíblica 12, publicada pela CPAD.

"Espiritualmente, a Igreja é um organismo que tem Cristo como a Cabeça, (Cl 1.18) e os crentes como o Corpo (Ef 1.22, 23). Esta Igreja é composta de todos os que possuem seus nomes 'inscritos nos céus' (Hb 12.22, 23)."

Muitos pastores, de forma equivocada, afirmam que através do batismo nas águas, o cristão se torna membro do Corpo de Cristo, fazendo alusão ao rol de membros da igreja local (organização). De fato, o que torna um cristão membro do Corpo de Cristo é o novo nascimento (Jo 3.3). O batismo é uma ordenança que simboliza a nossa nova vida em Cristo Jesus (Rm 6.1-7). Há pessoas que já se batizaram nas águas e não são membros do Corpo de Cristo (igreja universal), pois nunca nasceram de novo. São membros apenas da igreja local. Outras não se batizaram nas águas e já são membros do Corpo de Cristo.

"Todas as igrejas locais pertencem à Igreja Universal. Todavia, nem todos os que fazem parte de uma igreja local são de fato membros da igreja universal (1 Jo 2.19)."

Essa frase ficaria melhor assim: Todas as igrejas locais, verdadeiramente cristãs, pertencem à Igreja Universal. Existem "igrejas" que apesar de afirmarem ser cristãs, seu modo de vida, sua doutrina e sua postura, de cristã não tem nada.

"Alguns teólogos modernistas dizem que a Bíblia precisa ser revisada, e que alguns de seus textos não fazem mais sentido para os dias pós-modernos."

Obviamente, tais teólogos estão equivocados. Não é a Bíblica que precisa ser revisada, mas, sim, algumas práticas da igreja. Sem cair no erro de alguns exageros da Igreja Emergente, é necessário, em alguns casos, repensar a forma da adoração, da educação, da evangelização etc. É necessário contextualizar, sem secularizar a igreja.

"Para piorar ainda mais, essas igrejas, à semelhança de Tiatira, acabam tolerando a imoralidade (Ap 2.14, 15, 20-22)".

Assim como o "anjo" (pastor) da igreja de Tiatira, muitos na atualidade estão tolerando a imoralidade. Boa parte destes, agem dessa forma, por viverem em imoralidade, ou com receio de perderem membros, principalmente se tais membros tiverem um "dízimo gordo". É bom também lembrar, que imoralidade não se limita apenas aos pecados sexuais. Mentir, roubar, envolver-se em "esquemas", "comprar" pessoas, são também atos imorais.

"O púlpito jamais deve ser utilizado como palanque político, mas, sim, como Tribuna da Verdade do Evangelho"

É uma pena que nem todos pastores frequentam a Escola Dominical, pois deveriam ouvir esta afirmação. Muitos fazem do púlpito palanque de política secular e eclesiástica. Aliás, penso que a presença dos mesmos na ED nem resolveria o problema. Na hora do "vamos ver", a oferta de dinheiro, promessas de cargos e outras vantagens oferecidas pelos políticos, acabam fazendo com que alguns líderes "esqueçam" estes ensinos, negociando inclusive o voto da igreja (que não lhe pertence).

Nobre professor, aproveite bem estes assuntos e procure ouvir a opinião dos alunos sobre essas questões. Para os que são aqui de Pernambuco, nos encontraremos sábado à noite, se Deus quiser, no Templo Central da AD em Abreu e Lima, para o estudo da lição.

Boa aula!

4 comentários:

João Paulo Mendes disse...

Paz do Senhor Pr Altair,

Excelentes abordagens sobre pontos tão essenciais.
Infelizmente alguns pastores não frequentam a ED mesmo, outros ainda dão aula por serem pastores e, não ensinam, apenas excercem um papel que pensam que deveriam exercer por ser pastor, de fato deveriam, isso se dedicassem-se ao estudo e capacitação para o ensio.
Que pena encontrarmos erros relevantes no ensino de "nossa" AD.

Abraço,

JP
www.joaopaulo-mendes.blogspt.com

zwinglio rodrigues disse...

Pr. Germano, paz!

Assustei-me com o título "A Igreja: Serva da Bíblia."

Sei que o que vou perguntar a seguir tem um tom polêmico... mas...

1 - Visto ser Jesus o Cabeça da Igreja, seria ele também servo da Bíblia?!!

2 - Nós, a Igreja, obedecemos a Bíblia porque ela é a Palavra de Deus... ou por que ela é Deus?!!

3 - Dizer que é a Palavra de Deus não indica que ela é proveniente dEle e não Ele?!!

Sinceramente, é estranho aos meus ouvidos o título da postagem...

Abraços!!

PB.JAILSON TRAJANO disse...

Paz!Pr.
certa vez um grupo de obreiros marcaram uma reunião com a liderança de orgãos da igreja e usando assim o nome do pr.presidente daquela igreja para reunir os amados lideres.A qual os mesmos sem saber e por obediencia ao dito(chamado do presd) foram e chegando na reunião constataram que era uma reunião de cunho politico e que ali fora apresentando o candidato daquela (igreja).criando assim um mal esta e uma decepção com o ministerio.
Triste cena!
Concordo com o sr. amado Pr. que a igreja deve ser laica.
E que nunca devemos fazer nossos pulpitos de palanques.
Fique na Paz!

joelmar kennedy disse...

Pr:Altair Germano, a paz do senhor Jesus Cristo.
É uma imensa satisfação fazer uso desse espaço em que aprendemos muitos com o comentario da querido irmão, infelismente no mundo pós-modernos quase já não exitem adoradores, mas sim artistas, pessoas que fazem do Pulpito um verdadeiro palco para seus shows.Muitos usando de parapscologia afirmando ser Deus revelado,mas graças a Deus que ainda há um remanescente que a biblia diz em AP 3:4 pessos que não contaminaram suas vestes, e continuarão a pregar o evangelho do modo genuino tornando assim sensata o titulo dessa lição, A IGREJA:SERVA DA BIBLIA. Deus em Cristo o Abençõe ricamente.