segunda-feira, 20 de outubro de 2008

AINDA EM CRISE!

A programação evangélica na TV brasileira ainda continua em crise. O espaço que durante muito tempo foi desejado para a pregação do evangelho, é utilizado atualmente para fins de "propaganda de igrejas", auto-promoção de tele-oportunistas (com direto a jingle "musiquinha" e tudo mais), exploração financeira dos crentes alienados e desavisados, desabafos e acusações, propaganda eleitoral de política eclesiástica (ainda um pouco camuflada, mas já já vocês vão ver...), vendas escancaradas de produtos do mercado "gospel", enriquecimento pessoal etc.

É uma verdadeira vergonha (não a da cruz)!

Se faz de tudo e usa-se de todas as formas e métodos, menos para se pregar o evangelho (com raríssimas excessões).

Não sei quem se encontra em condição pior: os que fazem os programas, os que assistem, ou os que colaboram.

Certamente que este post não vai acabar com o cinismo, com a exploração e com a perda do foco no evangelho de Jesus através dos meios de comunicação, em especial a TV, mas pelo menos serve para manifestar minha indignação e repúdio ao que está acontecendo.

Tem coisa podre e fétida nos bastidores!

17 comentários:

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Pr. Altair Germano,
A Paz do Senhor!
Parabéns pelo post!
Concordo plenamente.
Como os responsáveis por tais programações são líderes de sí próprios, não há quem os possa corrigir ou aconselhar.
A única saída é pedir que o Espírito Santo possa trabalhar no sentido de que se conscientizem, porém, não abrindo seus corações para tanto, Deus tem suas maneiras exclusivas de tratar.
Nem sempre a maneira de Deus é a mais agradável aos homens, porém é a necessária para que tudo se alinhe à sua vontade.
Um grande abraço
Pr. Carlos Roberto Silva

claudio disse...

lamentavel como a programaçao inclsuive da ass de deus esta praticamente igua a das seitas neo-pentecostais
0 apelo pelo dinheiro e a programaçao muito fraca
jovens surfistas de 20 e poucos anos com titulo de pastor simplesmente por que fizeram um curso teologico ou por serem filhos de pessoas poderosas e ninguem os questiona
deixa muito a desejar temas friovolas e muitos nao pderem em desqualidade para os programas mundanos

e a linguagem dos pastores esta muito parecida com a dos seitarios
e teologia da prosperidade

Márcio Melânia disse...

Pastor Altair,

Que a Paz e a Graça do Senhor Jesus esteja sobre sua vida.

Apenas para registrar que a Igreja Presbiteriana do Brasil mantém o programa Verdade e Vida e a cada semana, o reverendo Hernandes Dias Lopes apresenta uma mensagem de coragem e fé para uma vida melhor. O Verdade e Vida conta também com a participação de pastores de diversos segmentos da igreja, em entrevistas sobre temas variados; e ainda mensagens musicais transmitidas através de videoclips. O programa vai ao ar todos os sábados às 8:15 às 8:45 da manhã, em rede nacional pela Rede TV.

Dê uma olhada e verifique que cada programa aborda exclusivamente a Palavra de Deus, sem "vender" a denominação, apesar de ser um programa denominacional: http://www.verdadeevida.org.br/

Anônimo disse...

Prezado Pastor.
Certamente concordo em gênero, número e grau com sua colocação. Porém venho lembrar-lhe sobre a programação da Rede Boas Novas, que contém vários programas interdenominacionais e até denominacionais mutos bons. Como exemplo cito o programa Voz da Assembléia de Deus que resgata um pouco da história de nossa denominação (Procuro não enchergar como uma arma para próxima eleição convencional) e o programa Orando com o Brasil, um ótimo programa de final de noite. Além de outros bons programas.
Este é apenas um lembre-te, entendendo sua interpelação e fazendo justiça ao que é bom. Quanto aos promocionais, todos nós, com um pouco mais de entendimento, sabemos diferir e penerar.
A Paz do Senhor.

Matias Borba disse...

Caro Pastor, a paz do Senhor!

Particularmente, eu nao tenho mais tanta paciencia pra ver esses tais programas "evangelicos", pois vejo mensagens que falam mais de uma vida triunfante, de fogo, gloria, retete, misterio dos vasos, desabafos que parecem mais uma luta de boxe, propagandas politicas "evangelicas" poara ser promovido a algum cargo eclesiastico, vida finaceira abundante etc., POREM...
NAO VEJO NINGUEM MAIS PREGAR SOBRE A VOLTA DE CRISTO!!!

Porque? Talvez pra esses pregadores que um dia foram, eu disse FORAM mesmo, uma referencia, deve ser mais importante pregar uma mensagem de vitoria, de muita bencao, de prosperidade de coisas dessa vida como dinheiro, casa, carro, sucesso na carreira, nos estudos que atraem pessoas sem nemhuma visao do evangelho verdadeiro de Deus para patrocinarem o programa do que pregar as mensagens de 15,20 anos atras que falava-se mais da volta de Cristo do que dessas coisas que embora sejam ate verdades sao passageiras, nunca serao eternas!
poruqe ao inves de pagar programas tao caros nos domingos, nos sabados, nas madrugadas, nos horarios nobres nao se usa esse dinheiro pra fazer um monte de obras sociais para beneficio das pessoas tao carentes de nosso pais? Nao sou contra nenhum programa evangelico na tv brasileira, mas sou totalmente contra esses pregadores que querem apenas serem promovidos com o dinheiro do povo, querem apenas a fama. Eu pergunto, sera que esses pregadores se ficasses sem poder pagar o programa por falta das ofertas dos patrocinadores e tivessem de sair da tv, sera que eles aceitariam como sendo a melhor vontade de Deus para eles ou eles usariam a famosa mensagem das tempestades e soltariam de suas bocas mensagens como, a culpa e dos patrocinadores que nao contribuiram esse mes, a culpa e de voces mesmo que deixaram de cooperar financeiramente com a "obra de Deus". sera que eles estariam preparados para perderem esse tal fama?
Meus irmaos, o evangelho de Deus esta muito distante dessas famas, desses muitos programas de tv, o evangelho de Deus e amor e paz no espirito, nem os anjos tiveram esta oportunidade de pregar este evangelho de Deus, nos somos privilegiados por poder fazer isso e nos nao podemos nos iludir com certas coisas que alguns pregadores querem, o evangelho de Deus trata de uma salvacao eterna nao de uma salvacao de todos os problemas de nossa vida.
Espero muito em Deus para que ele abra a mente das pessoas que se dizem Cristas protestante.
NO AMOR DE CRISTO,A PAZ DO SENHOR!

João Paulo Mendes disse...

PAz do Senhor,

Havia em mim um pouco de esperança em relação ao grande espaço da madrugada mas..... acho que me inganei.
Uma vez "conseguimos" um espaço na TV, para que?
Deus nos ajude.

João Paulo
www.joaopaulo-mendes.blogspot.com

patrucio disse...

Petrucio Gregorio Batista | 08/09/2008 19:28:51
sobre festa junina
Uma Igreja Modelo: 1- aprender corretamente, produzir bons frutos, viver para os propositos de Deus e perseverá na palavra de Deus. Se a igreja desta geração seguir o exemplo da igreja primitiva, certamente cumprirá fielmente o seu ministério aqui neste mundo (a igreja de Jerusalém foi acusada de encher a cidade com sua doutrina (At 5.28) A igreja de Antioquia envio para o campo missionário os seus melhores lideres (At 13.1-4; 15.34-40) A igreja de Filipos preocupou-se com as necessidades dos missionários e enviou-lhes ajuda (Fp 4.15-19_ A igreja de Filadelfia, tendo pouca força, guardou a palavra do senhor e não negou o seu nome (Ap 3.8) Para prender os jovens na igreja não precisa copiar o mundo e nem traze-lo para dentro da igreja. (1 Jo 2.14 e Jo 8.32,36) Basta mostrar para o mundo que somos uma gerção diferente e ensinar-lhes que a porta para o céu não é uma porta larga, mas estreita e o seu caminho feito de renuncia. Que Deus possa abençoar a todos

Paulo Sérgio Leandro disse...

Postado por:Paulo Sérgio Leandro do Nascimento festa jesuina uma vergonha

Não posso concordar com aquilo que se chama de estratégia para ganhar os jovens para Cristo, imitando uma festa do mundo. Aqueles que acham que tudo é puro e que tudo é normal, está sendo enganado pelo diabo, pois hoje ele não precisa mais matar os crentes para tentar deter a igreja, basta influenciar alguns jovens para cometer tais aberrações em nome da fé. Moro em Alagoas, um estado rico em festejos juninos, como em todos os estados do nordeste, mas não tenho conhecimento que a igreja Assembléia de Deus tenha promovido tal evento. Pelo contrário em outras datas comemorativas como o carnaval, a minha cidade (Rio Largo- Al) se transforma no maior congresso de jovens do estado, pois veem cantores e pregadores de várias localidades do Brasil e alí vemos Deus fazer coisa tremendas como: salvação de almas, batismo com o Espírito Santo, curas divinas e muitos sinais são presenciados por todos. Por isso, afirmo com toda a convicção da minha alma, a igreja não precisa usar estrategia mundana para atrair os jovens, pois é o Espirito Santo que faz esta obra.

José Bernardino de Sena Junior | disse...

José Bernardino de Sena Junior |

Bom eu gostaria de começar o meu argumento, dizendo, que Deus me chamou para ser o seu filho, e não para eu ser filho do mundo, gostaria que o povo de Deus abrissem os seus olhos e visem o que o inimigo esta fazendo em nosso meio, este negócio de festa junina é coisa do cão, e um verdadeiro crente pra esta praticando tais coisas é porque esta faltando se converter. Faço as minhas palavras como a de João Batista: RAÇA DE VÌBORA; somos o sal da terra, e o verdadeiro sal não se deixa ser pisado por homem nenhum. Me desculpe falar estas coisas, mas pessoas que participam de movimentos como estes, são filhos das trevas e não da luz, porque Jesus disse: Sede Santos como Eu sou Santo. Então falsos profetas deixem de manchar o verdadeiro evangelho e vão procurar o que fazer. Que Deus abençoe, e que Ele tenha muita Misericórdia de todos nós.

Paulo Sérgio Leandro do Nascimento disse...

Paulo Sérgio Leandro do Nascimento

Não acreditei quando li este artigo, pois se somos o sal da terra porque então estamos nos misturando com o mundo. Festa junina é negocio do cão, pois o diabo está enganando a muita gente nestes ultimos dias e muitos pastores vão prestar conta diante de Deus por estas aberrações. Muitos chamam de fanáticos aquele que querem andar em santidade. Santidade não é fanatismo, mas sim vida no altar. Infelizmente muitas igrejas com o nome Assembleia de Deus estão manchando a verdadeira identidade, que no principio fundada pelos missionários Daniel Berg e Gunan Vingre, era a igreja referencia em santidade e separação do mundo. A minha alma chora igual ao profeta Jeremias, pois o povo chamado crente, não sabe mais destinguir o que é santo ou profano. Que Deus tenha misericórdia de todos nós

Cleyton Melo disse...

Cleyton Melo

A PALAVRA DE DEUS NÃO PODE FALTAR! confesso q antigamente eu ia p/esses eventos só por bagunça! tudo é festa,dançava,tal... mas HOJE ñ consigo me ver + assim. o fato é q o Brasil é 1 país muito festeiro,em cada canto há 1 música,pessoas reunidas por entertenimento,etc. E as músicas + famosas são aquelas q ñ agradam à Deus! Logo,os jovens,principalmente do rj,estão muito voltados à festas,bailes,etc... (eu ia nesses bailes) A festa jesuína é 1 forma d atrair pessoas q ainda estão nesse processo! MAS qdo as pessoas se confrontarem c/a Palavra de Deus verão q esse "dançar","pula-pula" é da carne. Não quero dizer c/isso q a festa é ruim,pq há pessoas q se converteram lá. Resumindo: q o jovem vá à festa(pq lá ñ é pula-pula) firme ou não c/Deus... verá q há músicas q falam da Palavra de Deus... ...e a ATITUDE será tomada dp! e quem faz a diferença é o ESPÍRITO SANTO

antonio carlos mota disse...

antonio carlos mota
Festa Jesuína? Festa pagã do catolicismo e da maçonaria. São João é o PADROEIRO DA MAÇONARIA. "Pastor evangélico" maçom organiza a sétima festa de São João na sua Igreja.

Anônimo disse...

VAMOS OLHAR PARA NÓS.

NÃO É SÓ NA TELEVISÃO QUE ACONTECE DESVIOS HORRÍVEIS. EXISTEM BLOGUES QUE SÃO VERDADEIRAS FEIRAS. FAZEM PROPAGANDAS DE LIVROS E EDITORA, MAS TUDO USANDO EM NOME DE JESUS. ARRISCO DIZER QUE SE VOCÊ FIZER UMA CONTABILIZAÇÃO PARA SABER O QUE MAIS É CITADO NESTES ESPAÇOS, FAZENDO PESQUISA ANALISANDO O NOME DO DONO DO BLOGUE, O NOME DOS LIVROS, O NOME DA IGREJA DO DON0 DO BLOGUE E O NOME DE JESUS, O RESULTADO SERÁ QUE OU OS LIVROS E O NOME DO DONO DO BLOGUE FICARÃO EM PRIMEIRO LUGAR E O DE JESUS COM TODA CERTEZA FICARÁ EM ÚLTIMO.
ISTO ACONTECE NOS ARRAIAIS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS, BLOGUES DE QUEM ESTÁ LIGADO À CPAD. FAÇA AS CONTAS!
A NOSSA GRAMA NÃO ESTÁ TÃO VERDE ASSIM PARA FICAR CRITICANDO A DOS OUTROS!
ESTE É O X DA QUESTÃO.

sandre disse...

É duro, ralmente
a mediocridade da programação evangélica brasileira.
Muito pouca coisa realmente relevante.
os melhores programas normalmente são pequenos e somente uma vez por semana.
Abçs
Sandre

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pastor Altair

Neste último sábado, dia 18 de setembro, eu assisti um programa evangélico na Redetv!, cuja preleção do líder era num ambiente de igreja mas haviam apenas pastores o ouvindo ali.A mensagem apelava discretamente para que todos imitassem o preletor.

Fico triste quando encontro pregadores de renome distorcendo a Palavra de Deus.

Quando Paulo escreveu “sejam meus imitadores como eu sou de Cristo”, ensinou a todos a viverem imitando a Cristo, tão-somente. Esta é a única característica do apóstolo que devemos imitar, ser igual ele na vontade de ser imitador do Senhor Jesus! Paulo foi tão pecador como todos os outros pecadores na face da terra! Assim como não devemos seguir a Paulo, não devemos seguir a nenhum José ou Samuel, ou Eliseu, ou Altair....

Esta prática de imitar os homens é resquício do catolicismo, e este costume errado está impregnado no coração de alguns que até chegamos a pensar que se converteram completamente, mas ainda encontramos neles os hábitos estranhos ao protestantismo genuíno.

O máximo a fazer é honrar quem mereça honra. Imitar? Não. Imitemos só ao Senhor Jesus, que se apresentou como sendo o Caminho e sendo homem jamais pecou. Se pudéssemos imitar nossos semelhantes, serã vão Deus ter se transformado em carne e ser semlhante a nós!

Deus nos fez diferentes uns dos outros e não errou nisto. Usar as nossas características pessoais é a melhor maneira de servir ao Senhor. Sendo nós mesmos, vigiando na Palavra, poderemos andar em Espírito e ser úteis à expansão do Reino de Deus de maneira grandemente potencializada, tão poderosa que as nossas mentes nem conseguem imaginar a consequência de sermos nós mesmos.

Abraço, na paz de Cristo.

Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com

Emerson Bahia disse...

Mas... O que é pior? Os que fazem os programas, os que assistem, ou os que colaboram?

Óh dúvida cruel, Pr. Altair!

Haja paciência...rs

Blog: http://emerson.bahia.zip.net

caubi disse...

a paz do senhor jesus.pois e tudo verdade estamos abandonados e uma vergonha os lideres corrupitos ..so pensa em si . unico conforto e jusus. o povo pressiza ler mas pois so assim conhescerao a verdade de jesus