terça-feira, 7 de outubro de 2008

100 ANOS DE ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL EM 2011?


O nome "Assembléias de Deus" foi adotado pela primeira vez em Findlay (Ohio), no ano de 1912, pelo pastor Thomas King Leonard.

Foi entre os anos de 1914 a 1916 que o nome "Assembléia de Deus" passou a ser usado no Brasil, visto que na América do Norte as igrejas pentecostais usavam "Igreja Pentecostal" ou "Assembléia de Deus". Até então, as igrejas pentecostais que iam sendo iniciadas no Brasil eram chamadas de "Missão da Fé Apostólica".

Em 11 de janeiro de 1918, Gunnar Vingren registrou o Estatuto da igreja no Cartório de Registros de Títulos e Documentos do primeiro ofício, em Belém, sob o título Estatuto da Sociedade Evangélica Assembléia de Deus.

A data comemorativa do centenário das Assembléias de Deus no Brasil, dessa forma, se baseia nos acontecimentos de 18 de junho de 1911, quando da reunião do grupo que foi "expulso"da Igreja Batista em Belém, juntamente com os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, devido aos fatos lá acontecidos e já de todos conhecidos. (Fonte: Dicionário do Movimento Pentecostal, Isael de Araújo, CPAD).

Dessa forma, parece-me que o centenário se refere a data do "racha" ocorrido em 1911 na Igreja Batista em Belém e não ao uso da nomenclatura "Assembléia de Deus" (1914-1916), ou ao seu registro oficial (1918).

Alguém pode me ajudar?

5 comentários:

Elisomar disse...

Paz do Senhor!

Sempre soube através de comentários e pesquisas também, que a Assembléia de Deus nasceu em 18 de junho de 1911, rotulada como Missão da Fé Apostólica, mas só em 1918, passou a ser registrada como Assembléia de Deus. Sendo assim ele faz cem anos em 1911.

Heitor disse...

A Paz do Senhor !
Pr.Altair,
Obrigado mais uma vez por esta importante informação postada em seu blog. Eu sou crente em JESUS CRISTO e fui alcançado por ELE numa Assembléia de Deus, da qual sou membro e prá mim é uma honra. Infelismente tem muita gente querendo que a AD mude por completo o seu jeito "evangélico e evangelístico". Tenho pedido a DEUS em oração prá que ELE não permita que muitos liberais de plantão queiram atrapalhar ainda mais as ações desta abençoada Igreja que, mesmo com tanto levante e tanta crítica que recebe, DEUS a usou e ainda a tem usado prá salvar, curar e libertar a muitos nesta nação através do Poder que há no nome de JESUS CRISTO e em seu Evangelho. Parabéns por mais esta postagem !

TIAGO NYSTRÖM disse...

Certamente que esta comemoração se refere não ao dia da "criação e registro do nome Assembléia de Deus", mas sim a primeira junção do grupo que originou a Assembléia de Deus, logo todos sabemos que a Assembléia de Deus nasceu em 1911.
Não é o rotulo ou o nome que faz 100 anos, mas sim a "idéia e cultura pentecostal no Brasil".

Mayalu Felix disse...

Olá, pastor,

Talvez a nomenclatura não seja o mais importante, mas sim o fato, marcante, que levou à criação de uma identidade própria e pode ser considerado um divisor de águas entre a chegada dos missionários e a efetiva existência de um grupo próprio pentecostal, que foi a semente das AD no Brasil.

Um abraço,

Maya
:)

municipio de terra alta disse...

ubriA paz do Senhor,

Pastor, é de seu conhecimento que em dia tem se comentado muito sobre uma questão crucial nas igrejas,não que seja contra, mas gostaria de sua orientação já participo como membro do ministerio da ass de deus, o dizimo que pagamos é de direito todo ao pastor local, ou uma parte dele deve ser direcionado para a manuntenção da igreja?
Como esta funcionando em nossas igrejas por todo o brasil?
Aqui na minha cidade o dizimo vai todo para o Pastor, está Certo?

Na certeza de sua compreensão, esperamos sua orientação dirigida pelo Espirito Santo.

Também quem quiser nos responder esteja a vontade no e-mail:
odilanireta@yahoo.com.br

Paz do Senhor!