sexta-feira, 19 de setembro de 2008

RESILIÊNCIA: DO QUE SE TRATA?

"A psicologia tomou essa imagem emprestada da física, definindo resiliência como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003) que estudou a resiliência em organizações argumenta que a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto de tomada de decisão entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Tais conquistas, face essas decisões, propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano, condições para enfrentar e superar problemas e adversidades." (Wikipédia)

A resiliência é um tema que vem ganhando espaço no meio secular, e muito interessante se analisado e abordado numa perspectiva bíblica cristã, visto que há forças sobrenaturais (não percebidas e ignoradas pela ciência), que nos proporcionam o enfrentamento e superação das adversidades.

Para uma melhor fundamentação teórica, segue abaixo algumas dicas bibliográficas. Até onde sei, não há material cristão-evangélico publicado sobre o assunto:

RESILIENCIA - DESCOBRINDO AS PROPRIAS FORTALEZAS
Autor: OJEDA, ELBIO NESTOR SUAREZ
Autor: MELILLO, ALDO
Editora: ARTMED

RESILIENCIA - ENFATIZANDO A PROTEÇAO DOS ADOLESCENTES
Autor: AVANCI, JOVIANA QUINTES
Autor: ASSIS, SIMONE GONÇALVES DE
Autor: PESCE, RENATA PIRES
Editora: ARTMED

RESILIENCIA, A - A ARTE DE DAR A VOLTA POR CIMA
Coleção: PRATICAS PARA O BEM VIVER
Autor: POLETTI, ROSETTE
Autor: DOBBS, BARBARA
Editora: VOZES

FORTALECENDO A RESILIENCIA FAMILIAR
Conceito do Leitor: Seja o primeiro a opinar
Autor: WALSH, FROMA
Editora: ROCA

RESILIENCIA E EDUCAÇAO
Conceito do Leitor: Seja o primeiro a opinar
Autor: TAVARES, JOSE
Editora: CORTEZ

2 comentários:

Elisomar disse...

Pelo que entendi a resiliência é irmã gêmea da fé, que opera quando a nossa capacidade física chega ao limite de superação. Enquanto a resiliência, é uma reserva natural de energia funcionando como uma válvula de escape.

rodriguesempreendedor disse...

A questão da resiliência, está bem associada a teoria da líbido desenvolvida por Carl Jung, o psicanalista diferente de Freud, vê a líbido como uma energia psíquica. Podemos associar também a resiliência ao fenômeno religioso,já que a fé nos impulsiona a buscar motivações e forças para superar obstáculos.