domingo, 10 de agosto de 2008

AS PROFECIAS DO APOCALIPSE E O LIVRO DE DANIEL: ESTUDOS ESCATOLÓGICOS DE ISAAC NEWTON

ISAAC NEWTON (1643-1727)

"Um livro que acaba de chegar ao Brasil ajuda a revelar um lado surpreendente de Isaac Newton (1643-1727), pai da física moderna e responsável por formular a lei da gravidade, entre outras realizações científicas fundamentais. Nas horas vagas (ou, para ser mais exato, na maior parte do tempo durante sua maturidade), Newton se dedicava a um estudo detalhado, ponto por ponto, dos escritos atribuídos ao profeta Daniel e do Apocalipse, os dois livros bíblicos mais que mais versam sobre o fim do mundo. Para o cientista britânico, as duas obras eram guias precisos para a história do mundo até sua época e continham a chave para desvendar o que aconteceria no final dos tempos"

A obra se chama "As profecias do Apocalipse e o livro de Daniel" (Editora Pensamento)". Os céticos e liberais já caíram em cima, tentando questionar os estudos de Newton:

"Apesar do esforço interpretativo de Newton, poucos estudiosos atuais do texto bíblico vão concordar com sua análise. Para começar, enquanto o físico considerava que o livro de Daniel tinha sido escrito no século 6 a.C. pelo profeta do mesmo nome, o consenso moderno é que a obra é tardia, de meados do século 2 a.C. -- relatando, portanto, muitas coisas que já eram passado no tempo do profeta antes de se dedicar à profecia propriamente dita."

2 comentários:

Elisomar disse...

É sempre bom saber que grandes intelectuais davam e dão crédito a Palavra de Deus. Deve ser interessante saber como foi a sua interpretação.

IsahBaeta disse...

Interessante artigo pastor Altair, todavia, creio eu que existe alguma dúvidas acreca de Newton, pois já obtive algumas leituras que afirmam que ele era ariano em sua doutrina teológica. Será isso verdade?