quinta-feira, 14 de agosto de 2008

CARTA A UM OBREIRO ITINERANTE


Querido, se você estiver lendo esta carta, é sinal que chegou em paz ao hotel, e que acabou de abrir a sua mala de viagem.

Confesso que fiquei bastante entusiasmada com o fato de seu ministério começar a ganhar projeção nacional. Percebia em seu semblante a alegria e em seus gestos a euforia diante dos convites recebidos.

No retorno de cada viagem, a sua chegada em casa era bastante aguardada por mim e pelas crianças, pois além de matar a saudade, ouvia-mos acerca das maravilhas que Deus estava realizando através da sua vida.

O tempo passou, os convites aumentaram, e o que não esperava aconteceu: você se distanciou de mim. Não é fácil passar um mês inteiro sozinha, visto que ao final de cada evento, de lá mesmo, você atende outro convite. Me sinto desamparada, angustiada e aflita.

Em suas raras e rápidas passadas em casa, você não conversa mais comigo, não me olha mais, não me percebe mais, nem me deseja mais. Estou sofrendo. Não lhe falei sobre o assunto pessoalmente porque não tive a oportunidade.

As crianças estão sentindo a sua falta. O Júnior chora constantemente sem nenhum motivo aparente. Acorda durante a noite chamando por você. Fico analisando, o que será que ele vai pensar do pai quando crescer? Será que ele terá seqüelas por isto?

Faço o possível para não demonstrar publicamente meus sentimentos, finjo que tudo está bem, mas parece que os irmãos já perceberam a situação, sem falar que sempre perguntam por você.

Não gostaria de me sentir como um obstáculo para o teu ministério, contudo, acredito numa frase que li há pouco tempo que dizia: "Nenhum sucesso compensa o fracasso da família".

Pense nisto. Na esperança de dias melhores,

Tua esposa.

Te amo.

OBS: Esta carta é baseada em fatos reais.

20 comentários:

Elisomar disse...

Graça e Paz
Realmente, há uma distancia muito grande entre a sensatez e o obreiro que dedica seu tempo quase integral, a obra. Sem o controle, só resta uma coisa...desestrutura familiar.
Isso nos leva a pensar; Será que o Senhor quer mesmo Isso?
"Nenhuma" mulher quer isso pra si, pois quem casa quer ter ao seu lado a pessoa que lhe completa.

Silvio Araujo disse...

Isso não acontece somente com obreiros intinerantes. Auxiliares, líderes de órgãos e obreiros fixos, de tempo integral, se esquecem que têm família, filhos para criar (e vê-los crescer também), casa para administrar e NUNCA reservam um tempo, um horário na semana pelo menos, para estar com a família.

Lamentavelmente há também pessoas que no afã de "subirem a escada ministerial" e mostrarem serviço aos seus superiores, doam todo o seu tempo à "Obra" e relegam sua própria família à enésima posição na lista de prioridades.

Pior: Eu já ouvi muitos sermões combatendo o lazer em familia e estimulando a moradia no templo.

Não conheço obreiro de sucesso perene que não tenha o apoio e a companhia, participação mesmo, da família.

O tempo cobra caro e muitos são os casos que acompanhei de filhos revoltados, famílias desestruturas e máscaras que caem com o tempo.

Um alerta como o deste post é sempre muito bom para todos nós que estamos ocupados na Seara.

Que o Senhor nos ajude e oriente sempre!

herlon Charles@live.com disse...

A paz do Senhor Pastor Altair,
eu tomei a liberdade para colocar esta postagem em meu blog. Eu só não sei colocar o seu endereço de seu blog, para as pessoas acessarem direto. Sou grato a Deus pela sua instrumentalidade. Que Deus continue lhe abençoando.
herloncharles.blogspot.com

Polêmica disse...

Em uma situação como essa, quem quer se dedicar a obra integralmente e quer viajar pelo mundo à fora pregando a palavra, é melhor que permaneça solteiro ou então leve a esposa e filhos junto. Mas, acredito que Deus não se agrada em ver uma família desestruturada.

ALTAIR GERMANO, disse...

É isso Elisomar, já dizia o apóstolo Paulo "mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa." (1 Co 7.33)..

Paz do Senhor!

ALTAIR GERMANO, disse...

Concordo com você Silvio, sobre isto escrevi no post conforme link abaixo:

http://altairgermano.blogspot.com/2008/06/ganhando-o-mundo-e-perdendo-famlia.html

Um abraço!

ALTAIR GERMANO, disse...

Sem problemas Herlon, obrigado pela indicação.

Paz do Senhor!

ALTAIR GERMANO, disse...

Polêmica,
realmente, Deus não se alegra
em uma família desestruturada.

Como escrevi sobre o comentário da Elisomar, é bom seguir as orientações bíblicas do Apóstolo Paulo.

Um abraço!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pastor

Parabéns pela acuracidade e perspicácia na abordagem de um assunto tão importante.

Deus criou primeiro a família e depois a Igreja (que é composta de famílias).Infelizmente notamos que até os mais experimentados nas Escrituras Sagradas escorregam no erro da troca de valores.

No passado dos tempos bíblicos temos o exemplo (para não ser seguido) de Eli e Samuel. Ambos se dedicaram com grande empenho ao ministério, mas pecaram feio com relação às suas respectivas famílias. Os filhos não aprenderam a temer a Deus.

Notemos que nos dois casos acima houve o fenômeno da osmose. Samuel imitou Eli. É o que acontece hoje em dia com muitos líderes cristãos também...

Como eu digitei acima, os mais experimentados nas Escrituras escorregam na troca de valores. E a razão é que eles seguem o exemplo de homens e deixam de examinar a Bíblia Sagrada com o empenho ideal que deveriam examiná-la.

Espero que não se importe, copiei o artigo e publiquei em meu blog.

Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com

Anônimo disse...

Parabens Pr Altair,bem lembrado,quantos usam essa oportunidade(não generalizando) dizendo que estão fazendo a obra,mas a intenção é ficar longe da familia.

Marivaldo.

Anchieta Campos disse...

Se um "sucesso" é o fracasso da família, então não foi sucesso verdadeiro, mas sim uma enganação.

O próprio Paulo ensinou a não abandonarmos o lar, e não é apenas dar assistência financeira que caracteriza cuidado, mas também (e acima de tudo) carinho, atenção e amor.

Tem faltado discernimento em muitos crentes!

Anchieta Campos

Anônimo disse...

A paz do Senhor Pr Altair Germano,parabéns pela postagem.
Percebo que isto não ocorre somente com os itinerantes.Há muitos perto de nós que vivem o mesmo dilema dentro da igreja.Não são capazes de avaliar o sério prejuízo no seio da família;alguns abandonam até o emprego fazendo com que a família passe necessidades em nome da obra.O que acontece é que os filhos crescem com ódio do evangelho se tornando homens e mulheres desviados;porque em suas memórias evangelho lembra necessidades e vergonha.muitas dessas esposas são acometidas de depressão,afinal de contas elas não são de ferro tendo que controlar toda esta terrível situação.Resultado o tal obreiro não consegue ganhar nem a sua família.Desculpe o tamanho do comentário pr Altair.Deus continue te usando.pastor_elylima@hotmail.com

cursos de teologia disse...

A Paz do Senhor...

Amado Pastor Altair, parabéns pelo importantíssimo tema abordado neste post!

Que Deus continue lhe abençoando ricamente!!!

Emerson Bahia disse...

Confesso que passou um filme em minha cabeça e meu coração se encheu de tristeza. Fiquei e estou chocado, mas, infelizmente, o assunto é corriqueiro no meio. A desculpa, como sempre, é de que estão “pregando o evangelho” que estão “fazendo a obra”, quando na verdade, estão atrás de mais e mais dinheiro. São cegos guiando cegos. Lamentável a carta, porém verdadeira.
Blog: http://emerson.bahia.zip.net

Pr. Alessandro Garcia disse...

Pr Altair,

Como sabemos esta carta reflete a realidade de centenas de obreiros que, no afã de fazerem a obra de Deus, estão se esquecendo do Deus da obra e da sua família.
Uma vez ouvi alguém dizer que Noé foi o pior evangelista que passou por este mundo, pois pregou por 120anos e SÓ conseguiu salvar a sua família. Eu ouvi isto e logo raciocinei: Pra mim ele foi um dos melhores que já apregoou a justiça divina, pois conseguiu introduzir TODA a sua família na arca. Partindo do princípio que, segundo a ordem de Deus, as únicas pessoas que deveriam entrar na arca era justamente a sua familia, ele teve 100% de aproveitamento!
Muitos vão chegar no final do seu "próspero" ministério, e terão que refletir NÃO sobre o número de pessoas desconhecidas que ganhou para Cristo, mas quantos conhecidos (inclusive a sua família) deixou de ganhar? E mais, quantos relacionamentos perdidos pelo caminho? esposa, fílhos, pais, amigos, etc.
Coplegas de ministério, precisamos redefinir o que é um ministério bem sucedido. Todos estamos no mesmo barco, será que alguém não está escrevendo alguma carta também para um de nós?

Graça e Paz.

Anônimo disse...

PR.Altair germano isto é pura verdade pois estava acontecendo comigo não só a obra de Deus mais tambem o trabalho eu sempre chegava do trabalho corria tomava banho muitas vezes nem tomava café corria para igreja chegava cansado estava deixando de lado minha familia graças a Deus eu vi antes do meu casamento acabar nunca tinha tempo para ouvir os meus filhos agora tenho tempo até para brincar com eles faltou pouco para eu tambem receber uma carta dessa

Ministério Missões e Avivamento Já - Pregador Wallas Saraiva disse...

infelizmente estes estão cada vez mais buscando fama sem medir suas consequencias...daí os escândalos surgindo a cada dia entre estes obreiros, que se afastam de suas esposas e famílias. É preciso cautela e vigilãncia.

gonçalves disse...

a paz do senhor amado irmão altair, olha amado eu tenho pouco tempo de crente vai 7 anos mas pela graça de Deus e pela sua misericórida eu tenho procurado discenir o que tem acontecido em nosso meio evangélico principalmete a aréa de pregação que é a aréa que eu mas gosto e creio que Deus tem um palno comigo nesta aréa, tem muita gente pregando a palavra DEUS COM MUITA INRRESPONSABILIDADE EU NUM QUERO NEM ENTRAR MUITO NO ASSUNTO PORQUE Ñ QUERO CITAR NOMES MAS QUERO ADVERTILOS QUE SE ELES Ñ PARAREM COM AS PALHAÇADAS QUE ELES ESTÃO FAZENDO ELES IRÃO PRESTAR CONTAS COM DEUS E VÃO PRO INFERNO POR CAUSA DE SUAS MENSEGENS MENTIROSAS TIPO DEUS VAI TE DÁ UM CARRO, UMA CASA , DEUS NUM VAI PERMITIR QUE VCS ADOEÇAM E ASSIM POR DIANTE, ONDE ESTÁ O EVANGELHO DA CRUZ? DO SOFRIMENTO? DAS TRIBULAÇÕES DOS AÇOITES, ONDE ESTÃO OS JEREMIAS OS DANIÉIS OS JOÃOS BATISTA ? MEU DEUS TEM MISERICÓRDIA DAS NOSSAS ALMAS EM NOME DE JESUS E AJUDA-NOS A SERMOS FIÉS A TUA PALAVRA EM TODO TEMPO, HOMENS QUE ESTÃO USANDO A MÍDIA PRA ESTURQUIR AS PESSOAS HÁ MAS ELES VÃO PAGAR POR ISTO DISTO EU Ñ TENHO DÚVIDAS MERCANDEJANDO A PALAVRA DE DEUS MAS DEUS VAI REQUERER NAQUELE DIA Ñ HAVERÁ MISERICÓRDIA DA PARTE DE DEUS PARA AQUELES QUE Ñ USARAM DE MISERICÓRIDA Ñ HAVERÁ PACIÊNCIA NO SEU VOCABULÁRIO NAQUELE A COISA VAI SER MUITA SÉRIA SÉRIA SÉRIA MESMA E PONTO FINAL, PAI EM NOME DE JESUS NOS AJUDA PARA GLÓRIA DO TEU NOME ABRAÇO EM CRISTO PR. ALTAIR QUE DEUS CONTINUEM LHE AJUDANDO NESTA ARDUA OBRA EM NOME DE JESUS.

gonçalves disse...

a paz do senhor meu irmão altair, olha amado infelizmente os obreiros de hoje em dia eu não posso comparar com os de antigamente, primeiro porque não são aprovados pelo menos a maioria que ocupam os púlpitos das igrejas, segundo não sabem manejar bem a palavra da verdade e por ai vai,obreiro segundo o apóstolo paulo disse tem que obreiro tem que procurar ser procurar apresentar-te a Deus aprovado que maneja bem a palavra da verdade e não tem ter se envergonhar, hoje em dia você chega pra um obreiro da casa do senhor pergunta algo sobre pedro coisa simples mesmo eles não sabem pelo menos a maioria isto é uma vergonha que Deus venha levantar obreiros comprometidos com o reino e com sua palavra em nome de jesus precisamos de obreiros fiéis, obreiros que pagem o preço de verdade que sofram pelas almas e não de obreiros fraudulentos gananciosos que vem só o lucro lucro e nada mas misericórdia Deus nos proteja dos falsos obreiros dos falsos apóstolos dos falsos pastores e dai por diante abraço em cristo jesus amado.

gonçalves disse...

a paz do senhor pastor altair, amado tenho algo a lhe perguntar, até quando iremos aguentar dentro de nossas congregações cultos sem a pregação da palavra de DEUS? nossa amado tem dias que eu saio do culto porque num aguento ficar ouvindo o homens falarem só deles mesmos, misericórdia só o sangue de jesus, eu sei amado que falta muito em me pra me ser o que Deus quer que eu seja, mas nós temos que pelo menos tentarmos sermos hulmides e nos humilharmos na presença de Deus pra que a seu tempo ele nos exalte para glória unicamente do nome dele,infelismente está faltando pregadores verdadeiros, sei que tem uns poucos que ainda não se contaminaram, mas temos que ter cuidado porque o diabo é sagaz e a bíblia diz para nós não ignorarmos os seus ardis,nossa tem domingo que o culto começa de 18;15hs e termina de quase nove horas mas infelismente é dada meia hora e olhe lá para o pregador pregar a palavra de Deus e o homem ainda faz um arrodeio terrivél e num prega a palavra genuína da palavra de Deus ou seja o verdadeiro evangelho de jesus cristo, amado eu num tou querendo dizer que temos que ser pregadores bombas ou pregadores terroristas, mas diluir o evangelho de jesus e a vergonha da cruz pra benificiar o homem é pecado e blasfêmia, nós temos que procurarmos fazer igual ao apostolo paulom que disse que não deixou de anunciar todo designio de Deus ou seja paulo pregava as flores, mas ele tbm pregava os espinhos,quem pode hoje em dia dizer que nem o apostolo paulo trago nas minhas costas o restos das aflições de cristo?quem pode dizer igual a jeremias no cáp.4.vs.19;ah! meu coração!meu coração!eu me contorço em dores. oh! as paredes do meu coração! meu coração se agita! não posso calar-me, porque ouves,Ó MINHA alma, o som da trombeta, o alarido de guerra. este sim era um homem que dava a vida por amor da palavra de Deus, mas Deus que fazer assim conosco, basta nós darmos lugar,homens estão indo pro inferno nos seus delitos e pecados e um bucados de pilantras que se dizem "pastores, evangelistas,bispos,cristãos" ficam adulterando a verdade do evangelho, está na hora de nós buscarmos ao senhor mas do que nunca e pregarmos a palavra de Deus com temor e tremor, para que o nome do Senhor seja glorificado na terra cada dia mas até a vinda de nosso senhor e salvador jesus cristo, abraço em cristo amado, irmão Deus te abençõe sempre nesta aréa tão díficil que é a aréa do ensino da palavra de Deus, Deus te cubra com o sangue carmesim de jesus.