quinta-feira, 24 de julho de 2008

EDUCAÇÃO POLÍTICA - OS PARTIDOS POLÍTICOS (HISTÓRIA)

A falta de politização do cidadão, faz com que na hora de votar, as propostas e as ideologias dos partidos não se revistam de importância, ou pior, nem conhecidas são do eleitor. A pessoa do político, ou a imagem criada pelos marketeiros e passada pela mídia, tornaram-se a razão última do voto.

Acho um absurdo que no ensino médio, e até no ensino superior, ainda não haja o interesse concreto de educar e informar o aluno-cidadão nas questões políticas básicas, necessárias para o exercício consciente e inteligente do voto.

Como já escrevi, entendo que líderes religiosos cristãos, em vez de tentar manipular os votos dos membros da igreja, ou de adotar uma postura a-política, deveriam através dos meios de ensino, promover a educação política.

A política é um tema que está na Bíblia, como também está a cidadania, a ética, os deveres sociais etc. Daí, o dever de abordarmos estas questões.

Passaremos e escrever uma seqüência de posts sobre os partidos políticos. Indicaremos links, faremos algumas análises e comentários. Esperamos que seja útil para você leitor e eleitor.

Neste post, indico os links abaixo, para o conhecimento do desenvolvimento histórico dos partidos políticos no Brasil:

-PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL (WIKIPÉDIA)
-OS PARTIDOS POLÍTICOS (TSE)
-PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL (EDUCATERRA)
-A HISTÓRIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL (POLÍTICA VOZ)

Nos próximos posts sobre o tema, trataremos sobre cada partido político individualmente.

2 comentários:

Elisomar disse...

Esse também é o meu ponto de vista, pastor, acho que política deveria ser matéria curricular. Mas a quem interessa isso? Povo informado, governo mudado. E a igreja é muito omissa em relação a isso também, talvez pelo fato de essa imagem de sermos apenas cidadãos dos céus, vim atravessando gerações.

Brazil Arise (Karen Kremes) disse...

Olá eu gostaria de parabenizar o seu blog com o “Prêmio Dardos”.

Saiba mais detalhes aqui:
http://brazilarise.blogspot.com/2008/07/prmio-dardos.html