domingo, 8 de junho de 2008

ARNALDO JABOR, A PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS E O VERDADEIRO DEUS


"Amigos ouvintes, hoje é o primeiro dia de uma nova época. Saímos ontem da Idade Média ..."

Com esta frase, Arnaldo Jabor iniciou o seu comentário sobre as pesquisas com células-tronco embrionária, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, no dia 29/06 do corrente ano.

Seu discurso foi marcado pelo entusiasmo comum a um cético intelectual, que usa "Deus" conforme as suas conveniências. Observemos algumas de suas colocações:

"Ouve uma vitória da inteligência que nos coloca mais perto do mundo moderno".

Pergunto eu, em que a modernidade melhorou o mundo do ponto de vista ético, moral e espiritual? O que ganhamos com o advento da sociedade pós-cristã, marcada pelo relativismo generalizado, hedonismo, ceticismo, materialismo, consumismo, cientificismos etc. Qualquer pessoa verdadeiramente inteligente e sábia (1 Co 1.25-29), concordará que os homens e o mundo vão de mal a pior (Mt 24.4-12; 2 Tm 3.1-5). As famílias estão destruídas, os valores invertidos, os referenciais perdidos. Prevalece a opressão dos poderosos capitalistas, a injustiça social, a destruição do planeta, a corrupção política generalizada, dentre outras mazelas. Não é a proximidade do mundo moderno que melhora a vida em todos os seus aspectos, é a proximidade com Deus (Sl 73.28). Não desprezamos o desenvolvimento tecnológico, o avanço científico, as novas teorias em todas as áreas do conhecimento. Estas coisas não são ruins em si mesmas. O que fazemos com elas, é a grande questão.

"Os homens que pensam estar do lado de Deus e da vida, impedindo o progresso da ciência em coisa tão obviamente boa e importante, não estão do lado da vida não, eles pensam que estão do lado da vida e de Deus, mas não estão não."

Arnaldo Jabor, com a sua inteligência, passou a definir o que é obviamente bom e o que não é. Tornou-se também juíz, declarando quem está e quem não está ao lado de Deus.

Se a questão da pesquisa com células-tronco embrionárias é tão óbvia e importante, por qual razão seis ministros votaram a favor das pesquisas, enquanto cinco sugeriram mudanças na lei? O artigo da Folha Online afirma: "o método de sua obtenção é polêmico, já que a maioria das técnicas implementadas nessa área exige a destruição do embrião." (Folha Online, 04/03/2008)

Qual o referencial, sobre quais bases e fundamentos Jabor define quem está ao lado de Deus ou não? Com certeza não é a Bíblia. Seus referenciais, devem ser a limitada e sempre falha razão e inteligência meramente humana e natural. Seus pressupostos já são velhos conhecidos nos debates e círculos acadêmicos, onde o tema "ciência e religião" são tratados.

Lamento que Jabor, tão repentinamente, tenha passado de crítico para massificador.

"O verdadeiro Deus está na ciência, na luta pela felicidade e pela saúde, esse é Deus..."

Nosso ilustre comentarista vai mais além. Resolve apresentar o "seu" verdadeiro Deus, dentre tantos outros já apresentados pelos sábios segundo o mundo. Para ele, o verdadeiro Deus é um discípulo de Maquiavel, alguém que para alcançar os seus nobres fins, se utiliza de todos os meios possíveis e disponíveis, desprezando a ética e o respeito à vida.

Quando as esperanças de alguém estão circunscritas à esta vida, é comum adotar tais posicionamentos. O desespero, a desesperança e o descrédito na Bíblia, faz o homem viajar, delirar, perder-se em seus próprios pensamentos. Dessa forma ele cria rotas alternativas para lidar com os dilemas temporais e eternos.

"Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido Filipe? quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (João 14.8-9)

Oremos por Jabor, para que ele venha a conhecer o verdadeiro Deus.

2 comentários:

Elisomar disse...

Sacrificar a vida de alguém indefeso por outro alguém, não é muito inteligente. É sabido e esperado que as pesquisas com células tronco possam trazer muitos benefícios, a humanidade. Mas por que exatamente de embriões? Se já foi provado que em todo tecido do nosso corpo é encontrado a célula tronco? Justificar que o embrião não é uma vida, é uma grande contradição! Por que se muitos espermas são perdidos, são perdidos porque não são fecundados. No entanto, no caso de embriões, são vidas em potencial. Se não fosse assim eles não seriam usados em fertilidade. Acho que a ciência deveria buscar forma mais sensata de proteger a vida, uma vez que ela deve estar em função do homem e não o homem da mesma...como já foi dita por alguém. E principalmente Uma vida indefesa.

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR PASTOR ALTAIR, AMADO IRMÃO EU SOU UM NOVO CONVERTIDO TENHO PAENAS CINCOS ANOS E 8 MESES DE CONVERSÃO, MAS VEJO QUE MUIAS COISAS PRECISAM SER MUDADAS DENTRO DA CASA DE DEUS, SEI QUE TENHO OS MEUS PECADOS E AS MINAHS INPERFEIÇÕES, POREM VEJO A NECESSIDADE DE MUDANÇA O QUANTO ANTES POSSIVÉL POIS COM DEUS NINGUÉM BRINCA E DEUS Ñ SE DEIXA ESCARNECER, O QUE O HOMEM PLANTA NO ESPIRITO CEIFARÁ NO ESPIRITO MAS O QUE O HOMEM PLANTAR NA CARNE CEIFARÁ NA CARNE A CORRUPÇÃO, AMADO TANTOPS CANTICOS DENTRO DA CSA DE DEUS CANTICOS DE LOUVORES SE É QUE PODE CHAMAR DE LOUVORES A DEUS AMADO E O TEMPO PALAVRA A EXPOSIÇAÕ DA PALAVRA DE DEUS É UMA COISA VELHA MIRRADA, TÁ NA HORA DE DÁ UM BASTANSITO EM NOME DE JESUS, JESUS DISSE E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ, E CONHECEREIS OS LOUVORES E OS LOUVOORES VOS LIBERTARÁ É BEM VERDADE QUE DEUS HÁBITA NO MEIO DOS LOUVORES MAS É NO MEIO DOS LOUVORES E Ñ NO MEIO DE CANÇÕES QUE ENCHE O NOSSO EGO DE COISAS TERRENAS E QUEREM TRATAR-NOS COMO SER FOSSEMOS COITADINHOS NA HISTÓRIA,ISTO TEM QUE M UDAR EM NOMEDE JESUS, DEUS VAI AGIR NESTES ULTIMOS DIAS COM MAS SERIEDADE DO QUE NUNCA POIS DEUS É SANTO E COM ELE NINGUEM BRINCA AMADO E TEM OUTRA COISA QUE EU DETESTO EM NOSSO MEIO É QUE MUITAS DAS VEZES OS HOMENS QUE SE DIZEM HOMENS DE DEUS USAM O PÚBITO DAS IGREJAS PRA DESABAREM E USAREM DE AUTORITARISMO COM AS OVELHAS DO SENHOR JESUS CRISTO DEUS TBM VAI TOMAR PROVIDÊNCIA A RESPITO DISTO EM NOME DE JESUS, QUE DEUS AMADO EM CRISTO JESUS CONTINUE LHE DANDO FORÇAS PARA COMBATER ESTAS COISAS QUE ESTÃO ACONTECENDO DE ERRADO DENTRO DA CASA DE DEUS, A PAZ DO SENHOR E UM ABRAÇO EM CRISTO JESUS AMADO FEITO POR ME FRANCISCO GONÇALVES FILHO DE NATAL RIO GRANDE DO NORTE E QUE TODA HONRA, GLORIA, LOUVOR E ADORAÇÃO SEJA DADA AO NOSSO SALVADOR JESUS PARA TODO SEMPRE OU MELHOR DIZENDO AO NOSSO DEUS TRINO DEUS PAI DEUS FLHO E DEUS ESPIRITO SANTO.