quinta-feira, 29 de maio de 2008

NOTA DE FALECIMENTO

FOTO TIRADA COM O PASTOR ISAAC, POR OCASIÃO DA ESCOLA BÍBLICA DE OBREIROS NO ANO DE 2000

É com lágrimas nos olhos e com um profundo pesar, que comunicamos o falecimento do Pastor Isaac Martins Rodrigues, Presidente de Honra da Assembléia de Deus em Abreu e Lima-PE.

O corpo será velado no Templo Central da Assembléia de Deus em Abreu e Lima. O sepultamento está marcado para amanhã, às 15:00 hs, no cemitério do município de Abreu e Lima-PE.

Segue abaixo um breve histórico da vida e obra do Pastor Isaac Martins Rodrigues:

"O irmão Isaac nasceu em Recife no dia 19 de agosto de 1926, no calor de um lar cristão. Seus pais, Alexandrino Martins Rodrigues e Séfora Lopes Rodrigues, foram um dos primeiros casais a figurar nos anais da história da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Pernambuco, como também no Brasil. Criado em um ambiente embasado nos princípios bíblicos, desde a mais tenra infância foi levado a se consagrar sem quaisquer reservas ao serviço do Senhor. A prova disto é que aos 20 anos, em 1946, é separado para servir à Igreja como auxiliar. Em 1948, o jovem Isaac, já com 22 anos, recebe o batismo com o Espírito Santo, galgando mais das benesses divinas, sentindo a partir daí maior intensificação do ardor da chama pentecostal e procurando dedicar-se integralmente à obra do Mestre.

Neste mesmo ano (1948) foi consagrado ao corpo diaconal. Em 27 de setembro de 1949, casou-se com a jovem Neusa Rodrigues. Um ano depois foi separado para o presbitério. O amor à Palavra e à evangelização torna inconteste a escolha e ordenação de Isaac Martins Rodrigues ao santo Ministério como evangelista, fato que ocorreu em 04 de outubro de 1951.

A palavra EVANGELIZAÇÃO sempre foi marca indelével em toda sua trajetória ministerial, uma carreira pontilhada de vitórias e eloqüentes testemunhos de fé, que em inúmeras viagens feitas ao sertão do Estado de Pernambuco pôde deixar semeada no coração de muitos sertanejos a Palavra da Cruz. Diante dos olhos dos pioneiros da Igreja em Recife, homens como os missionários Joel Carlson, Eurico Bergsten; José Amaro da Silva, José Rosa dos Santos, entre outros, pôde receber o reconhecimento da chamada divina que se tornava cada dia mais evidente na sua vida. Cargos de relevância foram-lhe confiados: esteve à frente da superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais por 17 anos; foi tesoureiro e secretário da igreja por alguns anos.

PROFECIAS

Antes da vinda do Pastor Isaac Martins para Abreu e Lima, Deus deixou alguns sinais da sua explícita vontade. Estando em Recife ouviu (através de um vaso anônimo), uma contundente profecia:

“Isaac vou te entregar um campo e ai de ti se recusares, pois vou fazer crescer, crescer e crescer!”

Outro fato corroborou com esta profecia: o pastor Amaro Alexandrino de Sena, no exercício das suas funções na Igreja em Abreu e Lima, ao colocar a pedra fundamental para construção de um templo na localidade por nome Jaguarana, município do Paulista, estando presente um grande número de obreiros e entre eles, o evangelista Isaac Martins, proferiu a seguinte mensagem:

Hoje faço o lançamento da pedra fundamental, porém quem irá construir este templo é o irmão Isaac.

O próprio Pastor Isaac, contou certa vez ao irmão Sebastião José de Souza (hoje diácono em Abreu e Lima), o seguinte fato:

"Eu vinha, no final da década de 50, de Goiana com uma comitiva de pastores de um trabalho que lá ocorrera. Ao passar em frente ao Templo Sede de Abreu e Lima, o saudoso Pastor José Amaro da Silva tocou-me e disse em tom de confidência: 'Isaac, olha Abreu e Lima'. Era como se estivesse dizendo: 'este Campo te espera'. "

Deus também revelou em sonho a uma irmã por nome Maria Tota, “um homem de pequena estatura, que carregava um guarda-roupa sobre a cabeça”. Esta irmã, natural de Abreu e Lima (mas tendo se dedicado ao trabalho do Mestre em Tabuleiro, Usina São José e Vila Rural), não entendeu naquele momento, que o “homem do sonho transportando o pesado móvel” era o Pastor Isaac Martins Rodrigues.

Em 23 de julho de 1969, pastor Amaro foi chamado ao descanso eterno. Um acidente automobilístico o vitimou, como também a esposa e uma sobrinha. O evangelista Antonio Ulisses da Silva, em caráter interino assumiu o Campo em Abreu e Lima. Como profetizara o pastor Amaro Alexandrino de Sena, o seu sucessor de fato, foi Isaac Martins Rodrigues, que em 24 de outubro de 1969, com 43 anos foi consagrado pastor, e, em 9 de novembro do mesmo ano, o pastor José Amaro da Silva, Presidente da Igreja em Recife, o empossou como pastor Presidente no Campo de Abreu e Lima. O Ministério local era composto apenas de 01 evangelista, 09 presbíteros e alguns diáconos.

Na posse, o pastor Isaac tomando a palavra deixou para a meditação da Igreja o texto de I Tessalonicenses 5.25: 'Irmãos, orai por nós.'

Assinaram a Ata de Posse, na data supracitada, os seguintes obreiros que constituíam o Ministério local: Amaro Francisco da Silva (Pb e 1° Secretário), Antonio Pedro Sales (Pb), José Antonio da Silva (Pb), Jeferson Henrique Rabelo (Pb), Sebastião Salú da Silva (Pb), Policarpo Lira (Pb), Antonio Francisco da Silva (Pb), José Pontes da Silva (Pb), Augusto Lopes (Pb), Antonio Ulisses da Silva (Ev), José Amaro da Silva (Pr) e Isaac Martins Rodrigues (Pr).

O coração que pulsava por evangelização impulsiona o pastor Isaac, estando apenas há cinco anos à frente da Igreja, a ultrapassar as fronteiras do Brasil e enviar o primeiro missionário a Moçambique, no continente africano. Era 1974, ano digno de nota, por ser ele o primeiro no Nordeste a investir em missões transculturais, quando as finanças não comportavam tal feito. Ao longo do tempo, outros países foram alcançados pela mesma chama missionária: Venezuela, Equador, Austrália, Portugal, Estados Unidos, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Israel.

Pastor Isaac Martins Rodrigues, nos seus 34 anos de pastorado sonhou e projetou, mas também empreendeu e desenvolveu um grande trabalho para o Reino de Deus, tornando-se conhecido nacional e internacionalmente, deixando sempre evidenciar dois traços fortes de sua personalidade: humildade e coragem.

CURRÍCULO

Seu currículo é extenso e ajudou a escrever a história da Igreja no Brasil: três vezes presidente do Conselho Administrativo da CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus); uma vez vice-presidente, e hoje é conselheiro vitalício; membro da Mesa Diretora da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil); membro do Conselho de Doutrina por várias vezes; membro do Conselho Consultivo da EETAD (Escola de Educação Teológica da Assembléia de Deus); foi presidente e fundador da UMADENE (União dos Ministros da Assembléia de Deus no Nordeste); Diretor do Educandário Evangélico Neusa Rodrigues; diretor do Orfanato e Abrigo dos Idosos Estrela de Bethel; recebeu a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar; Medalha do Sesquicentenário, concedida pela Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco; recebeu Título de Cidadão das seguintes cidades: Abreu e Lima, Igarassu, Paulista e Olinda.

Concluiu Licenciatura de Estudos Sociais pela Faculdade de Formação de Professores de Olinda (FUNESO), em 1980; Bacharelado em Teologia pela Academia Cristiana La Voz de Los Andes, em 1985. Ainda como Evangelista servindo a Igreja em Recife, Isaac Martins Rodrigues, escreveu o livro A História das Assembléias de Deus em Pernambuco (Jubileu de Ouro - 1918 a 1968), que se constitui um relato minucioso dos fatos históricos que envolvem a formação, implantação e expansão da Igreja em todo o Estado. O outro livro que nos deixou para a posteridade foi o Manual do Professor de Crianças, editado em 1984, pela CPAD.

Do casamento com a irmã Neusa Rodrigues (que dormiu no Senhor em 1974), nasceram os seguintes filhos: Noemi, Rute (ambas, in memoriam), Ester, Adna e Joquebede.

Em 14 de fevereiro de 1976, o Senhor lhe concedeu uma nova companheira, a irmã Cosma Maria Rodrigues, acrescentando-lhe mais dois filhos: Rute e Isaac Júnior.

TEMPLO CENTRAL - UM MARCO PARA A CIDADE DE ABREU E LIMA

Dentre muitos feitos realizados pelo pastor Isaac, um se destaca dos demais. No centro de Abreu e Lima, depois de um histórico de muitas lutas e dificuldades, foi erigido o Templo Central, que pode ser visto à distância, tanto pelos que entram como pelos que saem da cidade. Este prédio todo em mármore, de arquitetura e linhas arrojadas e estilo modernista, foi inaugurado no dia 6 de novembro de 1994, contando com a presença de obreiros locais e de diversas partes do Brasil.

O evento (inauguração do Templo Central), foi evidenciado pela imprensa local:

"(...) É também fruto das 'contribuições voluntárias' desses evangélicos, de acordo com o pastor, o majestoso templo em mármore que será inaugurado hoje, naquele município. Há quatro décadas existia no local uma simples casa de madeira e barro coberta com capim, onde os cultos eram realizados à luz de candeeiro. A inauguração coincide com o jubileu de prata de pastorado do reverendo Isaac Rodrigues."

PEDIDO DE JUBILAÇÃO

Em 14 de fevereiro de 2004, o Pastor Isaac enviou o seu pedido de Jubilação à Convenção. Em Assembléia Convencional Extraordinária, Pastor Roberto José dos Santos por aclamação unânime é eleito Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Abreu e Lima e da COMADALPE (Convenção Estadual de Ministros da Assembléia de Deus com Sede em Abreu e Lima-PE). Desde a data supracitada, o Pastor Isaac Martins Rodrigues passou a ser reconhecido como Presidente de Honra da Igreja e da Convenção, onde esteve cumprindo seu mandato por 34 anos. Deixou como legado ao seu sucessor, uma Igreja composta de aproximadamente 130.000 “ovelhas”, entre membros e congregados distribuídos em 550 congregações em todo o estado de Pernambuco; 98 pastores, 108 evangelistas, 542 presbíteros e 1.068 diáconos.

PATRIARCA DE 77 ANOS PASSA O CAJADO PARA UM JOVEM DE 38 ANOS

Pastor Roberto José dos Santos foi gerado pelo Pastor Isaac e esteve ao seu lado como vice-presidente por 7 anos. Soube receber com humildade, responsabilidade e hombridade o grande legado deixado por este grande vulto da história da Igreja no Brasil. Essas são suas palavras em referência àquele que pode ser considerado seu pai na fé:

Ele é um apóstolo da Igreja. Dedicou toda sua vida a Obra do Senhor. Um homem que sempre zelou pelos bons costumes da Palavra de Deus (...). "Enquanto o pastor Isaac estiver entre nós, a cadeira de presidente no Templo Central estará reservada para ele", disse o pastor Roberto José dos Santos, atual presidente da Igreja e Convenção Estadual.

Como servo, o Pastor Isaac procurou sempre cumprir cabalmente a tarefa que lhe foi atribuída, dedicando-se inteiramente ao cuidado das ovelhas do Senhor Jesus." (Texto extraído do livro Assembléia de Deus em Abreu e Lima - 80 anos: síntese histórica, p. 59-67))

Hoje, ele não está mais está entre nós, mas temos a certeza de que em breve o encontraremos nas mansões celestiais.

Deixo aqui, as minhas condolências para a família enlutada.

6 comentários:

Pastor Geremias do Couto disse...

Caro Altair:

Lamento profundamente a perda do pastor Issac Martins Rodrigues. Pude desfrutar de sua amizade pessoal e sei o que ele representou para a igreja no Brasil

É óbvio que ele descansou de suas obras e esté melhor do que nós. Mas certamente sentiremos muito a sua falta.

Lamento não poder estar presente ao sepultamento, mas transmita as minhas conodolências à família, a igreja e ao pastor Roberto José.

Deus lhe abençoe.

Geremias do Couto

Silvio Araujo disse...

Acredito que todo o Brasil evangélico conhece este operoso servo de Deus, que muito contribuiu para a expansão do Evangelho em nossas terras.
Fiquei muito triste com esta notícia, embora soubesse que ele estava enfermo há muito tempo.
Ele foi um grande amigo do meu avô, maestro João Vieira de Araujo, primeiro maestro da AD em PE, com quem sempre viajava para visitar os trabalhos que se iniciavam no interior do Estado e cidades vizinhas ao Recife.
Que o Senhor console a família e toda a Igreja.

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Pr. Altair!
Conheci o Pastor Isaac Martins Rodrigues à distância, no entanto, aprendí admirá-lo por sua obra, ministério e postura.
Entendo que o Pr. Isaac Martins deixou sua marca na Igreja da Pernambuco e do Brasil.
Sentiremos sua falta.
Registro minhas condolência ao você meu preclaro companheiro, à família enlutada e ao Pastor Roberto Jose.
O Reino de Deus perdeu um soldado valente aqui na terra, mas o céu ganhou um vencedor.

herlon charles disse...

Pr.Altair,para nós e para família, é uma perda muito grande.Mas, tenho certeza que os céus o receberam, este Apóstolo, com grande júbilo.
Deixo meus sentimentos a todos os familiares e a toda Igreja local

Que o Senhor possa vos consolar.

Dc.Herlon Charles
herloncharles@live.com

Pastor Besaleel Assunção disse...

Pastor Altair:

Lamento com pesar a passagem do querido Pr. Isaac Martins.
Ele ajudou a escrever a história de nossa igreja e inspirou muitos jovens a lutar pela fé evangélica através do exemplo de vida e ministério.
Deixo minhas condolências à familia e a todos da igreja e ministério.

Pr. Besaleel F de Assunção
Teresina - PI

Saraiva disse...

ANTONIO SARAIVA Combati um bom combate e guardei a fe.ate logo reverendo obrigado pelas suas oraçoes em meu beneficio na oraçao missionaria fui liberto do cigarro,sua oraçao surtiu efeito,hoje sou obreiro pela misericordia,minhas condolencias a familia