sexta-feira, 16 de maio de 2008

Congresso Mundial "Interdenominacional" das Assembléias de Deus (02)


Como já escrevi, o referente Congresso acontecerá no período de 23 a 25/05/2008, em Lisboa-Portugal.

O único cantor brasileiro convidado para o evento (cuja designação "interdenominacional" foi por mim adicionada) é o Pr. André Valadão (Formado como ministro pelo Rhema Bible Trainning Center/Kenneth Hagin Ministries -EUA), da Igreja Batista da Lagoinha-MG (vídeo acima), conforme nos informa o site oficial do evento.

Salvo melhor e mais clara justificativa por parte dos organizadores, parece-nos que a ida do pastor e cantor André Valadão servirá para dar um certo glamour ao evento.

Mantenho o meu protesto em razão da exclusão dos cantores brasileiros assembleianos (já falei que não se trata de sectarismo, mas sim, de coerência).

Não vou! Ficarei por aqui orando para que os nossos congressos não percam o foco, não vindo assim a serem transformardos em meros "eventos gospels".

15 comentários:

Ícaro Lenine disse...

Concordo plenamente com sua posição, Irmão Altair.

É muito incoerente que não haja nem cantores e nem pregadores assembléianos no Brasil, nós somos o berço dessas Igrejas espalhadas pelo mundo afora, mereciamos mais consideração por parte dos organizadores.

Eu também não vou!

Primeiro porque não tenho recursos e depois porque não tem sentido tal coisa.

É realmente um congresso interdenominacial que pouco tem a ver com a nossa querida igreja.

Fico muito triste ao ver tal incoerencial tanto ao convite feito ao "apóstolo" do G12, André Valadão e chamar uma pastora para ser preletora no congresso.

Isso me pareçe mais um congresso de uma igreja neopentecostal do que a assembléia de Deus que conhecemos.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Amado

Acompanho o caso do Congresso Mundial das Assembléias de Deus / Aceita o Desafio em seu blog e no blog do irmão Dalardier Lima (Reflexões Sobre Quase Tudo). E reparei na página oficial dos organizadores desse evento que ele está organizado para ser evangelístico, não é uma convenção fechada, interna, voltada aos líderes da igreja Assembléia de Deus, ou seus membros.

Sem querer fazer defesa dos organizadores portugueses, penso que assim como é necessário ao pescador colocar boas iscas no anzol ao pescar, também se faz necessário nos eventos desse tipo usar boas“iscas humanas” para provocar interesse de participação nas pessoas que ainda são não-crentes.

Como tornar quem não é crente alguém interessado? As almas sem Jesus não são espirituais. Elas vivem segundo os cinco sentidos naturais, vão atrás do que elas vêem ouvem, tocam, inalam, comem... E, partindo desse pressuposto (audição e visão), acompanhe meu raciocínio: Quem será mais conhecido entre os adoradores Lília Paz, Vitorino Silva e André Valadão? Com certeza, entre os três citados é o André Valadão...

Precisamos olhar a situação do convite português pelos resultado das stratégias de divulgação do ministério desses adoradores em suas gravadoras... O André tem seus CD's e DVDs espalhados na América do Norte, Japão, países europeus... E os cantores assembleianos? Não. A Patmus Music gravou o primeiro DVD dos dois adoradores assembleianos, agora, no mês passado e talvez ainda nem esteja às vendas aqui no Brasil.

Além disso, existe a questão dos estilos musicais. Qual deles é mais bem recebido pelo público, interdenominacionalmente? O repertório deles é distinto um do outro... A assembleia de Deus brasileira sempre esteve refém de grandes debates por causa do ritmos...

Ainda nos dias de hoje percebo que são muitos os assembleianos brasileiros que possuem grande preconceito quanto aos termos canção e música. Um hino é uma música... Um hino é uma canção... Mas é pecado dizer que o Vitorino Silva grava canções... Não podemos dizer que a Lília Paz grava músicas.

Por causa disso não vejo essa situação do não-convite aos assembleianos como um desdém. É uma questão de escolha seguindo a perspectiva de qual é a isca mais atraente aos que estão sem Jesus. E nestes momentos, penso eu, a placa denominacional deve ficar em segundo plano.

Oremos para que muitas almas sejam salvas naquele congresso português!

Desculpe-me se a minha contundência parece ser uma animosidade. Não é.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Eliseu, só retificando, o "congresso", e não a "cruzada", não é para ser evangelístico, mas sim para o promover o evangelismo. Observe a declaração de propósitos extraída do site:

1. Declaração de propósitos

Fazer deste Congresso Mundial um impacto espiritual pela proclamação de uma mensagem centrada em Cristo, e através do mover sobrenatural do Espírito Santo, buscar um despertamento espiritual para o Mundo em geral e para a Europa em particular.

E ainda o enquadramento histórico:

2. Enquadramento Histórico

O Congresso Mundial é um evento que ocorre em cada triênio. Tem como principal objectivo congregar a família assembleiana espalhada pelo mundo, para um tempo de reflexão e dessa forma definir novos rumos e novos objectivos.

Percebe o "família assembleiana"?

Dessa forma, respeito a opinião do amado, amo meus irmãos de todas as denominações, mas mantenho a minha posição sobre a incoerência do evento.

Um abraço e a paz do Senhor!

ALTAIR GERMANO, disse...

Amado Ícaro, como o título do post bem especifica: trata-se de um congresso "interdenominacional", que conforme escrevi incoerente.

Paz do Senhor!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pr Altair

Reconheço o meu equívoco quanto ao propósito do congresso. Realmente é um evento voltado para quem é membro da Assembléia de Deus.

Ou eu não havia lido àquela página que citou ou ela recebeu nova atualização...

Resta, então, aos crentes brasileiros, assembleianos, fazer às vezes de bons cicerones, dispensando ao irmão André Valadão o amor de Cristo Jesus que está derramado em nossos corações.

Como eu deixei registrado em outro fórum desta série que tem feito neste blog, sobre o congresso, tenho a impressão os organizadores pretenderam com o convite ao cantor batista passar a mensagem de que a liderança da AD é contrária a qualquer espécie de espírito sectário. Atos valem mais do que palavras.

E, com certeza, o acontecido reverberará em outras ocasiões, porque os exemplos que mais são seguidos são os que vêm "de cima"...

Respeito seu posicionamento nesta questão.

Abraço, na paz do Senhor.

Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/

Daladier Lima disse...

Eles precisavam era de um boicote generalizado. Infelizmente, por conta da doutrina do amor, estamos indispostos a atitudes contundentes, em desacordo com o que ensinou Jesus. Ao chegar no templo, por exemplo, ele não deu sequer prazo para os cambistas ladrões retirarem seus quiosques, mas logo os tratou no chicote.

Por que, Eliseu, eles não convidaram o "André Valadão" de Portugal? Será que não tem nenhum lá? Não conheço Portugal, nem sua música evangélica, mas duvido que não haja alguém com este perfil lá.

Eu entendo como uma maneira de dar status internacional a um Congresso irrelevante, feito, lamentavelmente, com a anuência da igreja brasileira. Como disse o Pr. Altair não é pirraça é incoerência.

Eu tenho minhas dúvidas de que num Congresso Mundial Batista, se convidasse o André Valadão!

Anônimo disse...

Caro irmão Icaro Lenine!

"nós somos o berço dessas Igrejas espalhadas pelo mundo afora"

Esta sua frase revela um completo desconhecimento da realidade evangélica do mundo. Deve ter-se em grande conta meu irmão...
Que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado, nunca ouviu essa?!?!?.
As AD's no mundo têm culturas muito diferentes, não pensem que são todas como no Brasil e que temos que obedecer à vossa bitola.
O Andre Valadão tem um estilo de musica muito mais europeu que qualquer cantor assembleiano do Brasil que conhecemos dai o convite penso eu.
Sinceramente perder tempo com este tipo de comentários nem parece de pessoas consagradas e que deveriam estar ocupadas com o ministério e com as almas perdidas.

Um português crente, assembleiano mas sem palas nos olhos!!!

ICHTUS disse...

Penso eu que as Assembléia de Deus têm muito mais a perder por criar esse tal congresso. Este "apóstolo" citado é um herege, não há dúvida. Logo o grupo DT também estará por aí, nos congressos assembleianos, expondo suas canções com letras sem nenhum respaldo bíblico e com aquelas coreografias de gosto discutível.
Pareço sectário, mas não sou. Creio que as AD chegaram até aqui por não darem margem para modismos e invencionices que temos nas denominações neopentecostais e outros grupois que vêm surgindo. A meu ver, isto cheira a uma espécie de ecumenismo, já que, para que os evangélicos abracem-se com as outras religiões, devem, primeiramente, unirem-se entre si. Um exemplo disso é que já vemos Pr. Silas Malafia e o "apóstolo" Terranova juntos em alguns eventos...
Devemos nos lembrar que a igreja nos E.U.A. fez tanta mistura que acabou. É lamentável.
É o parecer.
W. Schneider - AD Curitiba

Anônimo disse...

gostaria de parabenizar o pastor pelo alerta aos nossos lideres pois temos muitoscantores de renome com o VITORINO SILVA e outros.

Anônimo disse...

Acho que algumas opiniões colocadas neste forum revelam algum egoísmo incompreensivel a quem se diz crente.O André Valadão foi uma benção, independentemente da sua origem denominacional. Além disso, como verdadeiros assembleianos que deveríamos ser, poderíamos dar menos importancia aos cantores e deveríamos contribuir com os nossos comentários para elevar bem alto o nome de CRISTO, a Ele toda a Glória!

Comentário de um português que ouve mais musica evangélica brasileira que portuguesa ou inglesa...

Anônimo disse...

SOU MEMBRO DA ASSEMBLEIA DE DEUS, MAS CONSIDERO O POVO ASSEMBLEIANO MUITO PRECONCEITUOSO E ORGULHOSO ESPIRITUALMENTE. ACHO QUE A UNIAO DE EVANGELICOS NAO SIGNIFICA ECUMENISMO.DEIXEMOS O JULGAMENTO COM O SENHOR.
DESCULPEM-ME A FRANQUEZA.
FIQUEMOS EM PAZ!

Manuela disse...

Meu Deus... Não pretendo desrespeitar nenhum dos irmãos que aqui postou comentários...
Sou uma jovem portuguesa, assisti a tudo o que consegui do Congresso Mundial das AD's!

Não gosto especialmente da música do André valadão, mas se realmente (e comprovo) as pessoas foram naquela noite levadas à adoração por hinos que ele cantou, qual é o problema?! Os irmãos tem algo que possam comentar acerca dos valores morais desse irmão? ele está envolvido em algum escandalo? Foi acusado de algum crime?

Respeito que não gostem, eu tb não gosto muito, mas é preciso fazer tanto alarido por causa disso?!

Em Portugal também temos muitos e bons músicos e bons cantores e adoradores, e não ouvi grande alarido por cá, porcausa de convidarem o cantor André Valadão.

jà agora (se isso vos descansar!) devo dizer que André Valadão se apresentou de fato e gravata e que não existiram "coreografias duvidosas"!!!

Já agora, permitam-me dizer que a "pastora" não ministrou a palavra de Deus em nenhuma sessão plenaria! Não foi para isso que foi convidada!
Apenas deu um seminário acerca do ministério que DEUS LHE DEU de evagelizar as prostitutas!!! Algum dos irmãos tem a coragem de fazer isso?! Eu sei que eu não teria! A menos que Deus me chame e capacite!
E foi o que Ele fez com esta irmã!

Os irmãos deviam estar contentes pelo seu trabalho e orar para que esta irmã possa ser usada para tirar da imoralidade tantas mulheres, como tem feito!!!


Graças a Deus pelo irmão portugues emigrado no Brasil que trouxe pela primeira vez o movimento assembleiano para Portugal!
Mas como filhos de DEUS, ELE deixou-nos uma obrigação "IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA!"
Ele não disse, "se vos apetecer ide"; "se não tiveres mais nada para fazer ide!"; ELE FOI MUITO CLARO! Disse "IDE!"

Irmão Lenine, é Deus quem dá a recompensa, a única coisa que PORTUGAL DEVE AO BRASIL, a meu ver, É O DEVER DE CONTINUAR A LEVAR A MENSAGEM DA SALVAÇÃO!!


Se alguém quiser me responder deixo aqui e-mail! manucostita@gmail.com

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Manuela, quero agradecer-lhe por ser leitora deste blog. Respeito o seu ponto de vista, mas mantenho o meu protesto diante da incoerência dos organizadores do evento.

Espero que no futuro, o que aconteceu não se repita. No fundo, penso que eles, os organizadores, entendem minhas colocações.

Oro pela igreja em Portugal, para que o Senhor Jesus permaneça derramando de suas bençãos.

Uma saudação calorosa do seu irmão em Cristo,

Manuela disse...

Muita Paz. Entendo que compreendam a posição do ir. Altair, embora não concorde com ela, mas é que tenho visto por vários blogs pessoas quem tem deixado comentários de total descrédito a organização que tanto trabalhou, orou e jejuou por este evento... Que foi, (acreditem!) uma benção grande..
Sinceramente, isso entristece..
Perdoem-me se me deixei entusiamar no comentário anterior. Não pretendia, e repito, desrespeitar ninguém.

Paz!

Ana Ramalho disse...

Sou "Assembleiana" da cabeça aos pés e sou portuguesa... mas acima de tudo, sou filha de Deus.

Dou graças ao Pai porque Ele não escolhe denominações mas, como Paulo diz aos Efésios, quebrou a barreira que separava judeus de gentios para termos acesso TODOS à mesma Salvação.

É pena que fale sem estar consciente de muitos dos factos.

É com a salvação dos perdidos que nos deveríamos preocupar, mais do que em fazermos "guerra espiritual" contra os nossos irmãos.

Estamos na última hora e precisamos concentrar-nos na tarefa que realmente é prioritária e decisiva para o futuro eterno das pessoas à nossa volta.

"Ide por todo o mundo..." Jesus