terça-feira, 31 de julho de 2007

Vaias uLULAdas e a sabedoria divina!

Foto: Globo OnLine

Vaiar é uma prática que remonta ao 5º. século a.C. Há registros de sua presença nas civilizações, egípcia, grega e romana.

Gritos, assobios e ululações, são elementos sempre presentes nas vaias.

Podem ser quanto a origem, espontâneas ou organizadas, manifestando sempre indignação, protesto, reprovação ou qualquer outro tipo de desagrado.

Nos últimos dias (desde a abertura dos jogos Pan-Americanos), nosso presidente vem recebendo uma desconfortável e constrangedora seqüência de vaias. Apesar disso, continua aparentando certa tranqüilidade e confiança.

Hoje, quando discursava em Cuiabá (MT), afirmou o seguinte:

"Eu acho que Deus, quando fez a gente, ele nos fez perfeitos, temos duas orelhas, uma para escutar vaias e outra para escutar aplausos. Isso não incomoda, sobretudo se os que estão vaiando são os que mais deveriam estar aplaudindo. Os que estão vaiando, Prefeito, posso garantir, são os que ganharam muito dinheiro neste País no meu governo. Aliás, a parte mais pobre é que deveria estar mais zangada, porque ela teve menos do que eles tiveram. É só ver quanto ganharam os banqueiros, é só ver quanto ganharam os empresários."

Ouça o discurso http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowAudios.action?destaque.idGuidSelect=518C7C5EE2044ACABE7563AD8E99FF35

TEÓLOGOS!?

O que são teólogos? Para que servem? A igreja precisa realmente deles?

Dependendo da perspectiva de quem responda as questões acima, as respostas podem ser dissonantes, preconceituosas e esteriotipadas.

Teólogos são para alguns, sujeitos frios, céticos, semi-heréticos, meros reprodutores de dogmas, teóricos improdutivos. “Essa raça miserável, deveria ser de uma vez por todas extirpada da igreja”, sentenciam os de maior animosidade.

É bem verdade que muitos fazem jus a tais conceitos. Perderam por alguma razão, o rumo de sua vocação.

Apesar de certa resistência, insatisfação, incompreensão e pressão de alguns, o teólogo não deve abrir mão do seu compromisso de preservar a são doutrina, de denunciar o erro e corrigir quem quer que seja (sempre com respeito e serenidade), de interpretar e re-interpretar a realidade, possibilitando assim, a constante adaptação (e não relativização) da mensagem do evangelho para o homem e o mundo contemporâneo.

O teólogo não pode se omitir ante os padrões legalistas, engessados e rígidos, impostos e teimosamente mantidos, em nome de um falso e patológico zelo religioso.

Ser teólogo é estar pronto para servir a Deus e a Igreja em qualquer fronte. Seja no trabalho prático ou intelectual.

Apesar de pequeno e desprezível, sou teólogo pela graça e para a glória de Deus!

NÃO SE APRESSE!


A pressa é inimiga da perfeição e da vocação ministerial.

Jovens talentosos (e anciãos também), estão cada vez menos pacientes para esperar o tempo de Deus em suas vidas.

Desejar o episcopado não é errado (1 Timóteo 3.1). Querer antecipá-lo é no mínimo perigoso para sua trajetória como obreiro.

Não se desespere. Se você tem uma chamada de Deus para o santo ministério, é provável que a igreja e a liderança já perceberam.

Não corra desesperadamente atrás de cargos e posições. Não atropele ninguém. Resista aos convites tentadores, que só servem para lhe tirar do lugar que o Senhor te colocou. Não ambicione coisas altas, acima daquelas que Deus preparou para você.

O que o Senhor resolveu te outorgar, a seu tempo virá. Seja paciente!

segunda-feira, 30 de julho de 2007

INTERNET NO TRABALHO


Receba a "mensagem": Seja prudente no uso da internet no ambiente de trabalho. Seu patrão precisa de seu tempo, atenção e produção.


domingo, 29 de julho de 2007

VESTIBULAR 2008 DAS FEDERAIS DE PE


As incrições para o vestibular 2008 das Universidades Federais de Pernambuco foram prorrogadas. Veja mais informações no site da COVEST http://www.covest.com.br/

O Cordeiro e o Leão - Diante do Trono

"Unção de leão"! O que poderá vir mais por aí em nome do mover de Deus? Sim, fiquei sabendo que em alguns lugares tem crentes e pastores fazendo xixi ao redor da cidade, demarcando assim (como fazem os leões), o território para Jesus. Veja mais no blog do Pr. Ciro Sanches http://cirozibordi.blogspot.com/2007_06_01_archive.html

GERAÇÃO DE "APAIXONADOS"

Muitos cantores e grupos evangélicos (pregadores também) estão dando uma ênfase indevida para a "paixão". Aline Barros, Ana Paula Valadão, Fernanda Brum, dentre outros grandes nomes da música evangélica brasileira, já embarcaram nesse modismo.

Euforia, fogo de palha, empolgação, ansiedade, descontrole, loucura, entorpecimento mental, egoísmo, intensidade, instabilidade, dominação, são alguns termos que se associam bem a paixão.

Paixão é patologia do amor. Não é amor.

Os adolescente são geralmente mais vulneráveis a este sentimento, devido a falta de vivência e experiência. Daí entende-se o grande sucesso das canções "apaixonadas" em seu meio. Alguns adultos acabam caindo também nas redes e laços da paixão.

Praticamente, todas as vezes que "paixão" aparece no Novo Testamento, relaciona-se com um sentimento ou atitude negativa (Rm 1.26; Gl 5.24; Cl 3.5; 2 Tm 2.22; Tt 2.12; 1 Pe 1.14; 2 Pe 1.4; Jd 18, e outros).

Quando Jesus esteve com Pedro após sua ressurreição, junto ao mar de Tiberíades, não perguntou se o mesmo estava apaixonado por Ele (João 21.15-17). "Amas-me" (gr. agapas me)? Foi a pergunta feita por Jesus.

Não é uma geração de "apaixonados" que Deus deseja, mas sim de "compromissados" com Ele e com a sua palavra. Uma geração que simplesmente lhe devote amor.

sábado, 28 de julho de 2007

UM PEQUENO DESCUIDO NO FINAL

Um pequeno descuido no finalzinho da prova dos 3.000 m com obstáculos feminino, fez a corredora brasileira Zenaide Vieira (à direita na foto) perder a medalha de prata.
Como escrevi no post http://altairgermano.blogspot.com/2007/07/um-alerta-para-os-lderes-e-pregadores.html é preciso ter cuidado no "final".


A "corrida cristã" exige prudência do começo ao fim (1Co 9.24-27)

IGREJA "MENINA"


A razão de muitos pregadores pentecostais não se interessarem pela maturidade espiritual da igreja, não é como dizem, a preocupação com o esfriamento espiritual da mesma.

O fato, é que o amadurecimento das chamadas "igrejas meninas" lhes dariam sérios prejuízos financeiros.

Afinal de contas, quem mais estaria disposto a pagar os cachês tabelados, os vôos, e os hotéis cinco estrelas para os mesmos? Quem compraria suas apostilas, livros, CD's e DVD's?

A Bíblia nos ensina que não é apenas possível, como, extremamente necessário ser "maduro" sem deixar de ser "espiritual" (no verdadeiro sentido do termo).

"Se alguém se considerar profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E, se alguém o ignorar, será ignorado. Portanto, meus irmãos, procurai com zelo o dom de profetizar e não proibais o falar em outras línguas. Tudo, porém, seja feito com decência e ordem." (1 Coríntios 14.37-40)

APENAS UM SUSTO!

Foto: Pr. Altair Germano e Pr. Silas Malafaia (CGADB/2007)

Aconteceu hoje pela manhã, quando ao ligar a TV no programa do Pr. Silas Malafaia http://www.prsilasmalafaia.com.br/tvonline/videos/96/video96.htm, passei cerca de 20 minutos ouvindo-o falar de ofertas, dinheiro, Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira. Pensei que o mesmo tinha virado a "casaca" para o lado dos pregadores da teologia da prosperidade.


Ainda bem que perto do final ele declarou: "Eu não creio na prosperidade maluca"


Ufa! Foi apenas um susto.

BLOG: entenda a revolução que vai mudar seu mundo


Indico este livro do Hugh Hewitt para todos que possuem, ou pensam em criar um blog.


sexta-feira, 27 de julho de 2007

Continua a crise na educação e saúde pernambucana

Fonte: JC OnLine

O CRISTÃO E A ESTÉTICA CORPORAL


Será que compensa arriscar a vida para se submeter aos padrões estéticos “impostos” por alguns segmentos da nossa sociedade? A quem isso interessa? O ideal de “corpo perfeito” parte da objetividade ou subjetividade? Até quando o “parecer” prevalecerá sobre o “ser”? A aparência sobre a essência?

Tais questões voltam à tona com a morte da juíza Roseane Lima Moura Padilha, 34 anos, nesta quarta-feira, aqui em Recife (PE) http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL77811-5598,00.html

A Bíblia ensina que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo (1 Coríntios e 6.19a). Orienta-nos também, a glorificar a Deus através dele (1 Coríntios 6.20). Acontece que muitos estão fazendo do seu corpo o próprio “deus”, ao invés de “morada de Deus” (João 14.23).

É possível constatar dois extremos. De um lado temos aqueles que não zelam por seu corpo. Alimentam-se mal, não fazem atividades físicas com regularidade, se descuidam da higiene corporal, da aparência “saudável”, nem fazem enxames clínicos com regularidade.

Na outra ponta estão os eternos inconformados com o seu corpo. Vivem a base do bisturi, das dietas mirabolantes, das bulimias crônicas, e de outros artifícios. Existem cristãos, homens e mulheres, jovens e adultos, que estão deixando de ir à igreja, de fazer o culto doméstico, de orar, de ler a Bíblia, tudo por causa da academia, da caminhada, da corrida, etc.

É preciso ter sabedoria na hora de cuidar do corpo e da saúde (Tiago 1.5). Os valores não podem ser invertidos (1 Timóteo 4.8 e 1 Pedro 3.3-4).

Lembre-se de que em breve, nosso corpo se revestirá de incorruptibilidade (1 Co 15.53). Seja prudente. Cuidar do corpo, em detrimento do cuidado com as coisas espirituais é no mínimo perigoso. Pense nisso!

quinta-feira, 26 de julho de 2007

ELEIÇÕES 2008, A CORRIDA JÁ COMEÇOU! (2)


Esse post faz parte de uma seqüência iniciada com ELEIÇÕES 2008, A CORRIDA JÁ COMEÇOU! , e que pretende se estender até as eleições de 2008, se Deus assim nos permitir.

A imagem acima é uma foto tirada hoje (26/07/07) de um outdoor, onde um conhecido político aqui da região, recebe uma "homenagem" relacionada ao dia do amigo (20/07).

O detalhe que chamou minha atenção, foi o texto utilizado para a referida "homenagem":

"Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Provérbios 17.17)
O texto, sem dúvida alguma, caiu bem para a ocasião.

O que eu gostaria de sugerir aqui, é um outro texto bíblico, para todos os políticos, ou amigos de políticos, em todo o Brasil, que desejam usar a Bíblia vinculada a sua imagem no próximo pleito:

"Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado melhor do que a prata e ouro" (Provérbios 22.1)

Quem é político sério, honesto e íntegro, não vai se incomodar com a sugestão.

O BRASIL É 16º. NO PAN-AMERICANO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Você já ouviu falar sobre o Pan-2007? E sobre Índice de Desenvolvimento Humano? Pois é, enquanto apresentadores (alienadores) e telespectadores (massa alienada) vibram “alienadamente” com cada conquista, e consequentemente com o crescimento no ranking do quadro de medalhas (já chegou a segundo), o nosso Brasil real (que não é a pátria de chuteiras, nem de tênis e camiseta), ainda está distante de ser um país onde a justiça social, a renda, a educação, o sistema de saúde, a segurança, e outras necessidades básicas, esteja de forma equânime acessível a toda população.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores para os diversos países do mundo. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente bem-estar infantil. O índice foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em seu relatório anual.
Todo ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. Os países com uma classificação elevada freqüentemente divulgam a informação, a fim de atrair imigrantes qualificados ou desencorajar a emigração (Fonte: Wikipédia)

Conforme o IDH de 2006, o Brasil ocupa a 69ª colocação, entre os 177 países pesquisados, e o 16º. lugar no ranking Pan-Americano. A miséria, a fome, o desemprego, o analfabetismo, a mortalidade infantil, a violência, a falta de moradia, a educação precária e outras mazelas sociais, cooperam para esta colocação. O Brasil encontra-se atrás dos seguintes países das Américas:

CANADÁ (6º.)
ESTADOS UNIDOS (8º.)
BARBADOS (31º.)
ARGENTINA (36º.)
CHILE (38º.)
URUGUAI (43º.)
COSTA RICA (48º.)
CUBA (50º.)
SÃO CRISTOVÃO E NEVIS (51º.)
BAHAMAS (52º.)
MÉXICO (53º.)
TRINIDAD E TOBAGO (57º.)
PANAMÁ (58º.)
ANTIGUA E BARBUDA (59º.)
DOMINICA (68º.)
BRASIL (69º.)

Continuemos a orar por nossos governantes, e a clamar por nossa nação!

“Sim, bem-aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor!” (Salmos 144.15b)

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Imprensa secular enfatiza a "visão" do Pr. Luiz Antonio


Devido a grande repercurssão causada pelas imagens do site YouTube, onde o Pr. Luiz Antonio (passageiro do vôo 3054) narra uma "visão " durante uma pregação em Camboriú-SC, a imprensa secular resolveu noticiar também o fato. Confira alguns artigos nos links abaixo

http://eptv.globo.com/tragediaemsp/tragediaemsp_interna.asp?181389

http://www.folhadoms.com.br/not-view.php?not_id=5286&PHPSESSID=f06785facf70fcc1b51af9a626749fb1

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?cod_Post=67004&a=111

http://www.onortao.com.br/ler.asp?id=7725

A palavra no original...

Um novo hábito foi incorporado a performance de nossos pregadores e ensinadores. Trata-se da citação de palavras do texto bíblico em hebraico e grego. Não haveria problema algum, se não fosse o fato de muitos desses pregadores e ensinadores não conhecerem nada, ou quase nada das línguas originais em que foi escrita a Bíblia sagrada.

Apesar da boa vontade em trazer uma melhor interpretação do texto sagrado, ou em outros casos, de querer demonstrar certa erudição, acabam falando e cometendo barbaridades exegéticas e hermenêuticas. Os erros envolvem desde a simples pronúncia das palavras, análise morfológica e sintática equivocadas, até interpretações absurdas do texto bíblico.

O que acontece é similar a “síndrome do papagaio”, descrita no segundo capítulo do livro “Erros que os pregadores não devem cometer”, do Pr. Ciro Sanches Zibordi. Os referidos obreiros lêem ou escutam algo acerca dos termos e textos em hebraico e grego, e simplesmente reproduzem sem nenhuma análise criteriosa. Em seu livro, o Pr. Ciro recomenda “Não é errado repetir os que os outros dizem. Mais é bom analisar o que ouvimos, para evitar confusões doutrinárias e situações constrangedoras” (p. 29).

Trago aqui, algumas sugestões para aqueles que desejam desfrutar dos benefícios do conhecimento que o hebraico bíblico e o grego do novo testamento proporcionam:

1. No caso de dúvidas, peça auxílio para quem sabe. Um pouco de humildade não faz mal a ninguém

2. Faça um curso teológico que traga o estudo das línguas bíblicas em sua grade curricular

3. Procure um professor particular capacitado

4. Adquiria livros e fitas que ensinam as referidas línguas

Aqui em Abreu e Lima-PE, ministramos periodicamente através da superintendência geral da EBD, cursos de introdução ao hebraico bíblico e grego do novo testamento para os superintendentes, professores e alunos da EBD, onde os obreiros também participam.

Sejamos cada vez mais cuidadosos na citação das linguas originais da Santa Bíblia!

terça-feira, 24 de julho de 2007

EDUCAÇÃO SUPERIOR E TEOLÓGICA A DISTÂNCIA


EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

Ainda vista com certa desconfiança, a Educação a Distância (EAD) continua se expandindo no Brasil. Segundo o MEC (Ministério da Educação e Cultura), em 2005 havia 504.204 alunos matriculados na modalidade. Em 2006, o número cresceu para 778.458 alunos. Confira no link http://www2.abed.org.br/noticia.asp?Noticia_ID=311

Diversas escolas de alto nível, públicas e privadas já oferecem cursos a distância para a educação formal de graduação e pós-graduação. Confira a lista http://www2.abed.org.br/aviso.asp?Aviso_ID=2

Ao contrário do que alguns pensam, o ensino a distância não é algo novo. Seus primórdios podem ser remontados ao ano de 1881, quando a Universidade de Chicago ofereceu, por correspondência, um curso de língua hebraica.

ARGUMENTOS DESFAVORÁVEIS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

1. Não passa de um modelo barato e lucrativo para os empresários do setor
2. Pioram a qualidade do ensino
3. Custam em alguns casos, o mesmo valor de um curso presencial
4. nem todos alunos conseguem manter uma disciplina necessária para administrar seu horário
5. Os relacionamentos e contatos pessoais comuns nos cursos presenciais deixam de existir, promovendo assim o isolacionismo e individualismo

ARGUMENTOS FAVORÁVEIS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

1. É uma alternativa para aqueles que por algum motivo não tem condições de freqüentar a escola tradicional (trabalham viajando, trabalham por turno, donas de casa, cuidadores de crianças e enfermos, por exemplo).
2. Trata-se de uma forma que colabora com a democratização da educação
3. Aproxima as pessoas que moram em lugares isolados do conhecimento
4. Permite que se estude em instituições de grande reputação acadêmica sem sair de casa
5. Os alunos aprovados nos cursos de EAD tendem a ter mais força de vontade, dinamismo, disciplina e concetração em suas tarefas

Na hora de optar pela EAD é necessário tomar alguns cuidados. A ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) orienta o seguinte:

- Verifique a instituição responsável, sua idoneidade e reputação, bem como dos coordenadores e professores do curso

- Colha impressões de alunos atuais e ex-alunos do curso; caso você não tenha contato com nenhum, solicite aos responsáveis indicações de nomes e contato

- Confira ou solicite informações sobre a estrutura de apoio oferecida aos alunos (suporte técnico, apoio pedagógico, orientação acadêmica, etc). Preste atenção também na seriedade do atendimento quando solicitar informações.

- Verifique se você atende aos pré-requisitos exigidos pelo curso- Avalie o investimento e todos os custos, diretos e indiretos, nele envolvidos

- Para o caso de cursos que conferem titulação, solicite cópia ou referência do instrumento legal (credenciamento e autorização do MEC ou do Conselho Estadual de Educação) no qual se baseia sua regularidade. - Algumas instituições possibilitam que o futuro aluno faça uma aula teste para avaliar aspectos como a interatividade e o material.

“Na prática, ensinam os especialistas, a bos formação de um profissional não depende exclusivamente de o curso escolhido ser presencial ou a distância. A qualidade do currículo ofertado pela instituição de ensino e, principalmente, o esforço pessoal do aluno é que faz a diferença” (Antonio Celso Villari)


EDUCAÇÃO TEOLÓGICA A DISTÂNCIA

Os questionamentos aplicados e cuidados exigidos na educação superior a distância, são os mesmos para os cursos teológicos a distância.

No caso dos cursos de teologia , as modalidades variam de básico, médio e bacharel em teologia.

Segue abaixo algumas instituições de ensino teológico que já possuem o curso a distância:

- INSTITUTO BÍBLICO EDUARDO LANE – IBEL ( http://www.ibel.org.br/ )

- EETAD ( http://www.eetad.com.br/v3/cur_bacharel.htm )


- UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (http://www.metodista.br/fateo/curso/graduacao-a-distancia)

- SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO SUL DO BRASIL (http://www.seminariodosul.com.br/distancia/login/index.php)

- IBAD (http://www.ibad.com.br/distancia/)
- FATEBOM (http://www.fatebom.com.br/html/ead.html)


Algumas instituições de ensino teológico são devidamente credenciadas e autorizadas pelo MEC. Confira no http://portal.mec.gov.br/seed/
Recomendo aos leitores interessados na educação teológica a distância, que busquem as instituições que possuem afinidade doutrinária e teológica (pentecostal, reformada, arminiana, etc.) com a denominção da qual são membros. Evitem as instituições que ensinam e propagam o liberalismo teológico.

Grande parte das escolas teológicas no Brasil, optaram pelos cursos livres (sem credenciamento e autorização do MEC), temendo algum tipo de ingerência, ou pelo simples fato de manter sua “missão” de promover treinamento e formação exclusiva para líderes, pastores e missionários, resguardando-se assim, de qualquer pretensão meramente acadêmica.
Aproveite o momento, e invista em sua formação acadêmica e teológica para a glória de Deus!


FONTE: Guia de Educação a Distância

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Novo livro da série Harry Potter bate recordes de vendas

O livro "Harry Potter e as relíquias da morte", que chegou às livrarias do mundo inteiro na madrugada de sábado (noite de sexta-feira no Brasil), superou com folga o recorde anterior. Veja a matéria do Globo Online http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2007/07/23/296916304.asp

"Nesse fim de semana, adultos e crianças estiveram em ônibus, parques, aviões, restaurantes, lendo 'Harry Potter e as relíquias da morte'" (Lisa Holton, presidente da Scholastic)

São milhões de trouxas (expressão usada nos livros e filmes da série para identificar os que não são bruxos) contribuindo para o sucesso literário e cinematográfico da série.

Quem dera a maioria dos crentes tivessem a mesma disposição dos "trouxas", sendo que voltada para a compra de livros que edificam e para a leitura da Bíblia.

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." (Salmos 119.105)

domingo, 22 de julho de 2007

REVELAÇÃO RECEBIDA PELO PR. LUIZ ANTONIO (PASSAGEIRO DO VÔO 3054 DA TAM)

FOTO: Um dos passageiros do vôo 3054 da TAM (pessoa enrolada e levada...)

Enquanto pregava em Camboriú-SC no mês de abril/2007, o Pr. Luiz Antonio (um dos passageiros do vôo 3054) descreveu uma revelação bastante significativa. Assista o vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões:


sexta-feira, 20 de julho de 2007

GESTOS OBSCENOS AO INVÉS DE ORAÇÃO


A reação ocorrreu por parte do assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, o Sr. Marco Aurélio Garcia, após ele assistir à reportagem da Rede Globo sobre o defeito técnico no avião da TAM que explodiu em São Paulo.




Se nossos líderes políticos fossem tementes a Deus cairiam de joelhos ao invés de terem tal atitude.

PLANEJAMENTO FAMILIAR


Como geralmente acontece nas grandes questões éticas, o planejamento familiar tem suscitado discussões acaloradas no meio evangélico. Observemos alguns argumentos favoráveis e outros contrários a tal prática:

1. O Planejamento Familiar é desobediência ao Mandamento de Deus no sentido de propagação da humanidade. Tal declaração baseia-se no fato de Deus ter ordenado em Gn 1.28 “sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra”, como também no fato das várias referências bíblicas em relação a benção de Deus com respeito a ter filhos (Sl 127.3-5) e da consideração de “maldição” atribuída a esterilidade (Gn 20.18; Dt 17.14).

Refutação : O mandamento de Gn 1.28 possui caráter geral e não específico, é dado a raça humana e não ao indivíduo. Se não fosse assim, o simples fato de não querer casar-se e permanecer solteiro seriam pecado, pois tal indivíduo não estaria multiplicando e sendo fecundo. O Senhor Jesus e o apóstolo Paulo ensinaram acerca da opção celibatária (Mt 19.12; I Co 7.1-2; 7-9).

2. O propósito do sexo é a procriação. Deus estabeleceu o sexo a fim de reprodução. O prazer sexual coexiste com o propósito procriativo, mas não deve ser um fim em si mesmo. Usar contraceptivos é uma expressão do desejo egoísta pelo prazer sem o plano de propagação.

Refutação : A procriação embora sendo o propósito básico do sexo, não é o único. O sexo também tem propósitos de unificação (Gn 2.24) e de satisfação (Pv 5.18-19). Sendo assim, o planejamento familiar não afronta ou desobedece ao propósito do sexo.

3. A Bíblia condenou especificamente uma tentativa de controle de natalidade. As Escrituras condenam um homem que deliberadamente se recusou a procriar (Gn 38.9-10). Sendo esta a única referência Bíblica que trata de um caso de contracepção (Gn 38.9-10), há uma clara condenação e reprovação a tal prática.

Refutação : O caso de Onã em recusar-se de suscitar descendência para seu irmão, não pode ser usado para estabelecer uma regra geral pelas seguintes razões; 1) Sua desobediência não era ao mandamento geral para ter filhos (Gn 1.28), mas, sim, a responsabilidade específica de um irmão sobrevivente no sentido de suscitar descendência para seus parentes (Dt 25.5); 2) Associado a este argumento está o fato dos motivos claramente egoístas de Onã, podendo ser esta a única razão que justifica a sua reprovação.

BUSCANDO O EQUILÍBRIO

A moderação e o equilíbrio são fatores fundamentais na abordagem do tema aqui tratado. Mediante análise global, pode-se concluir que em certas ocasiões o controle de natalidade e o planejamento familiar seriam errados e em outras certas.

· Quando é Moralmente Errado

a) Quando usado fora do casamento para atividade sexual ilícita
b) Quando o tal ameaça a existência da raça
c) Quando tem por traz do mesmo a intenção de se esquivar da responsabilidade de criar filhos
d) Quando razões meramente estéticas estão envolvidas


· Quando é Moralmente Certo

a) Quando visa o bem estar emocional, econômico e educacional da família, adiando ou limitando o nascimento de filhos (I Tm 5.8). O Planejamento (de maneira geral) fez parte também dos ensinos de Jesus (Lc 14.28)
b) Por questão de saúde
c) Quando há um propósito moral superior (I Co 7.32-35)

Consciência, orientação médica, oração e direção do Espírito Santo, são coisas indispensáveis na tomada da decisão de limitar ou adiar o nascimento de filhos. Se exige também o respeito mútuo diante da liberdade moral do indivíduo para tal escolha.



BIBLIOGRAFIA

LIMA, Elinaldo Renovato. Ética Cristã. Riod de Janeiro: CPAD, 2002.
GEISLER, Normam L. Ética Cristã: São Paulo: Vida Nova, 1984.
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. São Paulo: Hagnos, 2001.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

ESCOLA PARA POBRE X ESCOLA PARA RICO


A educação pública no Brasil (escolas para pobre) enfrenta mais uma crise. Os cerca de 30 mil trabalhadores da rede estadual de ensino em Pernambuco completam 39 dias de greve, podendo prejudicar inclusive o ano letivo. Veja a matéria do JC ONLINE

http://jc.uol.com.br/2007/07/19/not_144753.php

Como os alunos ricos (da classe dominante e opressora) não sofrem com isto, ninguém chega a um acordo (governo e sindicato). Com certeza os filhos dos políticos, industriais, juristas, grandes comerciantes (nobreza e alta burguesia em geral) estão tranqüilos, recebendo como de costume ensino de primeira qualidade, em escola de primeira qualidade, com professores de alto nível, para que o domínio desta “casta nacional” seja perpetuado.

Enquanto isso, os alunos pobres (dominados e oprimidos) ficam esperando um pouco de boa vontade e de bom senso dos responsáveis. Os alunos pobres só querem estudar para “ser” alguém na vida, mesmo que “ser” alguém signifique ser usado e tratado como “coisa” para produzir “coisas”, que acabam dando grandes lucros para os seus “proprietários”.

O ideal de “igualdade de oportunidades” ainda não passa de um discurso hipócrita no Brasil, regado pela bolsa-esmola de um governo “populista”.

Os escândalos morais e políticos dos nossos governantes só servem para tirar o foco das reais necessidades de nosso povo.

“Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o Senhor; e porei a salvo a quem por isso suspira.” (Salmos 12.5)

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Pr. Luiz Antonio parte para o Senhor vitimado pelo acidente do vôo 3054 da TAM


Depois de quase um ano do acidente que envolveu o Boeing que fazia o vôo 1907 da Gol causando a morte dos 154 ocupantes do avião, o Brasil vivencia uma nova tragédia.

Desta feita o fato envolveu um Airbus-A320 da TAM, que fazia o vôo 3054. A aeronave explodiu com 186 pessoas a bordo quando tentava pousar no aeroporto de Congonhas-SP. A estimativa é que o número de mortos passe de 200, devido a explosão da aeronave após derrapar na pista e colidir com um galpão.

Veja algumas imagens:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2007/voo3054/galeria.shtml

Observe a simulação do acidente feita pela Folha Online

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u312781.shtml


Na lista de passageiros vitimados pelo acidente está Luiz Antonio Rodrigues da Luz, pastor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Guaíba. No link abaixo temos o site do saudoso companheiro, que certamente já desfruta das bençãos eternas ao lado do Senhor. Nossas condolências para a família (1 Ts 4.16-18).

http://www.pastorluizantonio.com.br/

Oremos pelas famílias enlutadas.

terça-feira, 17 de julho de 2007

SUPERAÇÃO!

Depois do drama vivido ontem ao perder a oportunidade de conquistar uma medalha no individual geral da ginástica artística, Jade Barbosa superou-se nesta terça-feira ao conquistar o ouro na prova do salto nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

O referido fato é um exemplo para todos nós. O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios (1 Co 9.24-27) compara a vida do cristão com a do atleta.

Não devemos desanimar quando as coisas não saem como planejamos. As derrotas são oportunidades para crescermos e amadurecermos.

Devemos diante da adversidade, levantar a cabeça e seguir adiante, pois sabemos que tudo concorre para o nosso bem (Rm 8.28).

“Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30.5b, ARA)

segunda-feira, 16 de julho de 2007

NO BRASIL PROSTITUIÇÃO TAMBÉM É "CULTURA"


Num país onde a imoralidade sexual não é apenas tolerada, mas propagada e incentivada por todos os meios e de todas as formas, tal imoralidade só poderia transformar-se em questão “cultural”. Foi exatamente isso o que aconteceu.

O Ministério da Cultura autorizou por meio de leis de incentivo fiscal, a captação R$ 3.998.621,65 a nível de recursos, para a produtora carioca TV Zero realizar o filme O Doce Veneno do Escorpião, baseado no livro da ex-prostituta Raquel Pacheco, conhecida como Bruna Surfistinha. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União, desta segunda-feira.

No livro O Doce Veneno do Escorpião, Raquel narra as aventuras sexuais que vivenciou nos três anos em que vendeu seu corpo para homens e mulheres.

Qual será a justificativa plausível que sua excelência o ministro Gilberto Gil http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilberto_Gil , dará para tamanho empreendimento (se é que ele vai fazer isto)?

A prostituição é claramente reprovada pela Bíblia (cf. Mt 15.19, Mc 7.21, Gl 5.19, 1 Ts 4.3, Ap 22.15 ss).

Ao longo da história, muitos cristãos e não-cristãos tropeçaram e fracassaram moralmente através da prática sexual ilícita. Famílias foram destruídas, casamentos foram arruinados, carreiras maculadas por este pecado.

Acesse o site do ministério da cultura http://www.cultura.gov.br/ , e manifeste sua indignação como cristão e cidadão brasileiro. Não se esqueça também de continuar orando por nossos governantes, eles precisam.

domingo, 15 de julho de 2007

A única igreja "verdadeiramente cristã" indenizará com US$ 600 milhões vítimas de abuso sexual

A Igreja Católica de Los Angeles fecha um acordo milionário, para indenizar vítimas de abusos sexuais cometidos por padres.


Este é mais um capítulo da novela "padres pedófilos " http://www.terra.com.br/istoe/1883/brasil/1883_confissoes_obscenas.htm

O difícil é saber quando a novela acabará.

Quem sabe se a liderança da "única igreja verdadeiramente cristã", liberando seus sacerdotes do celibato http://pt.wikipedia.org/wiki/Celibato , não ameniza a profunda carência sexual de alguns.

Como o atual Santo Padre é muito rigoroso com relação a guarda da "tradição", até lá, haja indenizações!

UM MÊS DE BLOG!

"Porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu;" (1 Co 16.9)

Hoje completa-se um mês que este blog foi criado. O texto acima expressa claramente a maneira como o percebo: uma porta grande e oportuna, aberta para reflexões e posicionamentos à luz da santa e imutável Palavra de Deus.

Gostaria de fazer alguns agradecimentos. Começarei agradecendo aos que de maneira bastante gentil e honrosa, incluiram este bolg na lista de seus favoritos. São eles:



- Ev. Daladier Lima http://daladier.blogspot.com/



Agradeço também a todos os leitores, que além de acessá-lo, participam e divulgam o mesmo.

Que o Senhor Jesus continue abençoando a cada um de vós.

Somente a Ele seja o louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graça, e a honra, e o poder, e a força, pelos séculos dos séculos. Amém!

sábado, 14 de julho de 2007

SATANÁS E OS DEMÔNIOS A 5 km DE DISTÂNCIA DOS CRENTES!

Resolvi trazer este assunto a tona, quando hoje pela manhã, ao assistir um programa de TV ligado a certo ministério cristão evangélico, ouvi o seu pastor presidente durante a mensagem afirmar o seguinte: "Se você puder crer nesta palavra, Satanás ficará para sempre no mínimo, a 5 km da tua vida".

Já tinha ouvido esta expressão de um outro pregador, que sempre no início de suas mensagens ordena que os demônios se detenham num raio de 5 km2.

Nem Jesus conseguiu tamanha proeza, visto que por várias vezes, durante todo o seu ministério, precisou enfrentar o Diabo bem de perto (Lc 4.1-13).

Acerca da igreja escreveu o apóstolo Pedro: "Sede sóbrios e vigilantes. O Diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo" (1 Pe 5.8-9, ARA)

Creio na autoridade espiritual da qual a igreja foi investida (Lc 10.19), o que não aceito são estes "modismos heréticos".

Se essa "nova moda" pegar, alguns pregadores vão começar a querer fazer demonstrações de sua grande autoridade espiritual, mandando o Diabo e os demônios cada vez para mais longe (10 km, 20km, 100 km...).

Quem sabe se no final, eles próprios não acabem por lançar o nosso "adversário" no lago de fogo (Ap 20.10)?

sexta-feira, 13 de julho de 2007

O MELHOR PRÊMIO!

Foto: Jorge Araújo/Folha Imagem


A prática esportiva é algo fascinante, saudável, emocionante, envolvente, inclusiva e democrática.

Fui atleta até aos 22 anos de idade (quando conheci Jesus). Alcancei títulos estaduais aqui em Pernambuco no remo, pelo Clube Naútico Capibaribe, e no voley pelo Sport Clube do Recife.

Meu plano era ser um atleta de renome nacional. Quase cheguei lá! Acontece, é que Deus tinha traçado outros "planos" para minha vida e eu não sabia.

Ele mim escolheu graciosamente para ser seu "servo", pastoreando, pregando e ensinando a sua palavra. Amorosamente exigiu de mim exclusividade. Voluntariamente aceitei.

Acredite, por tudo que os esportes proporcionam de bom, nada se compara em fazer a vontade de Deus, em poder sentir a presença maravilhosa do seu Santo Espírito movendo-se em nossas vidas.

O prêmio celestial é infinitamente superior aos daqui (Fl 3.14)!

quinta-feira, 12 de julho de 2007

O ROCK É DO DIABO?


O dia 13 de julho é o Dia Mundial do rock. Essa data começou a ser comemorada desde 1985, no Live Aid - festival pelo fim da fome na Etiópia. Esse estilo musical surgido no sul dos Estados Unidos por volta dos anos 50, sempre foi motivo de controvérsias.

O rock foi utilizado ao longo da história como instrumento de rebeldia, incentivo ao sexo livre, apologia ao uso de drogas, idolatria aos seus astros musicais e adoração explícita ao diabo. Destruiu vidas e famílias.

A controvérsia continua, principalmente no meio evangélico. O rock é do Diabo? Uns acham que sim, enquanto outros afirmam que não. Observe estas imagens do Iron Maiden (banda secular)no Rock in Rio em 1985 e a tradução da letra da música:
http://br.youtube.com/watch?v=kdqLt2A9STk

O Número da Besta

"Maldito seja, Ó Terra e Mar,O Demônio manda a besta com fúria,porque ele sabe que o tempo é curto...Deixe aquele que ousa tentar entendero número da besta...
É um número humano,seu número é seiscentos e sessenta e seis."

Saí sozinho, minha mente estava vazia. Eu precisava de tempo para pensar, para tirar memórias de minha cabeça. O que eu vi? posso acreditar? que o que vi naquela noite era real e não apenas fantasia. Tudo o que vi nos meus velhos sonhos eram os reflexos da minha pervertida mente bem atrás de mim.

Porque no meus sonhos, está sempre lá,a face do demônio que bagunça minha cabeça e me leva ao desespero. A noite era negra, não adiantava impedir, pois eu só tinha de ver, alguém estava me observando. Na neblina figuras escuras se moviam e rodopiavam. Seria tudo isso de verdade ou algum tipo de inferno.

666 o número da besta, inferno e fogo foram gerados para serem liberados. Tochas brilhavam e cantos sagrados eram entoados enquanto eles começavam a gritar, mãos eram erguidas ao céu. Na noite os fogos ardendo brilhantemente. O ritual tinha começado, o trabalho de Satan está feito 666 o número da besta. Está tendo Sacrifício nesta noite.

Isso não pode continuar, devo informar a lei, será isto real ou algum louco sonho? Mas me sinto atraído pelas hordas demoníacas que cantam, eles parecem me hipnotizar... não consigo evitar seus olhos, 666 o número da besta, 666 aquele para você e eu.

Eu estou voltando, eu retornarei, e eu irei possuir seu corpo, e eu irei queimá-lo. Eu tenho o fogo, eu tenho a força, eu tenho o poder de fazer o meu mal seguir seu curso

Muitos cristãos e igrejas deixaram de atacar o rock para torná-lo instrumento estratégico para "ganhar almas".

Há também aqueles que viram no rock uma boa oportunidade de ganhar uma graninha no "mercado evangélico". As grandes produtoras, gravadoras e bandas que o digam. Assista aqui uma parte das apresentações de algumas bandas gospel de "grande sucesso":

"Bride" cantando "heroes" http://br.youtube.com/watch?v=jx3Ch7Lt0LE .

E o "velho Petra" http://br.youtube.com/watch?v=jOU0Hfc6IY8

Tem também o "Oficina G3" no Rock in Rio http://br.youtube.com/watch?v=uN_c2W_bZ5M O fato é que o rock foi "sacralizado" no meio evangélico e católico.

Só não sei, é se vai dar para um dia "sacralizar" o diabo!

CASOU-SE O HOMEM MAIS ALTO DO MUNDO


Leia o artigo publicado pelo "O GLOBO - ONLINE" no http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/07/12/296744311.asp

Casar é um desejo de muitos. Era também o desejo de Bao Xishun, de 56 anos e 2,36 metros de altura. Se ele conseguiu, creia, você consegue também.

O conselho que lhe dou como cristão, é o de não fazer campanha para conseguir um(a) pretendente. Não se desespere!

Continue buscando e orando!

"Um homem (ou uma mulher) pode herdar dos seus pais casa e dinheiro, mas só Deus pode dar um(a) esposa(o) sensata(o)". (Provérbios 19.14, Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

quarta-feira, 11 de julho de 2007

DOZE PASSOS PARA ALCANÇAR O "SUCESSO" COMO PREGADOR PENTECOSTAL!


Se você deseja ser um pregador "pentecostal" de sucesso, acabaram-se os seus problemas. É só seguir as dicas abaixo:

1. Capriche no visual, pois quanto mais extravagante melhor.

2. Não se esqueça de colocar em seu cartão de apresentação o título de Conferencista Internacional. Isso dá IBOPE.

3. Não cobre cachê barato. Quanto maior o cachê, melhor parece ser o pregador.

4. Não se preocupe muito com a fidelidade às Escrituras sagradas. Um pouco de heresia não faz mal para ninguém.

5. Fale o máximo de si próprio durante a ministração da palavra. Seu nome precisa ficar impregnado na mente das pessoas, esqueça Jesus.

6. Convoque os anjos para fazer a guarda do culto. Isso dá um toque todo especial. Aproveite também e mande os demônios para bem longe do recinto.

7. Mande o povo pular, marchar, plantar bananeira, correr, embolar, etc. Não se esqueça de fazer o mesmo.

8. Fale o máximo possível em línguas. O povo vai pensar que você é muito espiritual. Se você conseguir profetizar ou falar que teve uma visão sobrenatural é melhor ainda.

9. Grite. Peça para aumentar o som ao máximo se for o caso. Pregador de sucesso e de “fogo” se conhece pela “garganta”.

10. Largue a “marreta” nos pastores (se for presidente melhor ainda) e em suas famílias, não alivie. Só não fale mal do pastor que lhe convidou, você pode correr o risco de não receber o cachê no final do culto, conferência ou congresso.

11. Contrate uma boa produtora para o seu DVD.

12. Se você ainda não é pastor nem doutor em divindade, não se preocupe, há várias opções pela internet que podem lhe conceder tais credenciais em apenas 90 dias, é só ter dinheiro para pagar. Esses títulos ajudam muito.

Faça o teste e nos dê um retorno. Nós vamos ficar felizes com o seu “estrelato”!

Atenção: não repasse para ninguém essas dicas. Lembre-se sempre que quanto menor e pior for a concorrência, maior será a vossa lucratividade e fama!

terça-feira, 10 de julho de 2007

DOCUMENTO DO VATICANO DECLARA: A ÚNICA IGREJA DE JESUS CRISTO É A CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA


Os principais jornais do país divulgaram hoje a notícia, de que o Vaticano publicou um documento afirmando que a Igreja Católica é, sempre foi e será a única igreja de Cristo. Veja reportagem da Folha Online no link abaixo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u310650.shtml .

O fato demonstra novamente a arrogância da Congregação para Doutrina da Fé (ex-Santa Inquisição ou Santo Ofício), guardiã da doutrina da fé e da moral no mundo católico. No documento Dominus Iesus , o então cardeal Joseph Ratzinger (atual papa Bento XVI) já havia declarado que a Igreja católica era a única Igreja de Cristo. Leia abaixo este documento, datado de 30 de junho de 2000: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20000630_chiese-sorelle_po.html

A liderança católica continua insistindo na idéia de que receberam procuração de Jesus para serem portadores exclusivos da doutrina cristã, da fé e da graça salvadora. Como homens aparentemente tão inteligentes e piedosos conseguem ainda pensar desta maneira? Damos graças a Deus porque nem Constantino (306-337), nem Teodósio, o Grande, que transformou definitivamente o cristianismo em religião oficial de Roma em 28/02/380, nem qualquer outro imperador ou papa, pôde deter a ação do Espírito Santo e o poder transformador da Palavra de Deus fora do império e da igreja cristã romanizada (ou melhor dizendo, paganizada).

Foi essa mesma arrogância a responsável pela opressão, tortura e martírio de milhares de vidas ao longo da história, sempre em nome do exclusivismo da fé. Quando não encabeçou tais ações, a liderança católica apoiou e legitimou as mesmas.

Cabe aqui lembrar o episódio que envolveu o padre católico Leonardo Boff com a publicação do livro Igreja: carisma e poder, em 1981 (Vozes, Petrópolis). Com declarações como a que segue abaixo, o referido padre foi submetido em 1984 a um processo junto à Congregação para a Doutrina da Fé (presidida pelo então cardeal Ratzinger), que culminou com sua condenação ao “silêncio obsequioso” por tempo indeterminado, e que lhe impediu de ensinar teologia, de escrever e de coordenar o editorial religioso da Editora Vozes:

“A Igreja católica, apostólica, romana é, por um lado a Igreja de Cristo, e por outro não. É a Igreja de Cristo porque nesta mediação concreta ela aparece no mundo. Mas também não o é porque não se pode pretender identificá-la exclusivamente com a Igreja de Cristo, já que esta pode subsistir também em outras Igrejas cristãs. 1”

Leia aqui o atual e polêmico documento da Congregação para a Doutrina da Fé, datado de 29 de junho de 2007:

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20070629_responsa-quaestiones_po.html

Aguardamos assim, após manifestarmos aqui nossa indignação, o próximo episódio da ideologia “ratzingeriana”.
_________
1. BOFF, Leonardo. Igreja: carisma e poder. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 163

domingo, 8 de julho de 2007

SEXO NA CABEÇA !

Já faz tempo que a ministra Marta Suplicy faz apologia a "liberdade" sexual e ao homossexualismo, é só conferir nos links abaixo:





Só na parada gay de 2007 o ministério do turismo investiu R$ 150.000,00. Assista a entrevista da ministra:

Voltamos a lembrar que respeitar os homossexuais é uma coisa, enquanto fazer apologia ao homossexualismo é outra bem diferente.

Abraços

sábado, 7 de julho de 2007

BANALIZAÇÃO DAS LÍNGUAS E DE OUTRAS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO.


Brincar com coisa séria é algo extremamente perigoso. Pois é exatamente isso que muitos estão fazendo em relação às línguas espirituais e outras manifestações do Espírito Santo.

O fato acontece em cultos, conversas, brincadeiras, piadas, músicas, etc. Acontece dentro e fora do meio pentecostal.

Tem até pregador famoso "doutor em divindade" que já entrou nessa. Confira no link abaixo a "unção do reteté de Jesus":

http://br.youtube.com/watch?v=0PdtPkTSxk0


Como já comentamos, no meio católico carismático ensina-se até a falar em línguas:


http://br.youtube.com/watch?v=IJtF8-Hj_zE

E que tal a unção do riso?

http://br.youtube.com/watch?v=gAPrwXU23xw


Dá para imaginar o apóstolo Paulo e Pedro falando ou fazendo essas coisas? Qual a edificação que promove?


Mais, como diz o “pregador da unção do reteté de Jesus” (que por sinal não consegue discernir entre manifestação do poder de Deus e reação emocional humana descontrolada a este poder , embora ele seja muito "espiritual" mas pouco "humilde" e doutor em divindade ou "em porcaria" como ele mesmo define http://br.youtube.com/watch?v=fkXUm7_aOQM), enquanto houver igreja “menina”...


Será que o texto 1 Coríntios 14.37-40 foi arrancado da Bíblia de alguns "doutores"? Se isso aconteceu, segue abaixo o referido texto na íntegra:

"Se alguém se considerar profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E, se alguém o ignorar, será ignorado. Portanto, meus irmãos, procurai com zelo o dom de profetizar e não proibais o falar em outras línguas. Tudo, porém, seja feito com decência e ordem."

UM ALERTA PARA LÍDERES E PREGADORES DA ATUALIDADE!

Você sabia que sua vida cristã e ministério serão lembrados pela forma com que terminarão, e não pela maneira com que começaram? É disso que trata David W. F. Wong em seu livro "Vida e Carreira: Decisões sábias em cada etapa da vida", como também escreveu magistralmente Oswald Sanders em "Liderança Espiritual".

A Bíblia e a vida estão repletos com exemplos de pessoas que começaram bem grandes empreendimentos e não terminaram, ou terminaram mal. Estudo, carreira profissional, amizade, casamento, vida cristã, ministério cristão e outras grandes realizações geralmente acabam em fracassos. Wong declara que ao fazer uma pesquisa na Bíblia, verificou que dois de cada três líderes acabaram mal.

As razões para tal fato são as mais diversas. Em virtude do descuido, da falta de vigilância, da falta de determinação, da presunção, do orgulho, da arrogância, da ansiedade para se passar para novas etapas da vida sem que a anterior esteja devidamente consolidada, do adiamento das soluções para os problemas presentes, da ganância, da vaidade, da falta de planejamento, do fato ser tentado a achar que não precisa mais de Deus para ir adiante, todas essas coisas levaram a cabo grandes líderes e pregadores do evangelho, gente de expressão nacional e internacional. Certamente você conhece vários casos.

Entre as décadas de 80 e 90, minha geração (estou agora com 41 anos) foi influenciada por cinco grandes pregadores: Três assembleianos, um batista e outro presbiteriano.

- O primeiro pregador assembleiano envolveu-se com problemas morais, deixou a igreja, participou de grupos que prestavam adoração aos anjos, envolveu-se com outras heresias, depois abriu uma igreja para si próprio e hoje ostenta o título de "apóstolo".

- O segundo pregador assembleiano envolveu-se com problemas morais, deixou a esposa, casou-se novamente, tentou se manter no "topo" por mais algum tempo, e atualmente ninguém sabe por onde anda.

- O terceiro pregador assembleiano depois de um ministério brilhante como evangelista e avivalista resolveu ser Deputado Federal.

- O pregador batista tornou-se presidente de um conselho mundial de igrejas com caráter "ecumenista".

- O pregador presbiteriano envolveu-se em alguns escândalos morais, seu casamento acabou, casou-se novamente, saiu amargurado da denominação que não aceitou sua conduta, tornou-se líder de uma nova igreja, e atualmente através de sua postura e "mensagens" continua desabafando sua amargura diantes de seu "público" fiel.

Pastores, pregadores, ensinadores, escritores, líderes em geral, influenciadores desta atual geração, onde estaremos nós, como estará nosso ministério daqui a dez, vinte ou trinta anos, isso se Jesus não voltar?

Começemos a pensar sobre isto agora, pois assim, de alguma maneira poderemos escapar de um final trágico e medíocre.

"Melhor é fim das coisas do que o seu princípio; melhor é o paciente do que o arrogante." (Eclesiates 7.8)


domingo, 1 de julho de 2007

E HAJA CONVENÇÕES...



Estou assustado! É sério!


Clickei em alguns sites e blogs e mim deparei com o anúncio do surgimento de mais uma Convenção Nacional de Ministros Evangélicos. Confira:


De início fiquei um pouco confuso e pensei comigo mesmo:


1. Será que se trata de mais um "racha" nacional?


2. Será que as Convenções Nacionais existentes não são suficientes para os atuais ministros?

3. Será que os "pescadores de aquários" estão com uma nova modalidade? Além de tentar conquistar membros das igrejas alheias, estão querendo agora conquistar ministros de Convenções Nacionais alheias?


4. Será que ser pastor presidente de uma igreja local não basta para alguns?


5. Será que Convenção Nacional está transformando-se em "negócio lucrativo"?


Após o susto inicial e ao analisar os nomes que lá constam, usando uma linguagem jurídica, cheguei a seguinte conclusão: Até que se prove o contrário, acredito que são pessoas bem intencionadas, que isto fique bem claro. Gostaria apenas de saber, fundamentado em argumentos mais consistentes, quais são as reais necessidades para a criação de mais uma Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil?