sábado, 8 de dezembro de 2007

PR. SILAS MALAFAIA: UM (QUASE) PROFETA DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE!


Uma declaração de que "você é aquilo que pensa", o lançamento do livro "Degraus de Poder para o Sucesso" de Bob Harrison, o lançamento das revistas para a Escola Dominical com o tema "Aprendendo para ser Triunfante" e Bíblia de Estudo "Batalha Espiritual e Vitória Financeira". Tudo isto, num só programa (que foi ao ar hoje 08/12, trazendo a mensagem "atitudes certas diante das adversidades 2").

Classificando em temas, teríamos:






Considero e respeito o trabalho do Pr. Silas Malafaia, mas, como membro da mesma Convenção Nacional de Ministros (CGADB), não poderia vê-lo enveredando-se pelos caminhos da Teologia da Prosperidade (podendo levar muitos consigo) e ficar quieto.

Fica aqui registrado meu alerta e pedido, para que o nobre companheiro retorne aos princípios e ao equilíbrio doutrinário que o fizeram um pregador de respeito e notoriedade internacional. Reconhecemos que os temas tratados são bíblicos, a grande questão é o "enfoque" dado e a "ênfase exagerada".

33 comentários:

Victor Leonardo Barbosa disse...

certamente o pastor Malafia está vacilando a certo tempo, como o senhor disse, é poreciso que ele vote a ser aquele ministro de Deus compromissado com a Palvra de Deus e que pare com este excesso de motivacinismo segundo o mundo.
Infelzmente ele conta com uma turma que também se encontra Jorge Linhares, o que é procupante demais.
Abraços pastor Altair.

Lucas M Junior disse...

Gostei pastor, falou no tempo propicio. Devemos deixar de imitar certas igrejas que o senhor sabe bem qual, que só prega prosperidade. Vamos pensar é de ir pro céu pois o fim está próximo e não temos o que perder por aqui! A nossa prosperidade é nosso galardão que nos espera, e uma linda coroa que Deus reservou pra nós. Aleluia!!!

Maya disse...

Apoiado, pastor. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.

Enock Jr. disse...

A PAZ DO SENHOR!
INICIALMENTE O PR.SILAS MALAFAIA SE POSICIONAVA FIRMENTEMENTE CONTRA OS ENSINOS DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE!TALVEZ FOSSE O MAIOR OPOSITOR!
AOS POUCOS PERCEBI SUAS MENSAGENS ENTRANDO EM CONTRADIÇÃO UMAS COM AS OUTRAS,COMO SE ESTIVESSE CONSCIENTE OU INCONSCIENTEMENTE CONFUSO EM RELAÇÃO A ESSA DOUTRINA!
ESSE PROCESSO VEM SENDO GRADATIVO,LENTAMENTE MAIS E MAIS ENFATIZADO EM SUAS PREGAÇÕES!
HOJE SUA POSTURA EM RELAÇÃO AO ÂMBITO SÓCIO-FINANCEIRO-CRISTÃO CHEGA A SER ALVO DE CRÍTICAS!
ELE PRECISA HUMILDEMENTE REVER OS SEUS CONCEITOS!AMÉM

Pr. Carlos Roberto disse...

Ok Pastor Altair!
Concordo e corroboro com a sua preocupação.
O pastor Silas Malafaia, é um ícone da nossa geração, e o alerta tem seu sentido, pois não faria nada bem a nós, qualquer situação na qual ainda que constrangidos tivéssemos que admitir desvios de princípios.
O enfoque e a ênfase exagerada sobre os temas citados pelo irmão, dão a nítida impressão da linha máxima, ou seja, o limite do que se pode esperar.
Isso é preocupante, porém, devemos intensificar nossas orações pelo preclaro copanheiro, uma vez que o ambiente da mídia, por ser tendencioso a qualquer massificação e por isso mesmo caríssimo, leva seus operadores à referida tendência.

Jackeline Falcão disse...

Admiro o Pr. Silas Malafaia por ser ousado no que diz, mediante a Palavra de Deus. Concordo com o que diz a irmã Maya em seu comentário, e repito: O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males! Que possamos orar pelo Pr. Silas Malafaia, para que ele acorde dessa situação tão delicada mediante o povo de Deus.
Paz a todos!

Lucimauro*Assembléia de Deus disse...

Realmente temos que orar pelo pr:
silas malafaia.

Conf. Genoir Behl disse...

Gostei muito da abordagem que o Sr. fez desse assunto. Realamente muitos pregadores tem aderido a essa "teologia da prosperidade". Sou pregador e conferencista também,mas não prego e nem aconselho que alguém pregue prosperidade dizendo que todo crente tem que ser rico de qualquer jeito. Não isso que ensina a Palavra de Deus. Quanto ao Pr. Silas Malafaia, também oro ao Senhor para que ele não caia nesse engodo teológico que já mtem levado muitos grandes pregadore à derrota.
Que Deus continue lhe abençoando Pr. Altair.

Ahh... se gostar do meu blog e achar conveniente, coloque-o em seus Links.
Grande abraço

www.pbgenoirbehl.blogspot.com

Gutierres Siqueira, 19 anos disse...

Vejo que tudo isso é fruto do relacionamento de Silas Malafaia com os "grandes" líderes neopentecostais, tais como Jorge Linhares, Marcos Gregório, Marco Antonio, Jabes de Alencar etc.
Vemos que essa tendência é presente no meio pentecostal. Muitos pentecostais estão cada vez mais próximos do neopentecostalismo, isso é bem claro em grandes eventos como o Congresso de Missões dos Gideões Missionários da Última Hora (GMUH) e o “Abala São Paulo”, promovido pela Assembléia de Deus do Brás, cujo líder é Samuel Ferreira, que junto com Manoel Ferreira, deu total apoio as líderes da Igreja Renascer em Cristo.
É bom ver pentecostais valorizando a sua herança clássica, tradicional em termos de teologia e liturgia. É bom ver pentecostais se alimentando de grandes obras teológicas dos reformados, sem se esquecer das bases pentecostais. Porém, é lamentável a aproximação com os promotores dos mais diversos modismos.

Gutierres Siqueira
www.teologiapentecostal.blogspot.com

Morestino disse...

Pq quase? Ele é o "profeta" da prosperidade. Só q Macedo é melhor teologo (rs). T:.F:.A:. (rs)

Elisomar disse...

Parece que isso está se tornando uma praga em nossos dias. Os homens que brigam por um envangelho sem mistura, esquecem de se vacinar, e são contaminados pelo vírus da ambição. Nossa esperança é sabermos que quando alguém se esquece do objetivo, Deus levanta outros. E assim prosseguimos, até aquele dia.

Anônimo disse...

Acredito que realmente é uma tendência mundial, e um assunto bastante sério; uma vez que no meio evangelico virou "moda"."Eles" esquencem das palavras de Jesus quando diz: no mundo tereis aflições...,e as consequências são em nossas igrejas um povo frustado,decepcionado consigo mesmo e om Deus.

Pr. Robson Aguiar disse...

A paz do Senhor, amados irmãos!

Concordo plenamente com o nosso irmão Gutierres quanto ao pastor Silas Malafaia e a sua repentina mudança em relação a Teologia da Prosperidade. Era até então, um grande admirador do ministério do Rev. Silas, mas, hoje estou decepcionado com o fato do ministro divulgar com propriedade uma bíblia de Estudo de cunho materialista, de comentários antibíblicos, que mácula a imagem, não só do Pr. Malafaia, como também de todos os assembleianos que velam pela ortodoxia bíblica. Vejam só, a seguir, o comentário extraído da obra de Morris Cerullo "Pobreza é escravidão! Ela amarra as pessoas, impedindo-as de terem as coisas de que necessitam. A pobreza leva à depressão e ao medo. Não é a vontade de Deus que você viva na escravidão da pobreza. É hora de Deus acabar com a escravidão das dívidas e da pobreza no meio de seu povo! É chegado o momento da liberação de uma unção financeira especial, que quebrará as cadeias da escassez e o capacitará a colher com abundância!” Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira. rsrsr, tenho que rir de uma asneira desta, mas, deixo aqui alguns textos que contradizem os comentários inseridos na bíblia de estudo propagada pelo nosso querido irmão Silas. I Cor 4:11 Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos. Fp. 4.11-12. "Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade". I Tm. 6 7-10. "Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores". Gálatas 4:13 E vós sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física.
Palavras do Apóstólo Paulo. At. 3.6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. Palavras de Pedro. Bem, eu poderia citar muitos outros textos que seriam suficientes para mostrar que a bíblia não nos ensina que temos que ser ricos por sermos filhos de Deus. mas sei que o espaço aqui é restrito, e assim sendo me limitarei a estes comentários, orando para que Deus abra os olhos de Geazi. Deixo ainda em tempo, uma sugestão para o programa Movimento Pentecostal, que se posicione quanto ao ocorrido, que não omita sua posição em relação ao fato de um de seus membros de grande expressão nacional, tido por alguns como expoente da doutrina assembléiana, estar fazendo direto e imdiretamente apologia à Doutrina da Prosperidade, não só se posicionar na TV, mas, também no Mensageiro da Paz, pois esta semana fomos alvos de críticas ferrenhas por parte de alguns tradicionais em sua comunidade, que rotularam a Assembléia de Deus como herética baseada em comentários de Marcos Feliciano, no tocante a anjos, e Silas Malafaia, em relação a Bíblia de Morris Cerullo.
Deus nos ajude!!!

Vargas Júnior disse...

Paz e graça

pastor,o que acontece com Silas,acontece com muitos, ele se vendeu ao sistema capitalista,e Cristo nunca pregou dinheiro ou prosperidade quando esteve aqui na terra.Uma prova disso é que o Pr Silas nunca fala mal da Igreja Universal. abraços fique na paz do Senhor.

Daladier Lima disse...

Sinceramente, não me surpreendi com a postura do Pr. Silas. Apesar de assistir muito pouco a seus programas, sempre vejo nas suas palavras tal equívoco.
Acompanho o que dele, e dos demais citados nos comentários, diz Caio Fábio há alguns anos e não é coisa boa, mesmo sabendo que o próprio não é melhor.
Eu iria um pouco mais adiante: quantos pastores assembleianos possuem uma posição de verdadeira insenção diante do assunto? Quantos, por exemplo, não procuram fazer prosperar seus entes queridos? Quantos não menosprezam, como condenado por alguma infração, um obreiro menos afortunado?

Paulo Silvano disse...

Caro Pr Altair,

Aqui tem mais: www.sembarganhas.r8.org

Marcos Wandré disse...

Por que "quase"?

Um líder que diz pregar o Evangelho e vende um bíblia com comentários que o pervertem, que diz que aquele que dá a oferta e o dízimo por gratidão somente, é "trouxa", que faz promessas de "prosperidade" àqueles que contribuem com seu programa, numa clara barganha com Deus, é "quase" profeta da prosperidade?

E quem é profeta da prosperidade? Precisa fazer o quê para ser considerado como tal?

Oremos, para que ele saia deste evangelho pagão que prega!

João Cruzué disse...

.

A Paz Irmãos,

Li os comentários de todos, e em um ponto estamos quase todos de acordo: precisamos orar pelo Pastor Silas.

Estou perfeitamente cônscio de que se focarmos os defeitos do Pastor, não vai sobrar nada. Como também a mesma coisa (com raras excessões) aconteceria se o Senhor nos pesasse em sua balança.

Isto posto, vamos aos fatos: Cristo não nos deu o Evangelho da Prosperidade para pregar. Salvo engano, a única citação sobre prosperidade que li no Evangelho, foi Sua resposta a uma afirmação de Pedro:

EV. MARCOS - Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. 29 Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho,
30 que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna".

Saibam irmãos, tenho um relato angustiante para dizer:

Tenho visto o Pastor Silas pregar; ele tem usado mesmo os títulos das mensagens que já foram acima citados. Ele sempre diz: "Deus não moverá uma unha em seu favor naquilo que você tem capacidade para fazer, e por outro lado, moverá o céu e a terra naquilo que você não tem condições de fazer -
EM RESPOSTA A suas ORAÇÕES.

O escritores seculares tem mensagens parecidas, decerto entre seus livros de cabeceira também está a bíblia. Creio que eles repercutem aquilo que as pessoas procuram ouvir. Daí, livros de auto-ajuda, gente que ocupa espaço por falta de bons escritores evangélicos.


Por que Deus tem permitido que David Miranda, Edir Macedo e Silas Malafaia tenham tanto destaque nos últimos 40 anos?

Sabemos que eles estão cheios de falhas, mas em dois pontos foram difrentes. Na ousadia - eles tiveram um sonho, esforçaram-se (errando e acertando) e se destacaram da penumbra. Dizem que é muito difícil conviver com a pupularidade e o sucesso.

A ênfase na teologia da prosperidade não está correta. Por que isto ocorreu?

Minha resposta é: por causa do vácuo, da inércia e da omissão daqueles que lideram, mas não têm PLANOS NEM PROJETOS, coragem de dar a cara para bater. Líderes de bastidores.Ao meu ver estes são tão ou mais falhos do que aqueles.

Ora irmãos, sabemos que cada ser humano foi criado por Deus para um propósito definido e maravilhoso dentro dos planos do Senhor. Mas o que acontece? A Igreja Assembléia de Deus, com raríssimas excessões, não sabe fazer desabrochar os taletos das pessoas. Não estaria faltando com a verdade se dissesse que o ministério da Igreja usa mais a tesoura para "podar" e "castrar" do que o regador para regar e o arado para eliminar a dureza do chão. Todos os cristãos têm o direito a um conselho, incentivo, repreensão e confronto, dentro dos limites do amor para crescer na vida cristã. Um partido político, como PSDB e PT, conseguem sair do zero e fazer um presidente em menos de trinta anos. VISÃO, TRABALHO E REALIZAÇÃO.

O avanço da teologia da prosperidade no Brasil é SÓ uma conseqüência. a CAUSA é a mediocridade, o apego ao poder, a resistência à voz do Espírito e a cultura "vamos deixar como estar para ver como é que fica".

Irmãos, eu prefiro contribuir financeiramente com o ministério do Pastor Silas pelos 25 anos de sua pregação do evangelho na televisão,embora saiba que ele esteja precisando de melhorar, do que contribuir para quem engana o povo de outra maneira: fingindo brincar de Igreja, isto é vendo o povo se corromper e ficando quieto, por que por debaixo dos panos o $ o poder são o que interessa e a vida espiritual do povo vem por derradeiro,com as maravilhosas excessões de uma resistência Santa.


.

Marcos Wandré disse...

Meu Deus!!!!

Em nenhum momento Jesus prometeu prosperidade em troca de segui-lo!!

O que ele disse nesse versículo é que depois de deixarmos nossas famílias por amor a Ele, ganharíamos muitas famílias e lugares para pregar o Evangelho e com isso teríamos muitos irmãos,pais, mães que creriam no Evangelho, mas com perseguições!!

Jesus não propõs nenhuma barganha, mas alertou para as perseguições!!

Por que seu Edir Macedo, David Miranda e Silas Malafaia tem tanto destaque?

Porque o povo brasileiro, sem a revelação do Evangelho, é pagão e místico e daí o evangelho pagão e de prosperidade fazer tanto sucesso!

O evangelho da prosperidade esta aí, também porque boa parte das lideranças "evangélicas" são corporativistas e gostam de fazer média!

Quando a imprensa secular denuncia uma perversão ou noticia um escândalo, vem esses "profetas" nos programas de televisão dizer que há uma "perseguição malgina"!

Profundamente lamentável!!

Por isso desisti de ser "evangélico". Graça a Deus, Ele me livrou dessa potestade!

Prefiro contribuir. com alegria e gratidão, para quem prega com sinceridade e simplicidade a Verdade do Evangelho e não aqueles que o pervertem com essa maldita teologia da prosperidade que corrompe a fé de muitos!

Em Cristo e não no "cristo dos evangélicos",

Marcos Wandré

andré disse...

Pastor Altair, apesar de ser pastor batista tradicional, até que admirava o pr. Malafaia, até que vi a sua associação com Cerullo. Aí foi o fim. O que ele combatia, e arduamente com a bíblia na mão, agora defende? Teria a Bíblia mudado? Ou a "bíblia de Cerullo" é diferente. Malafaia precisa de um mentor. A minha dúvida é se a sua empáfia o permite reconhecer que precisa de ajuda.

Anônimo disse...

CONCORDO COM O PR. ALTAIR E SINTO MINHA ALMA DOER QUANDO HOMENS VERDADEIRAMENTE USADOS PELO SENHOR ENVEREDADOS PELO TENEBROSO CAMINHO EM QUE ESTÃO.SOU DESVIADO E FUI MUITO INFLUENCIADO PELA PREGAÇÃO DESTES HOMENS.A TENDENCIA E A POSTERIDADE VIVER CARNALMENTE .LAMENTO A FALTA DE SENSO CRITICO DE MUITAS PESSOAS QUE VÃO A IGREJA A PONTO DE CONCORDAR COM TUDO O QUE SEUS LIDERES PREGAM EM CIMA DO PULPITO.

Djair disse...

Quase? Quase não o pior dos profetas da prosperidade pq enquanto não cair a ficha muitos vão ter a fé pervertida por causa da mudança do discurso do Malafaia:

http://www.silasmalafaia.r8.org/

Daniel Silveira disse...

Caio Fabio tinha razão o tempo todo desde de 1996 ele denuncia o Malafaia, parece que a mascara caiu e ele se revelou! Tudo que Malafaia faz visa grana e lucro nada haver com o evangelho de Cristo, com o exemplo do mestre e dos Apóstolos.

Moises Almeida disse...

Silas Malafia é o que sempre foi.Não está vacilando gora, ou mudando agora, apenas achou terreno para manifestar o que sempre pensou, tal qual, o Morris Cerullo,comentarista da Bíblia de Estudo de Batalha Espiritual e Vitória Financeira, produzida pela editora do Silas.
Me admira muitos agora questionarem as amizades do Silas como o Jorge Linhares e Jabes Alencar, agora? Sempre estiveram juntos, pregam nos congressos do Silas,e só agora estão descobrindo isso?
O que faremos? Oremos pelo Silas Malafaia e desliguemos a TV.

Moisés Almeida
www.moisesalmeida.blogspot.com

duda disse...

a paz seja convosco pr Altair ate q fim alguem teve coragem de abrir a boca pra falar do q nao pouco tempo tem feito pr Silas nos seus discursos q a cada dia muda de maneira sutil sem q pessoas q respeitam seu ministerio perceba o engodo q tem sido .eu particularmente adorava ver seus discursos mas confesso q hoje nao ta dando pra engolir as contradiçoes q ele mesmo tem deixado a desejar .so quem nunca ouviu ele pregar a 20 anos atras q o defende .mais vamos horar ele vai cair em si e vai voltar as origem

Silva disse...

Dossiê Malafaia completo assista ao video:

http://br.youtube.com/watch?v=Wp31RWiJopk

andré disse...

Pr. Altair, é uma pena ver o pr. Silas Malafaia "comendo no prato que cuspiu". Será que toda aquela ênfase com a qual pregava contra essa "teologia" era mente confusa. E agora ele compreendeu que estava errado? E que deve mesmo se juntar a Hinn, Cerullo, Terra Nova, Shea, Macedo, Rodovalho, Milhomens, Castelhanos, Soares, Feliciano e tantos outros? Que pena, Malafaia, Que pena!

laurides disse...

Como evangelicos temos o dever de porar e no mínimo respeitar esses homens de Deus que teem uma tragetória de mais de meio seculo de testemunho e dedicado suas vidas ao dignificante proposito hastear a bandeira do evangelho, verdadeiros desbravadores,venceram ditaduras,crendices, potestades,para q hoje nossos descendentes terem na televisão,alguma coisa proveitosa entre tantos assedios imorais apelativos ,enquanto esses estão na contra mão da nocividade.Disse Jesus certa feita: Quem não é contra nós é por nós" E estes homens são do nosso arraial.ou naõ?

ALTAIR GERMANO, disse...

Laurides, respeitá-lo sim, tolerar disseminação de heresias não.

Paz do Senhor!

Bruno Correia disse...

Creio que não é uma heresia comentar sobre questões financeiras, pelo contrário, é muito oportuno usar o meio de massa que o Pr. Silas tem em suas mãos para tratar de algo que interessa a muitos e desvendar aquilo que a PALAVRA fala sobre essa questão.
Apesar de não ter informações precisas sobre o conteúdo dos livros do Pr. Silas, vale destacar que a Bíblia fala: "Melhor é dar do que receber"(At 20:35); "Dá e vos será dado"(Lc 6:38); entre outros trechos bíblicos. Nunca é retratado na Palavra que devemos amar o que temos, mas sermos livres no "DAR", pois assim receberemos do SENHOR o nosso galardão, e quando damos não é objetivando o "receber", mas damos porque, em primeiro lugar, amamos à Deus e, depois, amamos ao nosso irmão.
Espero ter esclarecido alguma coisa, peço-lhe para que repensse esse assunto.

Te amo em Cristo!

Heitor disse...

Aqui no DF, por exemplo. tirando a AD/Madureira (que na maioria da vezes aceita qualquer um pregar), o Pr.Silas Malafaia não prega nas AD's há muito tempo. E não é apenas por causa da sua posição ao lado desta turma dos "Neo", mas é que também que ele fala muito mal dos usos e costumes da mesma Denominação da qual ele pertence. Se não concorda, pelo menos respeita e depois eu particularmente defendo a seguinte idéia : "Não tá satisfeito, pede prá sair !"
É muito mais nobre !

Anônimo disse...

A que pontos estamos chegando, onde a maioria dos povos desejam é isto mesmo, 'SUCESSO FINANCEIRO" e onde fica os que realmete almejam os céus?
Vamos interceder por todos que agem assim.

Marcos Andre_Professor disse...

A Paz do Senhor, eu acompanhei os programas e fui pesquisar quem é Morris Cerullo, descobri que ele é mais um teólogo do Movimento da Fé americano, que deu origem a confissão positiva e a teologia prosperidade aqui no Brasil. Ele á denuciado por Hank Hanegraaff, no livro "Cristianismo em Crise" como sendo um dos difusores daquela teologia. Eu caonsidero o Pr Silas Malafaia um homem de Deus, mas quanto a Morris Cerullo, tenho minhas dúvidas.
Se quiser ver mais é só dar uma olhada no meu blog:

marcosandreclubdateologia.blogspot.com

Marcos Andre_Professor