quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

ENQUETE DO BLOG DO PR. SAMUEL CÂMARA

FONTE: www.igrejamana.com

"Você acha que o Presidente da CGADB tem poder para mudar os usos e costumes das Igrejas?". Esta é a atual enquete do blog do Pr. Samuel Câmara.

Já votei, mas como entendo que a pergunta foi mal elaborada, segue aqui um breve comentário.

Não tenho dúvidas de que o Presidente da CGADB, seja ele quem for, não pode mudar os usos e costumes das Igrejas, mas que pode influenciar negativamente isto é indiscutível, principalmente através de instrumentos de massificação como são os programas de televisão.

Vou mais além. O presidente da CGADB ou de qualquer outra entidade similar, seja qual for a denominação evangélica, não pode mudar a sã doutrina ensinada nas Igrejas, mas pode contribuir (principalmente através dos canais de comunicação de massa) para a proliferação de falsas doutrinas e modimos importados, numa demonstração de imaturidade, desequilíbrio ministerial e vulnerabilidade teológica.

Que o Senhor Jesus nos livre dos tais!

51 comentários:

Pr. Robson Aguiar disse...

A paz do Senhor, pr. Altair

A pergunta da enquete do pastor Samuel, deveria ser "O presidente da CGADB tem força para impedir a mudança nos usos e costumes das Assembléias de Deus no Brasil?"

Não sou tendencioso em relação ao assunto, sei que o presidente da CGADB tem grande influência sobre os seus membros, se assim não fosse, não seria eleito por eles. Mas, quando se fala em usos e costumes serem mudados ou não, pergunto, mudar mais o que? se já mudamos faz tempo, basta olhar para a igreja mãe (Belém) para as igrejas de Manaus, para a igreja da Penha -RJ, para igreja de Camboriú - SC, algunhas igrejas do Sudeste e do Sul, e por que não nos incluirmos nestes grupos já cítados, pois na verdade estamos em constantes mudanças. Não existe mais uma padronização de usos e costumes em nossas igrejas, esta é a verdade. Descumprimos com muita facilidade as normas geradas em nossa Convenção, e ao que parece, não existe por parte dos diretores da CGADB, força suficiente para corrigir isto. A solução então, é política. Desculpe se estou ofendendo alguém com isso, mas, não posso deixar de falar daquilo que tenho "VISTO E OUVIDO", seria hipocrisia. O pr. Samuel na verdade está antecipando sua campanha à presidência da CGADB, isto não é novidade, não votei nele, não sei se votarei desta vez, mas, não me importa mais a questão da influência de usos e costumes, pois pr. José Wellington não tem força para impedir esta mudança, esta diversidade cultural no nosso país está nos empurrando para esta realidade, e em pouco tempo só se distinguirá a AD pela doutrina, "e olhe lá", e não mais por usos e costumes. Quanto a mim, tentarei retardar o máximo que puder esta mudança no rebanho que Deus me entregou. QUE DEUS NOS AJUDE!

pr, Robson Aguiar - CADEESO - PE
"A melhor hora para arrepender-se é antes de cometer o erro."
Josh Billings

Maya disse...

Meus cabelos hoje são curtos. Há cerca de um ano e meio fiz uma tatuagem nas costas (a frase latina Soli Deo Gloria). Prefiro sais e vestidos, que, eu creio, são mais femininos e confortáveis, sobretudo os longos, mas de vez em quando uso calças compridas. Uso batom, vou ao salão de beleza, gosto de bijuterias e jóias. Prefiro maiô, que é mais confortável, mas quando vou à praia uso biquíni, também. Não gosto, por me sentir vulnerável, de mini-saias, roupas transparentes, roupas de banho pequenas demais.

Agora, me digam: em quê isto vai interferir na minha relação com Jesus? E se usasse o figurino assembleiano completo, incluindo-se aí a intocabilidade das pontas dos cabelos, e não fosse capaz de amar o meu Deus, para quê isto me serviria? Que sacrifícios Ele quer de nós?

Maya

Elisomar disse...

O que está acontecendo é que alguns estão com medo da concorrencia do mundo, e acham que pra segurar crente na igreja, tem de abrir mão de valores que deveriam ser imutáveis.
Doutrina nunca matou crente, mas a falta dela tem lançado muitos no mundo.

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre irmão Maya, boa doutrina gera bons custumes. Amar a Deus e ao próximo (Mt 22.37-40) é tão importante como glorificar a Deus em nosso corpo e espírito(1 Co 6.19-20).

A questão é: o que fazemos no corpo, o que usamos e como usamos está glorificando a Deus?

Devemos evitar os extremos do legalismo e do liberalismo (opressão e banalização).

Um abraço!

ALTAIR GERMANO, disse...

Pr. Robson, que Ele nos ajude mesmo!

ALTAIR GERMANO, disse...

Elisomar, a falta de doutrina tem lançado muitos no mundo e o mundo (sistema infleunciado por Satanás)na igreja!

Paz do Senhor!

Graça disse...

Pr. Altair, a paz do SEnhor.
Parece que os assembleianos se lambuzaram com mel, pois antes ñ sabiam comer,e agora já estão dando formiga de tanto dormir...pois mel demais também faz mal...quando acordarem estarão em pleno formigueiro e aí...
Graça

Maya disse...

Concordo, pastor Altair Germano, que há os extremos, a opressão e a banalização. Fujo de ambos. Meu corpo é templo do Espírito, por isso devo buscar a santificação. Minhas roupas não existem para me deixar tentadora. Gosto de ser elegante, de andar confortavelmente e também com simplicidade, sem ostentação. Creia-me, uma pessoa que usa uma bolsa que custa cinco mil reais, neste mundo, peca tanto quanto uma mulher que usa fio dental na praia. Não há um "pecadômetro", mas eu vejo assim. Porque a que usa a bolsa de cinco ,mil reais poderia utilizar esse dinheiro em benefício dos pobres, mas escolhe a vaidade. O problema é que nossa tendência é reduzir o pecado às questões sexuais. Santificação deve existir em tudo: atitudes, pensamentos, compaixão, solidariedade.

Por outro lado, falando de doutrina, acredite: regras impostas por homens tão pecadores e carentes da graça como eu nem sempre me aproximam de Deus! Sobretudo se eu vejo que as regras são mais culturais e sociais que bíblicas. Se não sou escrava do pecado, sou livre. Sendo livre, tenho o livre arbítrio. Tendo-o, conto com o Espírito Santo para me auxiliar a decidir e perceber o que é do homem e o que é de Deus. O que agrada o Senhor e o que agrada uma instituição. Nem sempre agradamos as instituições e doutrinas, mas agradamos a Deus. Não me sinto condenada, nem acusada. Há pessoas que dentro da mais rígida doutrina pensam o que não é agradável a Deus, fazem no oculto aquilo que condenam. O que sou, isto eu sou e mostro. E assim me sinto inteira com Deus.

Abraço,

Maya

: )

ALTAIR GERMANO, disse...

Amada Graça, em razão de minha atividades eclesiásticas e ministeriais tenho andado por vários círculos evangélicos. Pelo que conheço (de ver e ouvir), lambuzar-se com mel não é privilégio e exclusividade apenas de assembleianos , mas sim, de cristãos que sofrem de "falta de moderação, temperança e domínio próprio".

Oremos por estes!

Um abraço!

Maya disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pr. Robson Aguiar disse...

Ilma. irmã MAYA, a paz do Senhor Jesus!

Não sei se a prezada irmã é assembleiana, mas, estamos falando da cultura e dos costumes desta quase secular igreja, Gostaria de esclarecer a irmã que não tenho nada contra as igrejas tradicionais, na verdade tenho uma profunda admiração por elas, pois os assembleianos são frutos dos batistas, mas, se tratando de costumes, fomos aculturados diferente, e, é fato que a maneira como os pioneiros nos educaram fez com que crescêssemos e nos tornássemos a maior denominação evngélica do Brasil. Não estou me gloriando disso, mas, temos sido reconhecido por nossas características, acreditamos que o exterior é fruto do interior, a boca fala do que o coração está cheio. Sem querer ser prolixo, o que estou tentando dizer é que temos uma identidade, como Elias, João Batista, Pedro e outros personagens bíblicos. Se posso engrandecer o nome de Jesus através da minha aparência, por que não fazê-lo. Hoje estas características suprainferidas já não estão sendo mais preservadas causando em nós temor de deixarmos de sermos reconhecidos como assembleianos. É só disto que estamos falando.

Grande abraço!
e uma entrada de ano repleta de bençãos celestes.

pr. robson aguiar
seu servo
www.prrobsonaguiar.nireblog.com


Dificilmente encontramos pessoas de bom senso a não ser aqueles que concordam conosco. (La Rochefoucauld)

Enock Jr. disse...

A PAZ DO SENHOR!
USOS E COSTUMES SÃO USOS E COSTUMES;DOUTRINA É DOUTRINA!
AS PESSOAS MISTURAM AS COISAS E ACABAM ENVENENANDO A IGREJA(GRANDE PARTE DELA)!
USOS E COSTUMES VARIAM DE REGIÃO PRA REGIÃO,DE CULTURA PRA CULTURA,E ESSA DIVERGÊNCIA CULTURAL DEVE SER COMPREENDIDA E NÃO RADICALMENTE CRITICADA COMO SE FOSSE AGRAVO DOUTRINÁRIO!
A DOUTRINA É UNIVERSAL E IMÚTAVEL!ESSA,DEVE SER PRIORIZADA SOBREMANEIRA MAS,INFELIZMENTE,HÁ UMA NUA INVERSÃO DE VALORES NESSE ASPECTO POR PARTE DE MUITOS!
LÓGICO QUE TODO EXTREMO É ANTI-BÍBLICO,MAS MUITAS PESSOAS DE MUITAS DENOMINAÇÕES ECLESIÁSTICAS(PRINCIPALMENTE LÍDERES) QUEREM DOGMATIZAR USOS E CUSTUMES(LIBERAIS OU PURITANOS AO EXTREMO,"LEGALISTAS") DE UMA MANEIRA TAO ENFÁTICA QUE ATÉ MESMO OS PÕEM QUASE QUE NO MESMO PATAMAR DE AUTORIDADE DA DOUTRINA GENUINAMENTE CRISTÃ!
EM RELAÇÃO A MUDAR TAIS USOS,ISSO DEVE ACONTECER DE UMA MANEIRA ESPONTÂNEA,LENTA,GRADATIVA,E NÃO POR IMPOSIÇÕES DITATORIAIS PARA QUE NÃO VENHA A CONFUNDIR OS FIÉIS E EXPLODIR COMO 1 BOMBA A CONSCIÊNCIA DOS MAIS FRACOS!
PARA MEDITAÇÃO:"PORTAI-VOS DE MODO QUE NÃO DEIS ESCÂNDALO NEM AOS JUDEUS,NEM AOS GREGOS,NEM À IGREJA DE DEUS."1 Cor 10.32!
QUE NO NOSSO COTIDIANO NÃO USEMOS DE EGOCENTRISMO EM RELAÇÃO AOS USOS E COSTUMES,COMO SE OS TAIS FOSSEM IRRELEVANTES!
O PADRÃO DIVINO PARA QUALQUER ASSUNTO POLÊMICO COMO ESTE É:MODERAÇÃO,BOM SENSO E ALTRUÍSMO(INVERSO DE EGOÍSMO)!
ORDEM E DECÊNCIA NO MEIO DO POVO SANTO!1 Cor 14.40!
AMÉM!!!

Gutierres Siqueira, 19 anos disse...

O que me preocupa na pessoa do Samuel Câmara, como possível futuro presidente da CGADB, é a sua amizade eclesiástica com líderes neopentecostais. Câmara participou de congressos na igreja do “apóstolo” Ouriel de Jesus e convidou o mega-pregador Marco Feliciano para pregar na festa da igreja em Belém. Isso me preocupa!
A atual administração da CGADB condena esses modismos, mas é muito passiva, não toma medidas enérgicas. Mas pelo menos condena!

Gutierres Siqueira
www.teologiapentecostal.blogspot.com

Paulo Silvano disse...

Caro pastor Altair,

Enviei felicitações que, acredito, talvez não tenham chegado. Em tempo devo dizer que foi de grande valia o relacionamento com o irmão, através da blogosfera. Sei que que esse ano de 2007 deixa-nos marcas indeléveis como, no seu caso, a saudade do irmão Benedito Germano. Desejo a você um bom final de ano e que 2008 revele um tempo em que o labor mais precioso na nossa comunicação continue sendo a busca da afirmação dos nossos blogs como espaços de koinonia.

Um abraço

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Pr. Alrair Germano!
Importante sua visão a respeito do assunto.
Tudo o que tenho a dizer é que assino embaixo seu post no que concerne ao cerne da questão.

Quanto ao lado político não quero me manifestar, uma vez que a idéia central do seu artigo, serve para qualquer um inclusive para mim, de forma que também entendo que a pergunta foi mal formulada, talvez para que tivesse dúbia interpretação.
Lutemos pela manutenção da doutrina bíblica e do que restou dos bons constumes, porque o que já se foi dificilmente conseguiremos fazer voltar!
De minha parte lutarei com todas as forças para essa manutenção. Que Deus tenha misericórdia de nós!
Pr. Carlos Roberto

Graça disse...

Concordo pastor.
Sim oremos mesmo!
Graça

emmerson disse...

Paz do SENHOR Pastor!!! O senhor alguns meses colocou um artigo falando da identidade assembleiana. O caso não é religiosidade e defesa de denominações, mas de obediência e saber ser submisso, coisa que não está acontecendo mas em nosso meio. O mundo já entrou na igreja, neste natal mesmo, a igreja perdeu para as tradições. O problema é que filho de judeu é judeu, filho de testemunha de jeová é tdj, filho de mussumano é mussumano sempre, mais filho de assembleiano não é assembleiano. Na emissora do Pastor samuel, meu DEUS!! nem parece ser evangélica, o filho dele mesmo...que propagação de evangelho fácil, skate, sports radicais e tudo mais, músicas pesadas, funk, barbichas e costeletas "iradas", nada contra, mas estes não parecem ser os nossos costumes, não era esses os costumes que eu conhecia, não parece esses quando fiz minha confissão de fé, e o Pastor me fez as perguntas eu concordei dizendo que conhecia os costumes. É Pastor! Devemos só orar mesmo e esperar a colheita, ou outro Lutero se levantar para combater outra causa. Esqueceram que quando nos batizamos, nós assinamos um compromisso com DEUS primeiramente, e depois com a igreja e seus costumes, quem não quiser vai para outra que seja mais legalista, ou até se junte daquele pastorzinho que disse que temos que ter 7 mulheres. Que DEUS tenha misericórdia de todos nós!!

Maya disse...

Antes de ser protestante ou assembleiana, sou cristã. O que me traz singularidade é o fazer cristão. É o que me deixou o exemplo de Cristo. Não desprezo usos e costumes, apenas sei que eles não são maiores do que o amor; usos e costumes têm o seu nlugar, e não dou a eles valor exacerbado. Procuro ser guiada pelo Espírito no que visto, como, bebo. Mas é no amor que está nossa "diferenciação". É no andar mais um pedaço do caminho, no estender a mão, no oferecer a outra face. E, meus irmãos, acreditem, acho isso muito mais difícil que usar saia ou não cortar o cabelo.

Pastor Altair, obrigada por este espaço de debate inteligente e respeitoso.

Feliz ano que vem! Ao sr., sua família, amigos, igreja... E a todos os que vêm a este blog.

Maya

: )

Fernanda Cabral disse...

ACHEI MARAVILHOSA A COLOCAÇÃO DO IRMÃO ENOCK JR.
A PALAVRA DE ORDEM É PRUDENCIA

ALTAIR GERMANO, disse...

Amém Enock!

ALTAIR GERMANO, disse...

Amado Gutierres,

como não existe administração perfeita (como você bem coloca), oremos para que o Senhor no dê um presidente que apesar de imperfeito busque com sinceridade a vontade de Deus e esteja aberto para ouvir a sua voz!

Paz do Senhor amado!

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Paulo Silvano,

que as promessas de Deus continue a se concretizar em vossa vida e sobre vossa família em 2008. Obrigado pela lembrança do meu amado pai. Continuemos a orar pelo crescimento da blogosfera evangélica como canal de informação e interação.

Paz do Senhor!

ALTAIR GERMANO, disse...

Amado Pr. Carlos Roberto,

estamos juntos nesta luta!

Paz do Senhor!

Maya disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maya disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda Cabral disse...

Pastor Altair, desejo que o Senhor Jesus continui lhe abençoando e lhe dando sabedoria para o senhor continuar a nos trazer cada vez mas estes artigos,Deus abençoe toda a sua familia.

EV. DIÓGENES BARBOSA disse...

EV. DIÓGENES BARBOSA
PAZ DO SENHOR!
Achei bastante interessante a colocação do estimado Pr.Robson Aguiar quando disse que sua missão será retardar o máximo esta mudança e acho que ele tem razão, pois estamos caminhando para isso mesmo, porém o que desejamos é que pessoas decentes e conscientes, à cima de tudo "cristãs" respeitem os seus líderes que estão pensando como o irmão que citamos; eu e outros que concordam que as coisas devem ser obedecidas às escalas naturais das mudanças através de costumes e realidades acessíveis a culturas diferentes.O que devemos ter cuidado é para não sermos considerados como a igreja de Laodicéia.Ap 3.14-22.Antigamente, a água da cidade vinha via aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a reputação de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus sentiu vontade de vomitar de sua boca a igreja de Laodicéia (3:15-16).
Bom! para sentarmos no trono com Ele temos que vencer todas as coisas aqui na terra. O problema é que viemos de uma cultura muito simples por parte dos pais da igreja e hoje estamos nos deparando com mudanças exorbitantes.Que Deus nos abençoe!

Anônimo disse...

RUBEM
FALA PARA MAYA
CONCORDO COM GRAU NUMERO E GENERO DA OPNIÃO DA AMADA IRMÃ, NÓS PERDEMOS O FOCO A MUITO TEMPO.

Fabio Silvestre disse...

Macacos me mordam!
Em primeiro lugar não é o que um ou outro acha sobre quem pode ou não determinar usos e costumes e sim a Bíblia que deveria estar sendo usada nessa questão mas ao contrario está esquecida no canto.
Eu fico de boca aberta ao ver esses comentários ridículos sobre uma questão que já deveria estar resolvida.
Um dia lá em 1911 dois homens tementes a Deus e com amor ao evangelho fundaram a Assembléia de Deus e como todas denominações atribuiriam determinados costumes que se estendiam desde a liturgia até o guarda-roupas dos membros.
Aprove Cristo que assim fosse pois ele é o cabeça da Igreja e deixou que a Assembléia de Deus(apenas uma dentre tantas denominações)crescesse com seus costumes.Cristo sabia que aquele deveria ser o ritmo assembléia no mesmo sabendo é claro que o uso e costumes não é determinação bíblica(não do modo como achamos). A Assembléia cresceu e fez o que Cristo deixou fazer da maneira que Ele quis. Hoje apenas com um pouco de entendimento vemos que não há possibilidade de continuarmos com usos e costumes uma vez que somos defensores da palavra e a palavra nos tem revelado que não há proibições bíblicas a respeito de detalhes do vestuário do crente. É obvio que um crente em jesus não deve chamar a atenção para seu corpo fisco. Vamos parar de ser hipócritas, quantas vezes vi mulheres na igreja de saias até o pé e chamam mais atenção que qualquer outra lá fora? Cristo está nos dando hoje um entendimento maior da Palavra que nos quer mais profundos no conhecimento bíblico, quer que sejamos capazes de dizer, Amadurecemos! Ele está abrindo nosso entendimento, nos fazendo compreender que somos mais do que nunca crentes em Jesus Cristo. A verdadeira identidade de um crente está na sua capacidade de não julgar. Quem sou eu pra julgar que uma irmã de calça é de pouca fé? Meu Pai! Abre o entendimento desse povo!

Fabio Silvestre disse...

Leiamos a Palavra de Deus:

“Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não provem, não manuseies (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens? As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne”. (Colossenses 2.20-22).
Como eu disse na ultima postagem,vamos ler mais a Palavra de Deus! devemos ser Assembleianos( o povo do Livro) mais do que já fomos.

MARCOS PAULO disse...

ANTES DE INICIAR O MEU COMENTÁRIO , QUERO ATRAVÉS DO ESTATUTO DA CGADB , TRAZER O SIGNIFICADO DE USOS E COSTUMES : " ATO DE PRINCIPIAR . CAUSA PRIMEIRA . ORIGEM . RAZÃO FUNDAMENTAL ". ESSAS SÃO ALGUMAS DEFINIÇÕES QUE EU ENCONTREI NO TÓPICO USOS E COSTUMES DA CGADB , DIANTE DISSO QUE FAZER O SEGUINTE COMENTÁRIO : NA MINHA OPINIÃO , O PR SAMUEL CÂMARA É O PR MAIS INDICADO PARA ASSUMIR A PRESIDENCIA DESTE ORGÃO TÃO IMPORTANTE DO NOSSO PAÍS , POR QUÊ ? PELA SUA MATURIDADE E CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS , TAMBÉM PELO SEU DISCIRNIMENTO DO QUE É DOUTRINA BÍBLICA E O QUE SÃO USOS E COSTUMES . AMADO PASTOR , O QUE DEVE SER A CAUSA FUNDAMENTAL DA IGREJA , NÃO É USO E COSTUMES E SIM A BÍBLIA , A ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL INFELISMENTE TEM TROCADO AS COISAS E INVERTIDO OS VERDADEIROS VALORES DO CRISTIANISMO . A IGREJA NÃO PODE SER REGIDA PELA MINHAS VONTADES E NEM PELAS VONTADES DE ALGUNS LÍDERES DITADORES QUE EXISTEM NO MEIO DA IGREJA . JESUS NOS LIBERTOU , PARA SERMOS LIVRES (GL 5.1) , NÃO PARA PECAR E SIM PARA SERVIR A DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE ( JO 4 ) . PECADO É AQUI E NA CHINA , A LISTA DOS PECADOS TODOS NÓS CONHECEMOS , GÁLATOS CAP 5 . 19 ... , NESTA LISTA NÃO ENCONTRAMOS : É PECADO CORTAR O CABELO , É PECADO MULHER USAR CALÇA JEANS , É PECADO O HOMEM USAR CALÇÃO E PASMEM SENHORES , TEM AD QUE DIZ QUE É PECADO BATER PALMAS PRA JESUS , DÁ - LHE SALMO 47 NELES !!! INFELISMENTE A AD - BÉLEM TÁ SE TORNANDO UMA IGREJA LEGALISTA E EGOÍSTA , OS SEUS CHEFES PRECISAM CONHECER O SL 133 , AH SE TODOS SEGUISSEM ESTE SALMO , SERIA UMA BÊNÇÃO . QUANTOS COSTUMES , COMO MULHER NÃO PODE ANDAR DE BICICLETA , NÃO PODE USAR SABONETE , QUE NA ÉPOCA CHAMAVAM DE PERFUME DO DIABO E OUTRAS BESTEIRAS QUE DIZIAM NO PASSADO , TUDO ISSO ERA ENSINADO COMO A SÃ DOUTRINA E TUDO CAIU , SE ISSO ERA A PALAVRA DE DEUS , POR QUÊ PASSOU ? PASTORES VAMOS PREGAR A PALAVRA DE DEUS , ALMAS TÃO MORRENDO SEM JESUS E MUITOS TÃO PERDENDO TEMPO ENSINANDO MANDAMENTOS HUMANOS EM LUGAR DA PALAVRA DE DEUS , É TEMPO DE REMIR O TEMPO , ... E CONHECERÉIS A VERDADE E ELA , VOS LIBERTARÁ . O CRISTO NÃO DEVE SER CONHECIDO PELA ROUPA COMO OS FARISEUS , JESUS FOI IDENTIFICADO COM UM BEIJO E NÃO PELA ROUPA , ... E CONHECERÉIS QUE SÓIS MEUS DISCÍPULOS , SE VOS AMARDES UNS AOS OUTROS , O AMOR É O VERDADEIRO CARTÃO DE IDENTIDADE DO CRISTÃO , O RESTO É MANIPULAÇÃO E INTERESSE HUMANO . PR SAMUEL ESTAMOS COM O SENHOR NESTA PROXIMA VOTAÇÃO . MARCOS PAULO - OBREIRO DA AD BOM RETIRO - ARACATI - CE

MARCOS PAULO disse...

OBSERVANDO OS COMENTÁRIOS DOA AMADOS IRMÃOS , DÁ PRA VER O QUNTO É POLEMICO O ASSUNTO , MAS É DISCUTIVEL PELO FATO DE SER UM ASSUNTO SÉRIO E DIVERGENTE . MAIS UMA VEZ CHAMO A ATENÇÃO DOS AMADOS PASTORES , VAMOS PREGAR A PALAVRA QUE LIBERTA E NÃO TRADIÇÕES HUMANAS , INFELISMENTE MUITOS ESTÃO DEIXANDO DE SER ESCRAVOS DO PECADO E PASSADO A SER ESCRAVO DA RELIGIÃO , OU SEJA , DOS USOS E COSTUMES . NAQUELE GRANDE DIA , MUITOS VÃO DECEPCIONA-SE , PORQUÊ DEIXARAM DE PREGAR NOVO NASCIMENTO , PARA PREGAR QUE A MINHA PLACA É MELHOR E QUE ISSO OU AQUILO NÃO PODE , O LIVRO DE COLOSSENCES É CLARO , NADA DISSO TEM VALOR ALGUM CONTRA A SENSUALIDADE , SE NÃO TEM VALOR , ENTÃO NÃO PERDAMOS MAIS TEMPO COM ISSO , TEMPO É OURO E AS ALMAS TÃO MORRENDO . QUE DEUS VOS ABENÇOE , EM NOME DE JESUS . MARCOS PAULO - OBREIRO DA AD BOM RETIRO - ARACATI - CE

Anônimo disse...

A Paz do Senhor !
Pr.Altair,
REALMENTE,AINDA QUE UM PRESIDENTE DA CONVENÇÃO GERAL NÃO TENHA O PODER DE MUDAR OS USOS E COSTUMES, ELE TEM UM PODER MUITO GRANDE DE INFLUENCIAR . QUE DEUS NOS LIVRE DOS LIBERAIS DE PLANTÃO.

Pr. Altair Machado disse...

Pr. Altair Germano,
Com as eleições da CGADB bem próximo, fico bem preocupado, pois nós assembleianos necesitamos de um Pastor espiritual na direção da nossa convenção, e não de um Pastor empresário, que mora no Rio de Janeiro, e pouco faz pela igreja em Belém o qual é presiente. São palavras de membros da própria igreja em Belém.

hem disse...

Se o referido Pr. tão falado neste blog ganhar as eleições em abril de 2009, vamos ter que nos segurarmos no barco para não irmos a pique.
Em um determinado pais da america do norte, ele e denominado "Apostolo",vamos ter "cuidado" e concordo com Pr.robson MUDAR MAIS O QUE? se ja está mudado faz tempo começou pela igreja mãe a do dito Pr. com todo o respeito por que e tambem um ungido de Deus.

marco disse...

Prezados Irmãos,
Concordo que a nossa igreja Assembléia de Deus precisa ter equilíbrio nos usos e costumes. Assim, creio ser irreversível o processo de "abertura" tais como: Calças compridas para as mulheres, brincos (decentes) e similares, aparo nos cabelos e coisas mais... Contudo, devemos examinar se os candidatos estão propondos mudanças que vão além destas pequenas coisas. Há muitas evidências de envolvimento de líderes com movimentos antibíblicos(como G-12), participação em cultos de "pastores" de veneram anjos. Nossas igrejas há muito vem mudando seus costumes, mas quando feito com moderação, não atrapalha. O que não podemos alterar á a prática da oração de joelhos antes dos cultos, ler a Palavra de Deus de pé, entoar hinos com mensagens coerentemente bíblicas, cumprimentarmos com a "Paz do Senhor" (e não somente a "Paz"). Estes costumes não podem ser abandonados! E quanto a DOUTRINA BÍBLICA, nem precisa falar! Paz a todos!

Max Cordovil
Brasília/DF

Anônimo disse...

Engraçado, rastreei o site do pastor samuel camara e nao achei tal enquete..
Bom, é impressionante como A100bleia de Deus perde o foco, contra o PECADO, trocando por luta contra roupa,cabelo,.etc..
fazendo gigantes confusões com o versiculo de "bons costumes"
Esta mentalidade tem retrocedido umas das maiores denominações do nosso pais, com uma doutrina impecavel.

Anônimo disse...

ICo11:15
MAS,TER A MULHER CABELO CRESCIDO LHE É HONROSO,PORQUE O CABELO LHE FOI DADO EM LUGAR DE VÉU!!!!!!


VAMOS LER A BIBLIA MEUS IRMÃOS,TODA A BIBLIA;É O NOSSO MANUAL DE INTRUÇÕES!!!!!!!!!!!!!!!!

théomendonça disse...

Que Horror!
Ler esses comentários me assusta. Quando o Senhor disse que o fardo dele era leve estava dizendo a verdade, a pura verdade. Lançamos sobre Ele nosso jugo e Ele nos deu um fardo leve para carregarmos. Ser cristão não é difícil, é fácil quando nascemos de novo, quando temos uma experiência profunda e real em nossas vidas.
Mas o que fizeram com a igreja?
O que fizeram com o fardo?
O que fizeram com o que o Senhor nos deu?
A religião e os religiosos, os pecadores fariseus e hipócritas, que fazem política suja nos bastidores, que compram e vendem votos, que pecam as escondidas, nas viagens e esquinas do mundo, lançaram sobre o povo um fardo que eles não levam. Um fardo que fez de Deus um inimigo, que faz com que os adolescentes criados nas igrejas fujam por não suportarem carrega-lo. É fácil ser um cristão?
Sim é fácil. Basta ser apaixonado por Jesus, basta nascer de novo e experimentar de sua MARAVILHOSA GRAÇA.
Mas ser crente seguidor de doutrinas e costumes de homens não, isso não é fácil. É muito difícil!
Fizeram do Deus de amor um deus pronto a massacrar a pobre coitada que corta o cabelo ou usa uma calça cumprida. Coisa de Homem!
Que horror! Uma igreja onde as mulheres não podem falar, pregar, ministrar, pois isso é pecado, a mulher deve ficar calada. Que tal estudar a palavra e ver com que fim foi dito isso?
Porque a mulher não pode falar? Porque não pode ensinar aos homens? Isso é um absurdo? Isso é anti-bíblico ou acham que ouvir uma mulher falar e ensinar os desqualifica ou os deprecia. Na verdade são tolos pois acham que são melhores que elas. Homens, pobres homens! Os religiosos sempre acham que são melhores do que os outros.
Que horror! Uma igreja onde não se pode usar barba, mas pode usar bigode. Deus deu um limite, o pelo só pode ir até o canto da boca, se ultrapassar está em pecado. Meu Deus que Horror!
Fizeram de Deus um inimigo, pronto a punir o primeiro que infligir essas leis ditas inspiradas. Inspiradas por quem? Quem inspirou isso? Deus? Não é possível, Deus não fez isso, não faria isso com o povo pelo qual foi capaz de morrer na cruz.
Mas apesar do tempo e da aculturação do povo evangélico o que se vê é um grande número de "líderes" defendendo esse horror.
Fizeram de Deus um inimigo.
A todos quantos o receberam deu-lhes o direito de serem feitos filhos de Deus. Esqueceram de ler isso. Ele é nosso Pai, Ele nos ama como filhos.
Há, ia me esquecendo! O problema é que eles não conseguem entender o que é Pai. Foram espancados pelos pais e agora em nome de uma religião que os separa de Deus espanca seus filhos, quando não com cinto, com suas palavras amargas e crueis. Esse é o evangelho dos fazedores da religião que não religa. Na verdade desliga, pois ensina que que o caminho é fazer coisas, muitas coisas para ser aceito por Ele. Ele já fez tudo, mas será que valeu? Não
Para os religiosos não.
É preciso seguir padrões que nos uniformizam, que nos fazem iguais. Como se Deus gostasse disso, como se Deus nos criara para isso. Veja uma foto de um culto em uma grande igreja "religiosa" .
São todos iguais, não há diferença, você tem que ser igual ao padrão, senão..... o Deus inimigo te castiga, e um monte de desgraças acontecerá em sua vida.
Pra que diabo, se a religião já faz a obra dele.
Fizeram de Deus inimigo, que Horror!
Enquanto isso vou adorando meu Senhor, apaixonado por Ele, vivendo meus 35 anos de crente liberto pelo Senhor, que me resgatou do satanismo, que me livrou da mão do inimigo e me fez livre.
Ele me ama, me deu um fardo leve e suave.
Ele me ajuda a vencer, a lutar contra o pecado e buscar santidade, mas sigo livre, liberto. Não tenho que fazer coisas, vestir igual ou falar igual. Sou um individuo, criado especialmente por Ele. Tenho identidade, tenho um nome, tenho uma impressão digital só minha. Ele me ama. Eu sou d'Ele e Ele é meu.

Pr Josué disse...

Prezados Pastores!
Pedro escrendo diz, " sem santificação ninguém verás ao Senhor!

Pergunta-se a voce mesmoo que é santificação!
Não ser separado das coisas deste mundo?

para sua meditação, os bons costume, gera doutrina moral"

doutrina moral, tem masi força do uma lei.
por exemplo, uma fila do banco, fila no ponto de onibus! etc, vê se foce quebra essa norma, ou essa doutirna moral.

obs: não está escrito em lugar nenhum que devemos ficar em fila, mas ninguém consegue quebrar este costume, que toprnou-se uma norma ou uma doutrina moral.

No entanto nossos bons costumes, da Assembléia de Deus, geraram uma boa doutrina moral, e não como estão falando, " usos e costumes!, por favor vai estudar para voce não cometer erros.

Nós temos nossa doutrina b´biblica e a doutrina moral, que foi gerada pelos bons costumes.,
então meu prezado irmãO, NÃO FIQUE INVENTANDO comentários e argumentos falso para acabar com a identidade de nossa igreja que sempre cresceu espiritualmente e em números de fiéis.
Voce não foi o fundador desta Igreja para querer mudar nossas doutrinas, se voce acha que o certo é os crentes ser iguais ao povo que não são salvos, por favor, tenha a liberdade para instituir uma denominação para voce, ou ingresse em várias que se adaptam aos seus bel prazeres.
Nós precisamos é orar mais, Jejuar mais, servir a Deus de corpo alma e espírito, ganhar almas compromissadas com deus e não compromissadas com o mundo.
um abraço Pastor Josué

jackson disse...

maya vc tem que enteder que desde daniel e Gunnar Vingren eles trouxeram uma doutrina e um costume. e em costume não se mexe, é a mesma coisa ir pregar para os indios e mexer nós costumes de ledes ou ir na escocia e tirar a saia dos homens, tá errado, tem que falar do amor de Deus pra eles, e não mexer nos costumes deles, se as pessoas não estão sastifeitos com o costume da Assembléia de Deus, que vá para outra igreja, aonde os costumes são diferentes.

Anônimo disse...

A Paz do Senhor, pastor Altair
Sou assembleiano desde berço e já estou com 40 anos, mas entendo que costumes são costumes e cedo ou tarde desaparecerão, essa é a verdade. Por mais que goste deles o que permanecerá é a Palavra de Deus que ultrapassa os séculos e permanece a mesma. Temo pelo apego às tradições, mesmo que sejam aparentemente muito boas não deixam de ser tradições, mesmo que tenham sido criadas por grandes homens de Deus não deixam de ser tradições (quando foram criadas ou estabelecidas como queiram eram necessárias e hoje são?). Não estou falando da depravação moral em que o mundo se encontra, estou falando de coerência e temor de Deus para não acabarmos como acabou a igreja católica dando à tradição o mesmo peso da palavra de Deus. Costumes ninguém acaba, se extinguem. Temo por Pastores que realmente tem a chamada de Deus e estão sendo atraídos em defesa dos costumes enquanto deveriam estar em defasa da fé.
Sou conservador, mas não morrerei abraçado nos costumes. Vou conservá-los enquanto possível, mas eles acabarão e outros bons costumes surgirão, precisamos discernir isso. Isso não acaba com nossa identidade, antes fortalece. Não somos nécios temos o Espírito de sabedoria. A igreja de Deus precisa de Pastores que tenham o coração segundo o coração de Deus.

O Céu nós espera.
Pb. Luiz Pithan (Alvorada RS.)

Ev Mendes Campo Grande MS disse...

Querira irma Maya. O mundo espera de nós nesta geração algo que faça a diferença. Nosso corpo não foi feito para ser estimulador de sentimentos, pensamentos, atos e hábitos pecaminosos. "Não apresenteis os vossos corpos como instrumentos do pecado mas apresentais-vos a Deus". Num mundo erotizado como o nosso e muito triste saber que alguem que se diz filha de Deus esteja tão desatenta as sensações e sentimentos que um corpo feminino "exposto" pode causar. Viva como uma filha de Deus. Que o nosso espirito, alma e corpo seja conservado irrepreensível diante de Deus. Peça ao Espirito Santo que a dirija nessa área de sua vida. Com muito amor cristão

Pr. Clever disse...

Pr. Altair, a paz do Senhor Jesus, queria saber seu comentário a respeito da converção do Rio de Janeiro que foi empurrada de maneira groceira os convencionais com total derespeito para com os Prs. contrario, e se a mesma ñ fosse aprovada de forma inlegal o Pr. Samuel seria o candidato eleito.

wdsonmanuela disse...

Pr. Altair, o que me incomoda não é o relacionamento do Pr. Câmara com os Neopentecostais, mais sim a falta de senso do Pr. José Wellinton de não dá oportunidade para outros. Por que o estatuto da Assembleia permite que um líder tenha tanto tempo de duração de mandato? A administração dele esta mais do que ultrapassada. E o pior é que a Assembleia Brasileira já colhe efeitos desta eternização no cargo. Ela esta perdendo terra para os Neopentecostais! Que influência que a Assembleia tem no Brasil, apenas no número? O Pr. Câmara faz mais efeito do que o restante da Assembleia de Deus no Brasil. A Assembleia de Deus tem algum canal de Televisão? O problema é que o atual presidente da CGADB não tem mais uma visão para as necessidades do século 21. Temos que ousar!

Anônimo disse...

Convivo nas Assembléias de Deus a décadas, e o que se pode verificar é que os modelos de administração de muitas Igrejas são totalmente incompatíveis com as exigências tecnológicas que o mundo atual requer. É inconcebível modelos de administrações fechadas, com "Chefes Absolutos", que muitas vezes não possuem a menor condição de administrar "patrimônio, finanças, relações públicas, estabelecer projetos de crescimento, investimentos, estabelecimentos de metas, enfim, e que não conseguem exercer satisfatoriamente os cargos que ocupam pois nunca foram preparados para esse exercício. Somente oratória e discursos não dá mais. E ainda assim, insistem em não compartilhar, em não trabalhar em equipe, em não dividir com os seus auxiliares a administração da Igreja para poderem se dedicar mais à Palavra, ao ensino, aos crescimento espiritual do povo de Deus.
Percebe-se ainda que em muitas Igrejas perdeu-se o foco e os objetivos propostos por Jesus para quem deseja entrar e viver no seu Reino. Cito apenas alguns tópicos: centralização de poder, falta de transparência nos atos administrativos, principalmente na questão financeira, sede de poder, no sentido de se perpetuarem em cargos de PRISIDENTES", com discursos do tipo: "Aqui quem manda sou eu", continuismos, casuismos e muita falta de ética no respeito, no tratamento, na pacificação, enfim: prevalecendo sempre a defesa de interesse pessoais, familiares em detrimento do coletivo. E ai de quem discordar ou sugerir algo: é taxado de rebelde ou subverssivo.
O resultado não poderia ser outro: trabalhos enfraquecidos, perda de terreno para vários outros ministérios, ÊSCÃNDALOS e mais escãndalos, grande perda de membros, etc...Quanta vergonha.
Que Deus tenha misericórdia de nós e que abrevie a Volta de Jesus.
"Quem está em pé, cuide-se para que não caia...." e olhemos somente para Jesus.

francisco disse...

De crentes mundanos, o inferno esta cheio!!

PASTOR DAVIDSON disse...

NOTICIA IMPORTANTE:
Pr. Davidson Gomes Vieira ingressou com representação na CGADB postulando a instauração de processo administrativo em face do Pr.SAMUEL CÂMARA em razão da flagrante conduta aética consubstanciada por seu ofensivo pronunciamento, levado ao ar em programa televisivo no dia 13 de junho de 2009. Espera que desta feita o Conselho de Ética e Disciplina cumpra efetivamente o seu papel.

PASTOR DAVIDSON disse...

NOTICIA IMPORTANTE:
O Pr. Davidson Gomes Vieira ingressou com representação na CGADB postulando a instauração de processo administrativo em face do Pr.SAMUEL CÂMARA em razão da flagrante conduta aética consubstanciada por seu ofensivo pronunciamento, levado ao ar em programa televisivo no dia 13 de junho de 2009. Espera que desta feita o Conselho de Ética e Disciplina cumpra efetivamente o seu papel.

EVANGELISTA PAULO disse...

O ENGRAÇADO É QUE OS LÍDERES DAS IGREJAS PREZAM TANTO PELO NOME DA ASSEMBLÉIA DE DEUS E DA CGADB, MAS NÃO PREZAM PELA BÍBLIA QUANDO ELA DIZ QUE AS TRADIÇOES DEVEM SER GUARDADAS E OS BONS COSTUMES NÃO DEVEM SER CORROMPIDOS, SE FALA TANTO NA IMPORTANCIA DE SER CONVENCIONADO, MAS NA REALIDADE SÓ ESTOU VENDO AS ASSEMBLÉIAS DE FUNDO DE QUINTAL, COMO SÃO CHAMADAS AS IGREJAS QUE NÃO FAZEM PARTE DAS CONVENÇÕES, CONSERVAREM OS BONS COSTUMES.

violin disse...

Homem nenhum tem poder para mudar nada baseado em cargo. O poder estar acima de tudo, na palavra; que da verdade,ou da "verdade". Nietzsche em sua obra HUMANO DESMASIADO HUMANO, nos traz o seguinte pensamento; "existe verdades e verdades". Em que verdade estamos buscando viver? Hà pastores fazendo exposição de textos bíblicos e transformando verdades em engano. Esta enquete do Pr. Samuel Câmara, se faz desnecessária, pois, a igreja de Cristo é um organismo vivo, e assim como a planta busca os ráios do sol, por mais que os homens obscureça a verdade a hitória nos mostra que a Igreja não se acomoda com as sombras, buscando a verdade que está em Cristo o nosso Sol da Justiça.

Ednaldo J. da Silva - FATEADAL