segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

COMO ACABAR COM AS LIDERANÇAS NEGATIVAS


Este é o título de um artigo do Max Gehringer, publicado pela Revista Época. As orientações direcionadas para aqueles que vivenciam a liderança no mundo empresarial cabem perfeitamente para a prática da liderança cristã.

"A liderança negativa só floresce num solo pobre em lideranças positivas. Quando os líderes formais – aqueles que possuem títulos que lhes permitem tomar decisões – se omitem ou se escondem, as lideranças informais ganham espaço para influenciar os indecisos. Um líder positivo é (1) proativo. Ele convoca a equipe e passa instruções claras e precisas, antes que a falta de esclarecimentos comece a gerar boatos. (2) Acessível. Qualquer subordinado pode procurá-lo a qualquer momento para tirar dúvidas. (3) Confiável. Ele cumpre o que promete, e não promete o que não pode cumprir. (4) Justo. Ele não forma panelinhas, nem trata de modo diferente subordinados com nível igual. (5) Enérgico. Esgotados todos os meios de resolver a questão numa boa, ele não hesita em punir os que não se enquadrarem. A aplicação dessas regras começa pela principal autoridade da empresa e se espalha pelo organograma. Quando faltam bons exemplos vindos de cima, sobram insubordinações vindas de baixo. " (Max Gehringer)

Um comentário:

Pedro disse...

É verdade, estes conceitos devem ser aplicados em toda liderança para ter um controle e obter resultados. Tenho atualmente trabalhando num projeto relacionado a blogosféra cristã o PBC, ProBlogger cristão seu objetivo é ser uma espécie de "treinador" dando suporte a todos que queiram aprender. Ensinando aos blogueiros cristãos como serem profissionais, melhoras no desiger, como ter visitação e claro como criar uma estratégia para que seu blog possa trazer impios ao evangélio. Não nos servirá de nada estar na web e somente ser lido por cristãos.

Se você se interessa pela idéia pode acessar nosso dominio undblog.com/pbc e ler mais sobre a idéia. Lembre-se na blogosféra não existe concorrência todos tem direito a formação.