sexta-feira, 19 de outubro de 2007

SOBRE A AUTORIDADE SECULAR

Ficha Técnica

Coleção: CLASSICOS CAMBRIDGE DE FILOSOFIA POLITICA
Organizador: HOPFL, HARRO
Assunto: Filosofia


Sinopse

Os dois textos apresentados neste livro, 'Sobre a autoridade secular', de Lutero, e 'Sobre o governo civil', de Calvino, constituem as mais consistentes tentativas desses autores para encontrar um equilíbrio entre os compromissos com a vontade de Deus revelada pelas Escrituras e com a ordem e a autoridade na Igreja e na política, questionando a natureza da justiça, a justificação e o alcance da autoridade civil, a liberação dos cristãos e o lugar da Igreja no mundo. Apesar do mútuo respeito, Lutero e Calvino tinham sérias divergências - 'Sobre a autoridade secular' foi considerada pela posteridade como favorável à tolerância religiosa, enquanto Calvino via a autoridade secular como um agente para o estabelecimento compulsório das condições externas da virtude cristã e eliminação da dissidência.

O organizador

Harro Höpfl é professor de Lancaster University, especialista em pensamento político moderno e pensamento político do século XX.

Comentários

O livro, após sua introdução, nos apresenta interessantes notas sobre as traduções inglesas, cronologia da vida de Lutero e Calvino, glossário dos termos utilizados pelos reformadores e indicação de leituras adicionais.

Trata-se de uma obra fundamental para todos que desejam conhecer a visão destes reformadores sobre a relação entre Igreja e Estado.


Um comentário:

Elisomar disse...

Ainda não li essa obra, que deve ser muito importante. É preciso ter conhecimento da causa, para poder falar com segurança.