segunda-feira, 22 de outubro de 2007

LIÇÕES DO GETSÊMANI


"Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmane, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo. E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos estavam carregados. Deixando-os novamente, foi orar terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Então voltou para os discípulos e disse-lhes: Dormi agora e descansai. Eis que é chegada a hora, e o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, vamo-nos; eis que é chegado aquele que me trai." (Mt 26.36-46)

Um aperto no coração, uma dor na alma, uma profunda tristeza, a sensação de morte, de algo insuportável, são estes alguns sentimentos que expressam a angústia.

Diante de uma alta carga de pressão emocional a angústia se revela, se manifesta, oprime.

Jesus em Getsêmani (lit. prensa de lagar) experimentou em sua alma um grande aperto. Podemos extrair algumas lições deste episódio para vencermos a angústia.

Em primeiro lugar, diante da iminente ou presente angústia, não se isole, procure a presença de amigos e irmãos amados. Diz o texto: "foi Jesus com eles". A solidão é amiga da angústia.

Em segundo lugar, verbalize os seus sentimentos. Continua o texto: "e disse a seus discípulos". Diga para os seus amigos o que você está sentindo. O silêncio é fomentador da angústia.

Em terceiro lugar, ore ao Pai. "Meu Pai, se for possível, passe de mim este cálice!" Diante de Deus exponha seus desejos, mas, acima de tudo, declare os seus anseios mais íntimos de fazer a sua vontade: " Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres."

Em quarto lugar, persista na oração, não desista: "Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras".

Por fim, encare e enfrente as circunstâncias: "Levantai-vos, vamos!". Não se vence a angústia fugindo da realidade, das adversidades, dos problemas, das lutas e sofrimentos. Levante-se e creia que o Senhor estará contigo, sabendo que no momento oportuno ele mudará o quadro e você triunfará sobre todas as coisas para a sua glória!

9 comentários:

Elisomar disse...

A depressão está presente na vida de quase toda pessoa normal, pelo menos uma vez na vida. É um mal velho. Alguns homens de Deus passaram por momentos assim. Elias, Jonas,Paulo, Pedro, Jesus...
O grande problema, que não é nada normal para quem sofre, é, que parece que não vai ter fim quando chega. Já passei por momentos que pensei que a morte seria solução. ( não falo de suicidio) Mas, jesus que já passou tudo por mim, me levantou para a vida novamente. Glória para para Ele, que tem a experiencia e o poder para nos dar alegria!

victorleonardov disse...

Caro Pr. Altair.

São 02:30 horas da manhã, e sem querer, involuntariamente, abri a minha "central de favoritos" do Internet Explorer e cliquei no link p/ o seu blog, sem saber porque.

Ao abrir a página, dei de cara com essas suas "Lições do Getsêmani", e logo comecei a lê-las. Ao me deparar com estas breves reflexões, não pude deixar de registrar que são palavras que o SENHOR o fez escrever.

Encontrava-me desta forma: angustiado, triste, cercado de muita gente, porém, só! Todavia, fui alimentado por Deus ao ler tais palavras.

Que Cristo continue se utilizando do Sr. como instrumento para edificação de vidas através de muitos meios, dentre os quais, a internet.

Abraços, Victor.

Carlos Roberto Silva, Pr. disse...

Caro Pastor Altair!
Muito obrigado por se permitir ser usado por Deus com textos como este.
Fui pessoalmente muito edificado com as referidas lições!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

ALTAIR GERMANO, disse...

Amados Elisomar, Victor e Pr. Carlos Roberto,

vivenciei momentos difíceis com o falecimento de meu pai, visto que por cerca de um ano o mesmo lutava contra um câncer.

Este breve post é fruto de uma mensagem que o Senhor me concedeu semana passada, num culto de Santa Ceia.

No dia posterior a Santa Ceia, pela manhã, o Espírito falou ao meu coração, dizendo que tudo que estava acontecendo iria servir para o consolo de muitos.

Deus é fiel, misericordioso e gracioso!

Continuem orando por mim!

Daladier Lima disse...

Eu tenho uma dúvida em relação ao Getsêmane: será que o Diabo estava presente a tentar Jesus, como quer o filme A Paixão de Cristo, de Mel Gibson? Ou é pura ficção? Teria o princípe das trevas tentado demovê-lo nos momentos finais?

ALTAIR GERMANO, disse...

Daladier,

apesar de não constar na narrativa bíblica, tal possibilidade não deve ser descartada.

O texto de Lc 4.13 (ARA)diz: "Passadas que foram as tentações de toda sorte, apartou-se dele o Diabo, até momento oportuno".

Os acontecimentos no Getsêmani, poderiam tranquilamente se enquadrar como um momento oportuno.

No entanto, trata-se apenas de uma possibilidade e não de um fato comprovado.

Gutierres Siqueira, 18 anos disse...

Ótima reflexão, parabéns pr. Altair!

Gutierres Siqueira
www.teologiapentecostal.blogspot.com

Elizeu Rodrigues dos Santos disse...

Pr Altair

Muitas vezes sinto algo conflitante dentro de mim, que me faz parar, pensar, e se não fosse a graça de Jesus, pediria ao Senhor para "passar de mim este cálice", tendo em vista como estamos vivendo farisaicamente como cristãos. Pr, estou sempre em contato com os blogs da UBE, desde final de agosto. Fiz muitas amizades, com vários comentários feitos no blog do irmão Valmir Milomem, alguns contrários aos irmãos que acessam o blog. Então, no dia 13 e 14 de Outubro, comecei a confeccionar um blog, e foi uma benção para mim. O irmão Valmir me auxiliou e me filiei a UBE. Seu blog, Pr, está linkado no meu. Se o senhor linkar o meu blog ao seu, renomeie ele como Blog do Elizeu Rodrigues, como o irmão Victor, de Joinville fez, a meu pedido. Fique na paz, Pr Altair Germano. Meu blog é: http://sementetransgenicadoevangelho.blogspot.com/

Pastora disse...

mensagem maravilhosa ! Deus continue lhe abençoando hoje e sempre amém..