quarta-feira, 8 de agosto de 2007

VOZ DA VERDADE EM CAMBORIÚ?

Se há uma coisa que eu admiro na vida de qualquer pessoa ou grupo, isso se chama “sinceridade”. E sinceridade é algo que ninguém pode dizer que falta no grupo musical “Voz da Verdade”.

São tão sinceros, que assumem publicamente que não acreditam na doutrina da “trindade” e ponto final! Quem gostar gostou, quem não gostar, que não goste.

Observe as afirmações extraídas diretamente do site do grupo:


“Senti na obrigação de mais uma vez escrever a diferença da doutrina seguida por nós das demais.

Somos monoteístas, isto é cremos NUM SÓ DEUS, UM DEUS ÚNICO. Cremos no PAI, FILHO, ESPIRITO SANTO COMO MINISTÉRIOS ou MANIFESTAÇÕES DE UM DEUS, ou seja Deus é o Pai ( o Criador),veio como Filho (para remissão dos pecados) e como Espirito Santo (consolador que nos conduz a toda verdade), cremos que a salvação é somente através do sangue de Jesus, portanto pregamos Jesus Cristo como único salvador da humanidade, batizamos em nome de Jesus Cristo porque os apóstolos que conviveram com Jesus o faziam, cremos que há poder no nome de Jesus para remissão dos pecados, para expulsar os demônios, curas divinas, falar novas línguas,etc.”

“Então quais são nossas divergências com a trindade,aquela que se prega que há 3 pessoas distintas num Deus, cada qual com sua existência própria. É que este modo de pensar nos leva ao TRITEÍSMO (3 DEUSES) e todos nós sabemos que a Bíblia toda diz DEUS É UM.
De acordo com a Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia de R.N.Champlin, PhD e J.M.Bentes Vol 6 pág.626 a doutrina trinitária NÃO CONTEMPLA PESSOAS DISTINTAS, se assim fosse tudo se reduziria ao Triteísmo.

No entanto a maioria dos que crêem nesta doutrina pregam 3 pessoas distintas,talvez tenham aprendido errado este conceito.

Quero que fique bem claro: cremos no Pai, Filho, Espírito Santo, porque Deus é o Pai,o Filho, o Espírito Santo .

A parte que divergimos é justamente naquela que diz que em Deus há 3 pessoas "distintas" pois a maioria dos crentes aprenderam assim, que tem 3 pessoas separadas uma ao lado da outra, se assim fosse não seria UM só Deus, e Jesus ficaria num segundo plano .E o fato de pregarem que os três têm a mesma natureza , não quer dizer que são UM , passando a idéia de politeísmo e não monoteísmo, pois eu e o meu marido temos a mesma natureza humana e não somos" um" indivíduo.

Não cremos assim pois esta doutrina nos leva ao triteísmo, três Deuses , pois cada pessoa teria uma existência própria, ou seja passam a idéia de que o Pai é um, o Filho é outro e o Espírito Santo é outra pessoa,e todos eles fazem parte de UM DEUS, crêem que o Pai que é Espírito não é o mesmo Espírito Santo, e sim distintos. Neste caso haveria dois Espíritos. Sabemos que a Biblia fala UM só Espírito.Em Deus não há divisão.

A Bíblia não fala Deus são três, (eles dizem que está implícito e não explícito), mas a Biblia fala explicitamente DEUS É UM,ÚNICO DEUS. Se é UM , o certo é crermos que Deus é o Pai, o Filho (já que o Verbo era Deus e o Verbo se fez carne e habitou entre nós) e o mesmo Deus é o Espírito Santo que atua hoje no nosso meio.

O vocábulo trindade foi usado pela primeira vez por Tertuliano, na última década do Século.II DC , mas não encontrou lugar na teologia formal da igreja até o século.IV DC.Ele foi o primeiro teólogo cristão a usar a fórmula trinitária para explicar tentativamente a relação que há entre o PAI, O FILHO, O ESPIRITO SANTO.

Esta doutrina foi firmada no Concílio de Niceia,(séc.IV)que é um concílio reconhecido pela igreja romana católica.A palavra concílio significa assembléia , ajuntamento. No segundo concílio de Nicéia também se decretou que a igreja venerasse ídolos. (Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia -D.N.Champlin,PhD. e J.M.Bentes Vol 4 pág.494) Recebeu uma declaração formal na carta do concilio de Constantinopla em 382 DC(também da igreja católica), onde foi elaborado o credo niceno.Neste concílio foi combatida a doutrina modalista defendida por Sabélio.(que cria em três modos de expressão de um Deus Único).

Após o séc IV a posição trinitária se tornou o padrão da igreja , ainda que periodicamente tivesse sofrido ataques e negações. O principal desse ataque foi o monoteísmo hebreu das escrituras, aquele que é pregado no Velho Testamento, pois a doutrina trinitária dava idéia de 3 Deuses distintos.

Os primitivos cristãos não formularam qualquer "conceito trinitário",eles pregavam Jesus Cristo como Único e suficiente salvador e batizavam em nome de Jesus.

Como então explicar as manifestações de Um único Deus? Resolveram então juntar o monoteísmo com a forma trinitária, pois não se podia descartar a idéia da Biblia que diz UM SÓ DEUS, então pregavam: são 3 pessoas divinas e hoje muitos falam "distintas numa Divindade. Esta idéia que combatemos, pois se pregam a distinção , pregam 3 Deuses, mas não admitem”. http://www.vozdaverdade.com.br/comentarios/frameprinc17.htm

Um estudo muito bom sobre o unicismo, você encontra em:

http://www.icp.com.br/50materia1.asp

e http://www.cacp.org.br/seitasdiversas/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=411&cont=1&menu=8&submenu=1

Considerando que o “unicismo” é uma heresia, e que desfaz de uma doutrina cristã ortodoxa e “inegociável” como é a trindade, como se abre as portas de nossas igrejas e eventos, para grupos que defendem e promovem heresias? Vamos abrir também para as Testemunhas de Jeová? Para os Adventistas do Sétimo Dia? Aonde vamos parar?

Manifesto aqui, embora respeite os contrários, meu voto de repúdio em relação a participação do grupo Voz da Verdade, no evento dos Gideões Missionários da Última Hora.

Perceba no vídeo abaixo, que há pastores (inclusive famosos) assembleianos se deleitando com a “apresentação” do referido grupo “unicista”.

Assista o vídeo http://br.youtube.com/watch?v=chqCmLpys2o

Veja também http://vitorhugosc.blogspot.com/2007/08/sinal-amarelo-para-o-gidees-missionrios.html

20 comentários:

Charles Uchoa disse...

Isso foi o que mais fiquei admirado neste ano no congresso de comboriu , principalmente por ser feito por assembleianos conhecedores e aceitam isso com a maios normalidade , acho que o pregador famoso não teve culpa neste caso ha boas musicas ,
mas cada dia fica mais dificil entender a igreja homem.

Paulo Silvano disse...

Caro pr Altair,

Louvável a sua atitude não apenas repudiando o unicismo, mas fazendo-o com a transcrição do que o Voz da Verdade pensa e crê . Creio que o VV não é diferente de outras manifestações da música evangélica nacional, dentre elas o Prisma e Integração(adventistas), que já se apresentaram em centenas de igrejas Ass de Deus, Batistas, Presbiterianas e outras, cujos cânticos, assim como os do VV, eram, até há pouco, ainda muito cantados pelos grupos musicais das nossas igrejas. Seu post,com a fundamentação teológica do próprio VV, merece especial atenção para que se conheça em verdade e sem rótulos até onde o referido conjunto pode ser acolhido, mesmo que com ressalvas, desde que a sua teologia não esteja subjacente nas suas letras, incutindo assim entendimento teológico que não adotamos. Se, após essa análise cuidadosa, forem realmente tidos como perniciosos, que os consideremos definitivamente anátemas.

Um abraço,
Pr Paulo Silvano

Rodrigo Stos Cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Stos Cardoso disse...

Me chamo Rodrigo, sou da igreja Assembleia d Deus, acredito no unicismo, e nós q acreditamos queremos respeito!Os mistérios de Deus, nao podemos explicar, e Deus nao nos mostrou como q é a sua divindade, o seus mistérios ocultos.Tem pessoas q adoram fazer apologia, e falar coisas absurdas, sabe pra q? pra ganhar dinheiro através da biblias q tem estudos d varias coisas , e bla bla bla......tem gente q fala q o Voz da Verdade sao mentirosos e do "demonio",(por serem unicistas, isto inclui tb eu por acerditar no unicismo) tá c somos do demonio,como dizem por ai, pq muitas pessoas se entregaram a Jesus ouvindo os hinos dles???e o diabo nao quer a salvaçao d ninguem......entao, vamos compreender e respeitar cada um, quais quer o q seja, respeito em primeiro lugar!Somos tdos filhos d Deus, e se somos filhos de Deus, nao devemos ficar debatendo, difamando os nossos irmaos, pois Deus nao gosta desses tipos d coisas, como ele mesmo diz:"Ó quão bom e quão suave é que os irmaos vivam em uniao".!Assim diz o senhor em sua palavra.E sem uniao, só a "briga", e com desuniao e brigas, não há amor!E Deus disse: "Amar a Deus sobre todas as coisas", e se vc ama a Deus, vc irá amar o seu proximo, pq Deus é o principio d todas as coisas, mas c vc nao ama-lo, nem o seu proximo nem o outro proximo vc vai ama-lo, pelo fato d não amar Deus primeiramente!
Esse é o meu ponto d vista sobre isso tdu q ocorre.......
Q Deus abençoe a Todos!
Meu email: rodrigo-voz@homail.com

Geovane Jonatas Hellgrenn disse...

Creio que o pastor esta equivocado pois eles pregam o cristianismo e não o trinitarismo!Pois é só pelo sangue de JESUS que todos somos salvos e que todo o joelho e toda lingua confessará que Ele é o SENHOR!
geovanehellgrenn@yahoo.com.br

michele disse...

Pastor Altair... Com toda sinceridade o Ministério Voz da Verdade nega a Trindade ao vivo e a cores mesmo... Mais é muito importante relevar que eles não negam o Pai, o filho e o Espirito Santo, quanto mais o nome de Jesus... Agora eu te pergunto vc como um Pastor qdo vai orar, expulsar demônios, curar etc... vc faz em nome de quem? de Jesus? ou da Santissima Trindade?...
Tenho certeza que é em nome de Jesus... pois tudo que fizerem por obras ou palavras fazei em nome de Jesus... Qdo vc entra na presença de Deus e ministra uma oração na sua igreja e Jesus visita sua igreja vc acha que ele vêm como? Em Espirito! ou têm Jesus num lado o Espirito Santo do outro lado e Deus do outro? passando pela igreja... então concluimos que o Espirito Santo vêm atráves de Deus... Ou seja os 3 são 1... E é dessa maneira que o ministério Voz da Verdade crê, onde esta a heresia?
É lamentável vêr religiosos como vc ficar atacando esse conjunto como se eles inventassem a Unicidade é importante saber que no Concilio de Constantinopla um conjunto de Cristãos Ortodoxo repudiou tdos os concilios anteriores inclusive a Trindade... eu disse grupo Cristão então fica meio estranho vêr cristões como vc atacar os Unicistas em geral de herege, e vêr os Unicistas atacar os Trindalistas de compactuarem com Roma atráves dessa Doutrina já que quem a defendeu e tachou os outros de herege foi sacerdotes, bispos e Papa da igreja católica... Só que dentro dessas 2 questões a que + chama a atençaõ é vêr os Pastores mais preocupados em defender a expressão Trindade do que se preocuparem em defender o nome de Jesus... Aliás onde esta o nome da Trindade na Bíblia e que quem nega-lá é herege... isso é coisa de religioso!

michele disse...

Voltando a falar sobre "sinceridade"...

Eu acho que a igreja católica responsável pelo nome Trindade atribuida ao Pai, Filho e Espirito Santo não é tão Trindalista assim...nem tão sincera em relação ao que crê... Analize comigo a reza da Ave Maria...

"...Santa Maria Mãe de Deus rogai..."
Mãe de Deus!!! como isso? sendo que ela gerou o filho de Deus, Jesus 2º pessoa da
Trindade muito estranho né... não estou vendo sinceridade desses católicos hein, Pra colocarem a Maria no auge da adoração eles se referem a ela como Mãe de Deus...(pois na verdade sabemos que ela gerou a Deus pois o anjo Gabriel revelou isso para ela qdo ele disse seu nome será Emanuel que traduzindo será Deus conosco... e qdo ela louvou a Deus após a noticia de quem ela geraria ..." a minha alma engadece ao Senhor, meu Espirito se alegra no Salvador...)agora o Deus, Pai Deus e Filho Deus Espirito Santo eles fazem uma separação 1º, 2º e 3º prece que têm politica no meio disso tudo... aliás têm sim pois se darmos uma estudadinha nos concilios veremos que têm muita politica no meio dessa história... eta politica hein!

rafael disse...

É realmente vergonhoso saber como pastores influentes,renomados e supostamente conhecedores da palavra de DEUS são coniventes com o erro teológico do CVV e mais ainda lemos os comentários de alguns q são completamente leigos em relação a palavra de DEUS: dão suas opiniões sem aprofundamento apenas superficialmente e ainda com relação aos gideões da aqui a pouco convidarão o Pe.Marcelo Rossi para cantar seus sucessos em camboriú.

DEL disse...

CARO PR ALTAIR,EU CONHECO O MIN,VOZ DA VERDADE HA 15 ANOS E ESTOU NA PRESENCA DE DEUS, ATRAVES DOS LOUVORES DO GRUPO VDV ALMAS TEM SE RENDIDO AOS PES DE CRISTO SE CRER QUE JESUS E O UNICO DEUS FOR SEITA OU HERESIA ENTAO A BIBILA E UMA HERESIA.POIS ELA FALA DE UM DEUS ,E SEU NOME E JESUS.SE CRER NA TRINDADE SALVASE OS CATOLICOS SERIAM SALVOS, QUEM SALVA E JESUS QUEM LIBERTA E JESUS QUEM BATIZA COM ESPIRITO SANTO E JESUS ,A BIBLIA DIZ TUDO FOI FEITO POR (ELE)E PARA ELE,O NOME DE DEUS E JESUS.DEUS VEIO AQUI COMO HOMEM POIS TA ESCRITO O VERBO SE FEZ CARNE E ABITOU ENTRE NOS ,O VERBO E JESUS ELE E O VISIVEL DO DEUS INVISIVEL.ENQUANTO VC SE PREOCULPA COM O VOZ DAVERDADE ALMAS ESTAO MORRENDO NO MUNDO. QUE O ESPIRITO SANTO DE DEUS ABRA SUA MENTE E TE REVELE A PALAVRA DE DEUS AMEM.

Anônimo disse...

Pr. Aldair
O Sr. prestou um importante serviço ao denunciar a heresia professada pelo conjunto Voz da Verdade. Percebi em alguns posts defesas apaixonadas do CVV o que reflete total desconhecimento das Escrituras.
A Trindade não foi uma doutrina inventada pela igreja, mas é uma verdade bíblica incontestável, entretanto, como hoje as pessoas não sabem distinguir entre emoção e conteúdo, entre folhas e fruto preferem o vil do que o excelente.
Agora, o CVV cantar nos gideões não me surpreende, um vez que lá só se vê emocionalismo, pregações sem qualquer conteúdo hermenêuto consistente.
Sola Gratia

PR.ZILDO disse...

A Bíblia apresenta muitas provas da divindade do Senhor Jesus:

1) Repetidas vezes, os autores sagrados O chamam de Deus (Isaías 9:6; João 1:1; João 20:28; Atos 20:28; Tito 2:13; 2Pedro 1:1; João 5:20)

2) A Bíblia confere a Jesus poderes e atributos que correspondem somente a Deus:
a) Existência eterna (Isaías 9:6; Miquéias 5:2; João 1:2).
b) Onipotência (Mateus 28:18; Apocalipse 1:8).
c) Onipresença (Mateus 18:20; e 28:20).
d) Onisciência (João 2:24,25)
e) Imutabilidade (João 16:15; Colossenses 2:9. Hebreus 13:8).
O texto Santo declara que Jesus faz obras que unicamente Deus pode realizar:
a) Criação (João 1:3 - 10; Colossenses 1:16).
b) O governo do mundo (Hebreus 1:3; Isaías 9:6).
c)Perdoar pecados (Mateus 9:2; Colossenses 3:13).
d) Ressuscitar mortos (João 5:28 - 29).
e) Julgamento do mundo (João 5:26 - 27. Atos 10:40 - 42).
SÓ JESUS É DEUS!!

bi-nhasantos disse...

a saber todo aquele que crer no meu nome jesus.
o voz daverdade nao fala mal de unicismo ou trinicismo so louvao a jesus na suas musicas, sem criticar doutrina de ninguem nao dizem que estao salvos e os no inferno antigamente se criticava os ritimos depois as musicas agora o unicismo e depois oque vai ser?
a biblia diz o que e de Deus permanece vocês permanecem e o voz da verdade tambem, e uma duvida os congrgacionais conservadores nao creem na atuacao do espirito santo nem na manifestacão de seus dons eles sao uma eresia tambem ?

ocineide disse...

os pastores que se deleitavão e glorificarao no evento dos gideões, não fazião isso pelo v da verdade ou pelo carlos moises, glorificarao porque o nome de jesus era louvado naquele local, o voz da verdade estava ali para louvar a jesus, nao para pregar unicismo ou trinicismo, o voz da verdade prega atravez de suas musicas o caminho que e jesus, eu nao creio no unicismo, mas nao acho que sao ceita ou vao pro inferno por creem assim, o voz da verdade respeita a doutrina da trindade e nao e nao dizem que quem nao crer nessa faz parte de uma ceita ou vai pro inferno por isso, e tem mais nao condeno os adventistas por guardarem o sabado
e nao acho que sao ceita por isso a final é um mandamento bíblico, só que ao contrario do voz da verdade, eles afirmao que estamos condenados por nao comprirmos esse mandamento, quando des de criança sabemos que a salvação nao vem do sabado mas sim de jesus pra terminar, eu aconpanho o v da verdade a um certo tempo, 1 condenavam o conjunto pelos ritimos depois pelas roupas e agora por crem que jesus e Deus,"jesus e o senhor e so o senhor e Deus, isso e bilico nao foi o voz da verdade que escreveu, esqueçao o v da verdade, ataquem a igreja catolica a globo motivos pra isso nao falta ou será que falta a coragem dos apostolos ou o amor pela causa do evangelho, o v da verdade esta fazendo a parte dele, e voçês estao esquecendo a de voçês.

Donizete disse...

Paz do Senhor Amado Glorifico a Deus pela tua vida amado e pela vida do conjunto Voz da verdade que eu amo em Cristo jesus continue assim irmãos anunciando ao Deus Todo Poderoso ao Unico que é digno de toda a Honrra e toda a Gloria Jesus Cristo o nosso Deus o Deus de Israél amém paz........

Ivan disse...

O CVV da verdade é uma benção! As letras de suas músicas são maravilhosas e expressam um profundo sentimento de adoração ao Deus vivo. A doutrina da trindade é muito complexa, e não acredito que tenhamos todas as respostas. Só porque alguém pensa algo diferente com respeito a um assunto tão complexo não significa qu eseja uma heresia. Se eles negassem Jesus, a salvação por Jesus ai eu concordaria, mas esse não é o caso.
Vivamos em paz e preguemos a palavra!

pdesaparecido disse...

ME NOME É SEZARINO:

QUERIDO PASTOR:

SOU UNICISTA CREIO NO DEUS UNICO
SÓ QUERIA QUE COMO PASTOR
OQUE JESUS DISSE:

E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. (Apocalipse 2:3)

E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.(MARCOS: 12 .29)

Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.(JUDAS: 1:4)

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem(TIAGO: 2.19)

ESTES SÃO ALGUMAS PROVAS QUE HA UM SÓ DEUS,
E NÃO 3 COMO PREGAM ALGUNS

QUE SITA DEUS PAI, DEUS FILHO, DEUS ESPIRITO SANTO.

IRMÃOS NAO SE ENGANE EXAMINA AS ESCRITURAS ANTE DE JULGAR
ANTE DE CONDENAR:

Não julgueis, para que não sejais julgados
(MATEUS:7:1)

Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão(LUCAS: 6.37)

CUIDADO IRMÃOS COM O JUGAMENTO.

UNICISTA disse...

SOBRE A TRINDADE:

OS TRINOS SABEM QUE A TRINDADE SURGIU NO ANO 325 Todos nós sabemos que a Trindade foi formada no ano 325 d.C. no Concílio de Nicéia por 318 Bispos, em uma das maiores reuniões da Igreja Católica Romana. Os pastores trinitarios também sabem muito bem disto. Vejam o que escreveu o Pr. Antônio Donizete Romualdo, no mensageiro da paz das Assembléias de Deus, em Junho de 1997 - Pág. 9. “As grandes doutrinas da fé cristã, não surgiram da noite para o dia, a Trindade por exemplo, até ser reconhecida como uma doutrina essencialmente bíblica no ano 325 d.C., foi objeto de profunda reflexão, durante aproximadamente 250 anos”. Vemos ainda o Pr. Antônio Donizete dentro de seus escritos, preocupado com muitos de seus professores de escola dominical ensinando a Unicidade. Como pode ver, todos sabem que a Trindade foi formada no ano 325 d.C. até mesmo os trinitarios. O Pr. Donizete deveria também ter esclarecido aos seus leitores, que essa doutrina é da Igreja Católica Romana, formada em Nicéia por 318 homens, entre eles Bispos, Generais e Conselheiros.Por que Deus não revelou esta doutrina aos apóstolos e profetas? Será que os Católicos eram mais espirituais e confiáveis? Não creio, pois, a Igreja Católica surgiu para ser oposição a Igreja que nasceu no dia de Pentecostes, isto é, a Igreja que anunciava um só Deus e batizava em Nome de Jesus. Não podemos crer que Deus revelaria algo tão importante a uma Igreja que queimava vivos em fogueiras os verdadeiros cristãos. Que os confiscava os bens e os lançavam em arenas para serem comidos por animais ferozes. Sem falar das diversas torturas cruéis em que eram submetidos. Pense nisto.Você pensa que os trinitarios não sabem disto? É claro que sabem

Cristo Vive Livramento disse...

Graça e Paz! Temos que concordar, unicistas que, a matemática dos trinitarianos é algo surpreendente, só eles conseguem fazer esta conta:

Deus Pai+ Deus Filho + Deus Espírito Santo= 1 Deus!

alderi disse...

a paz do senhor! tambem fiquei admirado com a presença do VV no gideões. embora não devamos recriminar nenhuma denominação mas eu recuso escutar as musicas do VV porque eles pegam musicas mundanas internacionais tiram a letra e colocam uma em cima, mas você pode dizer devemos aproveitar o que é bom e descartar o que é ruim, mas a biblia diz que não colhem-se uvas de espinheiros, nem figos dos abrolhos. Mas em relação ao unicismo quando ele dizem "eu e meu marido somos de uma mesma natureza mas não somos um" é outra heresia, porque a biblia deixa bem claro que o homem se unira a sua mulher e os dois serão um só
http://informativo-cristao.blogspot.com/

sidnei rodrigues disse...

a paz do Senhor!
o maior problema da seita voz da verdade não é só por que eles são contra a trindade, mas eles mesmos afirmam que eles não reconhecem o Espirito santo como Deus,"lembram de ananias e safira"? batizam apenas em nome de jesus, há algum tempo mandei um e-mail para o conselho doutrinario da cgadb, perguntando: como pode a ad ensinar nas ebd sobre a heresia do vv e agora recebe-lo nos pulpitos para cantar? eles me deram a resposta que desde mil novecentos e la vai bolinhas eles estavam proibidos de subir nos pulpitos da ad, mas alguns pastores preferem trazer essa seita para confundir e semear a semente do maligno dentro da igreja, mas existem varias igrejas sérias que pregam contra o pecado e defendem o Espirito Santo , que não aceitam esses hereges em seus altares, Jesus disse que aquele que n~qo é por mim é contra mim, logo se alguém é contra a doutrina da divindade do Espirito Santo... e quanto a cantar louvores e deus salvar almas ora, o compromisso de Jesus é com sua palavra isso é desculpa de idólatras do vv, se vc estiver na unção e veja que não estou mandando cantar, mas se vc estiver na unção e cantar a musica um certo galileu do padre zézinho o compromisso de deus é com as almas, pois se fosse diferente poderiamos dizer que todo louvor é de deus quando alguns são musicas disfarçads enrustidas,qual musica do vv vc encontra o nome do Espirito Santo? vc encontra Deus e Jesus mas o E,S não, entre o voz da verdade e o Espirito Santo? prefiro o Espirito Santo.