sábado, 4 de agosto de 2007

Estudo Prévio para Professores da Escola Bíblica Dominical

Foto: Pr. Antonio Gilberto e Pr. Ciro Sanches em visita ao EP (AD Abreu e Lima-PE/maio-2007)


Reconhecido por uns e negligenciados por outros, o Estudo Prévio das lições bíblicas, continua sendo um importante instrumento de apoio aos professores da Escola Bíblica Dominical, no preparo de suas aulas.

O Estudo Prévio (EP) das lições bíblicas, é reunião semanal, onde os docentes recebem subsídios, tiram dúvidas e encontram orientação pedagógica para a prática do ensino cristão.
O EP não anula a necesidade de pesquisa e estudo pessoal do professor. A lição bíblica dever ser estudada durante toda a semana, para que no EP ela seja enriquecida com mais informações acerca do tema abordado.

Em muitos lugares, o EP sofre com a falta de apoio da liderança da igreja. Há pastores e líderes que nem freqüentam a Escola Dominical, quanto mais, vão se importar com EP.

Quando nos deparamos com temas polêmicos e difíceis nas lições bíblicas, o EP torna-se um ótimo meio de se buscar um consenso, através de uma posição equilibrada, por parte de um professor (geralmente o Superintendente Geral) também equilibrado.

Existem professores na EBD, que acham desnecessário sua participação no EP. Alegam que possuem livros e Bíblias de estudo para lhes auxiliarem, acesso a internet, e outros recursos. São em alguns casos, arrogantes e auto-suficientes. O que eles esquecem, é que seus alunos também podem ter acesso a todos estes recursos. Se os alunos pensarem igual a esse tipo de professor, o mesmo vai acabar sem sala para ensinar.

Aqui na Assembléia de Deus em Abreu e Lima-PE, mantemos uma forte e boa tradição no que diz respeito a EP para os professores da EBD. Semanalmente (aos sábados), reunimos uma média de 800 professores no EP realizado no templo central, fora o número que se reune nas diversas áreas espalhadas pelas cidades de Recife, Olinda, Paulista e Itaquitinga (campo da sede).

Um forte motivo para isso, é o fato de nosso anterior presidente e atual pastor presidente de honra, Isaac Martins Rodrigues, e o presidente atual, Pr. Roberto José dos Santos, já terem ocupado a função de Superintendente Geral de Escola Dominical. Inclusive, o nosso nobre Pr. Antonio Gilberto, foi Vice-Superintendente Geral da EBD, trabalhando junto com o Pr. Isaac Martins Rodrigues no início da década de 60 em Recife-PE (Encruzilhada).

Para manter o EP sempre dinâmico, atualizado e atrativo, além de se buscar a excelência no preparo e exposição da lição bíblica, deve-se também investir em recursos tecnológicos (computador, datashow, etc.) como ferramentas de apoio didático-pedagógico para as aulas.

Aliado a tudo isso, busque incessantemente em oração, a direção e a cooperação do Espírito Santo. Você verá a diferença em todo o trabalho da EBD, quando o EP for valorizado e bem freqüentado.

"[...] o que ensina esmere-se no fazê-lo." (Romanos 12.11)

Um comentário:

Elisomar disse...

Eu acho que ainda se preza pouco a ED. Sei que o domingo é um dia difícil, não há dúvida! Mas deveria haver mais cooperação, por parte do ministério na ED. Difícil se ver um presbítero ou pastor frequentando a escola ( aqui em Paratibe VII,o nosso presbístero sempre está conosco) mas já fui aluna de outra escolas e a situação era a mesma. Sem contar com dirigentes de cículos de oração e componentes de campanha de visita aos enfermos. Sem atingir a todas, é claro. A Ed na minha opinião, é culto primordial e deve estar na lista de nossos preferidos.